domingo, 2 de outubro de 2016

F1 2016 - GP de Sepang



Salve Salve Nerds!


Fórmula 1 de volta e com o GP de Sepang, na Malásia. Circuito onde historicamente chove bastante e a organização até alterou a época da corrida, normalmente no começo da temporada, para essa parte final do ano, tentando evitar chuvas torrenciais. 

Na qualificação, domínio das Mercedes desde o início, seguidas pelas Red Bull e depois Ferrari. No Q1, Fernando Alonso ficou com o último lugar mais do que garantido. O piloto foi para a pista apenas por protocolo, pois trocou diversas peças do motor do carro e foi punido com 45 posições no grid. Além de Dom Fernando, caíram no Q1 as duas Sauber, de Felipe Nasr e Marcus Ericsson, Jolyon Palmer, da Renault, Esteban Ocon e Pascal Wehrlein, da Manor. 

No Q2, a única surpresa foi a eliminação de Valtteri Bottas. O finlandês da Williams errou na última curva do circuito, na volta que valeria a classificação, ficando em décimo primeiro. Além de Bottas, ficaram no meio do caminho:  Romain Grosjean e Esteban Gutiérrez, da Haas, Kevin Magnussen, da Renault, Daniil Kvyat e Carlos Sainz, da STR. 

No Q3, valendo a pole position, Lewis Hamilton fez já na primeira volta rápida o melhor tempo. Nico Rosberg errou na primeira tentativa e fez o quinto tempo. Já na segunda tentativa, o alemão fez uma volta normal, mas não superou Hamilton, que ficou na ponta e fez 1:32:850. Em terceiro terminou Max Verstappen, quarto Daniel Ricciardo, ambos da Red Bull, quinto Sebastian Vettel, sexto Kimi Raikkonen, os dois pilotos da Ferrari, sétimo Sergio Perez, oitavo Nico Hulkenberg, os dois pilotos da Force India, nono Jenson Button, da Mclaren, e décimo Felipe Massa, da Williams. 



Na volta de apresentação, Felipe Massa ficou com o carro parado e com problemas no acelerador. O problema foi resolvido e ele largou dos boxes, da última posição.

E na largada, Hamilton manteve a ponta, seguido por Rosberg, que na curva rodou e bateu em Vettel, causando uma batida junto com Verstappen. Vettel abandonou na batida. Jenson Button saltou para o quarto lugar. Lembrando que essa foi a corrida 300 do inglês. Safety Car Virtual após a batida. Rosberg caiu para o último posto e Verstappen para o sexto. Massa já foi para os boxes, junto a outros pilotos, e colocou pneus duros no lugar dos macios. Com as idas aos boxes, o top 5 já sem VSC tinha Hamilton, Ricciardo, Perez, Verstappen e Raikkonen. Verstappen passou Perez e assumiu já o terceiro posto. Em bela manobra por fora, Raikkonen passou Perez também.




Com as batidas e as idas aos boxes, Fernando Alonso se deu bem e pulou para o décimo lugar. Ele foi pra cima de Grosjean e não teve problemas para passar o piloto da Haas. Com pneu furado, Massa foi para os boxes novamente, caindo para o último lugar. Grosjean escapou da pista quando estava sem freios, foi para a brita e mais uma vez tivemos Safety Car Virtual na volta 9. Rosberg, escalando o grid, estava em décimo lugar.

Verstappen foi para os boxes e colocou pneus macios. Mais pilotos foram, inclusive Rosberg, que caiu para décimo quarto. Top 5 na volta 12 tinha Hamilton, Ricciardo, Raikkonen, Verstappen e Bottas. Sainz vinha pra cima de Bottas, querendo o quinto posto do finlandês. Destaque para Ericsson em sétimo e Ocon em oitavo. Button, em boa corrida, passou Palmer pelo décimo lugar. Em quarto no grid, Verstappen vinha fazendo as melhores voltas da prova e estava a 16 segundos do líder Hamilton.

