quarta-feira, 7 de outubro de 2015

História do Impedimento



Salve Salve Nerds!

O impedimento é uma das regras mais importantes do futebol, é a décima primeira lei das 17 do esporte. Ao mesmo tempo, é a mais difícil para o juiz e o bandeirinha notarem, causando muita polêmica. Com certeza, alguma vez foi marcado impedimento errado ou não foi marcado contra o seu time. 
Explicando rapidamente o que é o impedimento: Um jogador só pode receber a bola em posição legal se a frente dele estiver um adversário e o goleiro, ou dois adversários. Portanto, se ele receber e no momento do passe ele estiver apenas com o goleiro a sua frente configura impedimento. Porém, se o adversário recuar a bola e o jogador, mesmo impedido, dominar a bola, o lance não configura impedimento. Outra exceção à regra é quando o atleta impedido não participa do lance e assim não prejudica o adversário. E o impedimento só pode ser marcado no campo de ataque, no de defesa não há problemas nos recebimentos de bola só com o goleiro ou um jogador adversário a frente, ou nenhum jogador a frente.
Em cobranças de lateral o impedimento não pode ser marcado no arremesso do jogador que cobra para outro em posição teoricamente irregular.



Mas, não estamos aqui para explicar o impedimento apenas, vamos contar a história dessa regra tão importante no futebol. O impedimento foi criado em 1863, junto com todas as regras do futebol. Naquele ano foi organizado o primeiro campeonato de futebol da história, na Inglaterra. Na regra, deveriam haver quatro jogadores entre o atacante e o gol para que a jogada valesse. Nessa confusão, muita gente questionava o impedimento, até porque os zagueiros eram os responsáveis pela defesa e além deles deveriam haver mais dois jogadores para que o outro atacasse. Era muita gente envolvida para que o jogo fluísse. 

Três anos depois, a primeira mudança na regra. A quantidade de jogadores entre o atacante e o gol caiu para três, ou seja, dois zagueiros e o goleiro pelo menos.

Já no século vinte, em 1907, foi oficializado que o impedimento só seria caracterizado no campo de ataque de cada equipe, como explicamos anteriormente. 

Em 1925, a mudança que continua até hoje. O número de jogadores entre o atacante e o gol caiu para dois, causando um aumento vertiginoso de gols no futebol inglês. A temporada 1925/26 teve um aumento em 35% dos gols em relação a anterior. 

Até 1991, o jogador que estivesse na mesma linha que o adversário e com o goleiro a frente, era considerado impedido. Com a mudança, mesma linha foi considerado posição legal. 

Imagem não ajuda muito, mas vemos que o jogador está na mesma linha


Em 95, a FIFA decide reescrever a regra 11. Na reescrita, foi oficializado o impedimento passivo, que também falamos antes, quando o atleta está impedido no lance porém não participa dele e não atrapalha o seguimento da jogada. 

Oito anos depois, a regra foi novamente reescrita para não causar duplas interpretações. Assim, o impedimento só deveria ser marcado pelo árbitro se o jogador impedido interferisse na jogada, atrapalhasse os adversários e/ou tirasse vantagem da jogada. 

Fechando as alterações na regra, em 2005 o braço foi desconsiderado como parte do corpo para marcação do impedimento. Isso foi mudado porque o braço não pode ser usado como parte do corpo na jogada, então apenas o corpo, cabeça ou o pé são atualmente usados como marcadores de posição do jogador em impedimento ou não. 

Eu não sei até quando isso durou, mas antes o impedimento era marcado no momento em que o jogador recebia o passe do companheiro de time. Hoje, ele é anotado no momento em que o companheiro de time faz o passe ao jogador. Ou seja, antes era mais fácil sair da posição de impedimento e receber a bola em condição legal. 

Vote no Nerd Esporte no prêmio Top Blog 2015. Na edição 2013/2014 ficamos entre os 100 melhores blogs de esporte do Brasil. Portanto, pedimos a sua ajuda para conseguirmos um bom resultado novamente.

Não deixe de comentar e compartilhar este e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...