quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

História e Regras do Futebol Americano




Salve Salve Nerds!




No século XIX, nos Estados Unidos, muitos descendentes de ingleses ou americanos que haviam viajado para a Inglaterra ficaram fascinados com o futebol e o Rugby, esportes irmãos que começavam a crescer a nível mundial. 

A prática dos dois foi se espalhando e atraindo mais adeptos nos Estados Unidos. O esporte que mais cresceu foi o Rugby, porém já haviam variações nas regras, que foram unificadas por estudantes e treinadores das universidades de Harvard, Princeton e Columbia. Walter Camp é considerado o pai do Futebol Americano, pois inseriu novas regras no antigo Rugby e ajudou a difundir o novo esporte, que foi chamado de Football, ou Futebol Americano. Vale lembrar que nos Estados Unidos o nosso futebol é chamado de Soccer. 

Walter Camp foi jogador de Futebol Americano por Yale de 1876 a 1882 e treinou a mesma universidade entre 1888 e 1892. No mesmo ano se mudou para a Universidade de Stanford e dirigiu o time local em 1892, 1894 e 1895. Camp foi campeão nacional de FA por Yale em 1888, 1891 e 1892. Ele entrou no Hall da Fama do Futebol Americano Universitário postumamente em 1951. 

Por ser praticado a nível universitário, o Futebol Americano foi mais facilmente espalhado, já que a cultura do esporte praticado em universidades nos Estados Unidos é muito forte e tratada de maneira muito séria, quase profissional. Na década de 1860, o esporte quase foi extinto, pois havia muita crítica das pessoas quanto à violência do esporte nos contatos que haviam nas divididas. 

Walter Camp


O primeiro contrato profissional de um jogador de Futebol Americano remonta o ano de 1892, mas a primeira confederação ou associação do esporte surgiu apenas em 1920, com a American Professional Football Association. Dois anos depois, o campeonato nacional de FA teve um nome criado, chamado de National Football League. Em 1960, uma competição paralela do esporte começou a ser disputada, a American Football League. Porém, em 1967 o campeonato se fundiu com a NFL e foi criado o Superbowl, que é a grande final do campeonato, entre os vencedores da NFC (National Football Conference) e da AFC (American Football Conference), referências aos dois campeonatos que existiam antes do Superbowl. O nome Superbowl tem origem nos chamados Bowl Games, que eram as partidas de pós-temporada dos campeonatos universitários. 

Na NFL atual, cada conferência conta com 16 times participantes. Os maiores campeões da NFL são o Pittsburg Steelers, com seis títulos, seguido pelo San Francisco 49ers e Dallas Cowboys com cinco. A lista completa está AQUI.

O Green Bay Packers venceu os dois primeiros Superbowls da história em 1967 e 1968, contra o Kansas City Chiefs e o Oakland Raiders, feito que fez com que o nome do troféu de campeão do Superbowl se chame Vince Lombardi, treinador dos Packers nas conquistas. 


Vince Lombardi

As regras do Futebol Americano são um tanto complexas, portanto vamos explicar algumas coisas de modo geral apenas, pois não temos tanto conhecimento do esporte para poder falar com maior propriedade. Existem dois guias excelentes da ESPN, que você pode conferir AQUI e AQUI e o ajudarão muito a entender didaticamente o esporte. Há também um guia do antigo site do Globo Esporte, mas que ainda abre e você pode interagir bastante com o infográfico clicando AQUI.


Regras

O jogo inteiro tem uma hora de duração, dividido em quatro quartos de 15 minutos. A cada final de lance o tempo é paralisado, portanto as partidas podem ter durações grandes, como o próprio Superbowl 50, que sem contar o intervalo durou mais de três horas.  

Um campo de Futebol Americano tem como dimensões 91,4 metros de comprimento e 48,8 metros de largura. Há marcações de 10 em 10 jardas no campo, sendo que uma jarda corresponde a 0,91 metros. 




Confira também as medidas da trave:






Na prática, o objetivo dos jogadores na partida é chegar até a Endzone com a bola em mãos. A Endzone é como a linha de fundo do campo. Para isso, o jogador pode receber um lançamento e dominar a bola no meio do caminho ou mesmo dentro da Endzone ou correr com a bola em mãos e entrar com a bola no local. 

O time com a posse de bola precisa andar ao menos 10 jardas em quatro tentativas de avanço. Caso não consiga em três chances, pode chutar a bola para a lateral na quarta tentativa e assim entregar a posse ao adversário ou tentar avançar. Porém, caso não consiga avançar, a bola volta com o time adversário no local de onde se iniciou a jogada. Se o time estiver próximo da trave, ou gol, ele pode tentar chutar a bola e marcar um Field Goal, que é chutar a bola e fazer ela passar pelo meio da trave em forma de Y. 