Em nono, Rosberg não teve dificuldades para passar Perez e ser o oitavo na volta 16. Rosberg que estava com pneus duros no momento. Os três líderes ainda não foram novamente aos boxes, enquanto o quarto, Verstappen, ainda não foi, podendo voltar a frente dos adversários já que a diferença entre o holandês e o líder, Hamilton, era de 16 segundos apenas. Usando a asa móvel e toda a potência do motor Mercedes, Rosberg passou Ericsson e já era o sétimo. Na volta seguinte, Sainz foi a vítima do alemão, sexto posto para ele.

Verstappen chegou em Raikkonen e passou o finlandês no momento em que ele entrou nos boxes. Hamilton entrou também na mesma volta, colocando pneus duros. Rosberg passou Bottas, conseguiu o quinto posto e já estava encostado em Raikkonen. Ricciardo foi para os pits, colocou pneus duros e Verstappen assumiu a ponta. Nasr, Palmer e Bottas ainda não haviam parado, isso na volta 24. Hamilton, de pneus mais novos, fazia as melhores voltas da prova e estava a 7 segundos de Verstappen. O inglês tirou um segundo do holandês em uma volta e precisava tirar o máximo para poder ficar com a vitória e fazer funcionar a estratégia da equipe. Verstappen foi para os boxes e já alterou o pensamento da Mercedes.

Verstappen colocou pneus duros e teoricamente iria até o final com esses pneus. Hamilton estava 17 segundos a frente de Verstappen e precisava ampliar ela para uma eventual troca de pneus em que pudesse voltar a frente do adversário. Top 5 na volta 29 com Hamilton, Ricciardo, Verstappen, Raikkonen e Rosberg. Na mesma volta, Bottas enfim foi para os boxes e colocou pneus duros. Rosberg foi para os boxes e colocou novamente pneus duros. Após 12 voltas com os pneus, Raikkonen foi para os boxes e voltou de pneus duros.

Rosberg chegou em Raikkonen e vinha com tudo para diminuir o prejuízo para Hamilton na tabela. Hamilton já abria 21 segundos para Verstappen e conseguiria, abrindo mais alguns segundos, ir aos boxes e voltar a frente do holandês. Na habilidade, Rosberg colocou de lado e arriscou tudo pra cima de Raikkonen, passando o piloto da Ferrari. Verstappen chegou em Ricciardo, deu um xis e passou o companheiro de time. Os dois ficaram lado a lado e Ricciardo conseguiu recuperar a posição. Volta 40 e Hamilton abandona com o motor estourando. Lamentação total do piloto inglês, que parecia não acreditar no acontecido.





Safety Car Virtual. Dobradinha caiu no colo das Red Bull, que foram com Ricciardo no boxe e em seguida Verstappen, que esperou o australiano na parada. O pneu da Haas de Gutierrez escapou e o mexicano abandonou, fora o susto dado em Raikkonen, que vinha logo atrás e puxou o carro para o lado quando viu o pneu escapando.

Na briga com Raikkonen, Rosberg ganhou 10 segundos de punição pela manobra de ultrapassagem. Top 5 na volta 44 com Ricciardo, Verstappen, Rosberg, Raikkonen e Bottas. Verstappen vinha se aproximando aos poucos de Ricciardo, estava a 1.7 segundos dele. Felipe Nasr, que era o décimo sétimo, foi chamado aos boxes para abandonar a prova por ficar sem freios. Restando sete voltas para o final, Verstappen tentatava ficar mais próximo de Ricciardo. Faltando cinco voltas, Verstappen não conseguia tirar mais diferença para menos de um segundo e assim poder usar a asa móvel. 

Verstappen já não tinha mais fôlego e a diferença para Ricciardo aumentou, faltando duas voltas para o fim. E vence Daniel Ricciardo! Quarta vitória da carreira do australiano! Segunda vitória da Red Bull no ano! Na dobradinha, segundo posto para Verstappen. Terceiro Rosberg, em grande recuperação na prova, quarto Raikkonen, quinto Bottas, sexto Perez, sétimo Alonso, oitavo Hulkenberg, nono Button e décimo Palmer. 

Com o terceiro lugar, Nico Rosberg abriu a vantagem no campeonato para Hamilton em 23 pontos, 288 contra 265. Situação fica complicada para o inglês restando cinco provas para o fim da temporada. 




A Fórmula 1 volta semana que vem, com mais um GP da madrugada, dessa vez no Japão.


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...