O Field Goal vale 3 pontos. Mas, a principal jogada e que gera mais pontos é o Touchdown, que é quando uma equipe chega com a bola na Endzone. O Touchdown vale seis pontos e caso o time queira pode chutar a bola para marcar um Field Goal e ganhar um ponto extra ou tentar uma conversão de dois pontos, onde os jogadores, há uma distância de duas jardas da Endzone, tentam uma nova jogada para entrar na Endzone. Se o time não quiser entrar na Endzone e chutar para um Field Goal, a jogada valerá três pontos se acertada. 

Se um jogo terminar empatado nos 60 minutos, há uma prorrogação de 15 minutos e quem pontuar primeiro vence. E se não houver pontuação o jogo termina empatado.

Posições dos jogadores:

Há uma divisão entre as posições ofensivas, quando o time tem a posse de bola, ou defensivas, quando o time não detém a posse. São 11 jogadores em campo e 53 atletas podem se revezar durante o jogo.

Posições ofensivas

Quarterback (QB): cria as jogadas e lança a bola. É o cérebro do time
Running Back (RB): são os corredores
Wide Receiver (WR): são os recebedores rápidos
Tight End (TE): último bloqueador da linha ofensiva
Center (C): responsável pela linha ofensiva. Passa a bola pro QB
Guards (LG/RG): Bloqueadores
Tackle (LT/RT): Protege o QB

Posições defensivas

Defensive End (DE): impede corridas e tentam derrubar o QB
Defensive Tackle (DT): impede corridas e tentam derrubar o QB
Linebackers (LB): defende jogadas e corridas do ataque
Cornerbacks (CB): marcam os WR
Safeties (S): são os últimos defensores da defesa
Kicker (K): chuta o field goal e dá o chute inicial
Punter (P): chuta a bola





Via Regras do Esporte


São vários os tipos de faltas, tanto para bloqueios, agressões, passes irregulares, excesso de jogadores e outros itens que variam nas punições, que são cumpridas com perda de jardas, ou seja, o time punido recua no campo de 5 a 15 jardas dependendo da gravidade da ocorrência e até podendo perder a posse da bola.



Futebol Americano no mundo

 Além dos Estados Unidos, o Japão foi o país que mais desenvolveu o esporte. Em cinco edições da Copa do Mundo de Futebol Americano, apenas as duas nações, Japão duas vezes e Estados Unidos três, foram campeãs. Os Estados Unidos disputam os mundiais com atletas universitários.

O Brasil disputou pela primeira vez a Copa do Mundo ano passado, tendo vencido a Coréia do Sul e perdido para a Austrália nos dois jogos que disputou. 

No nosso país, já tivemos seis edições do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano com seus vários nomes. O Cuiabá Arsenal foi campeão duas vezes, o Fluminense Imperadores uma, o Coritiba Crocodiles duas e o João Pessoa Espectros uma. 

O Futebol Americano vem crescendo e formando novas equipes e atletas ao longo dos anos. A audiência das transmissões da NFL vem crescendo enormemente a cada ano e a cada Superbowl. Tanto que a NFL já faz investimentos em publicidade e para atrair mais público no país. O país tem um jogador na NFL, Cairo Santos, que joga no Kansas City Chiefs. 




Não deixe de comentar e compartilhar esse e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.


Até mais!

3 comentários:

  1. È um esporte muito chato,cheio de paradas. Por isso que o handegg (nome correto so futebol americano) so é popular nos estados unidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O futebol americano, apenas no Brasil, tem mais de 15 milhões de pessoas acompanhando segundo pesquisas do Ibope. A audiência da ESPN com a transmissão do Superbowl vem subindo a cada ano, tanto que a NFL já pensa em trazer um jogo para o país, o que já acontece em Londres, por exemplo. Acreditamos que todos os esportes podem ter seu espaço na mídia e na atenção dos torcedores. Não é porque alguém acompanha futebol americano que não poderá acompanhar outras modalidades esportivas e vice-versa. O esporte é um meio de socialização, educação e transmissão de valores e acreditamos que o futebol americano não é diferente nessa proposta.

      Excluir
  2. Olá, Boa noite!
    Concordo, na minha cidade de Mangaratiba RJ tem um grupo de jogadores, nome do grupo Gaditas Masculino e Gaditasfa-fa-feminino.Iclusive eu estou fazendo parte. Esse esporte é apaixonante, pena que o uniforme e acessórios são muito caros, tornando um pouco difícil pra equipe, não temos patrocinado e todos os integrantes são classe média, jovens que estão tendo oportunidade de ocupar o tempo com esporte e assim não se envolverão com drogas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...