domingo, 25 de outubro de 2015

Colúnia Esportiva 68 - Tricampeão



Salve Salve Nerds!

Foto: Divulgação/F1
Em meio às chuvas fortes no circuito americano de Austin, no Texas, altas confusões e treinos cancelados. As chuvas, causadas pelo furacão Patrícia, que atingiu principalmente a costa mexicana, atrapalhou as atividades da Fórmula 1 nos Estados Unidos. Tudo isso na prova que pode valer o título antecipado da temporada para Lewis Hamilton.

O segundo treino livre, que era para ter acontecido ontem, teve que ser cancelado, e a classificação, que seria no final da tarde, precisou ser adiada. 

Em raras ocasiões a classificação acontece no mesmo dia que a corrida, mas foi o que tivemos hoje. Ao meio dia, horário de Brasília, os carros foram para a pista com muitas dúvidas sobre as condições que encontrariam. No Q1, revezamento de líderes com a pista melhorando ao longo do tempo. Daniel Ricciardo ficou com a ponta, seguido por Nico Rosberg, Lewis Hamilton, Daniil Kvyat e Kimi Raikkonen. Destaque negativo para Carlos Sainz, que no começo da sessão bateu, abandonou e causou paralisação do treino por alguns minutos. Além dele, ficaram de fora Marcus Ericsson, Felipe Nasr, Will Stevens e Alexander Rossi. 

No Q2, as Mercedes retomaram o domínio e fizeram 1/2 com Rosberg e Hamilton. Vários pilotos rodaram na pista e quase bateram. Valtteri Bottas, da Williams, não conseguiu se acertar na pista e ficou de fora com um décimo segundo lugar. Junto dele, estiveram de fora Fernando Alonso, Romain Grosjean, Jenson Button e Pastor Maldonado. 

Antes do Q3, o Safety Car foi para a pista averiguar as condições, já que a chuva havia piorado. A organização paralisou a sessão por 10 minutos e depois acabou cancelando o Q3. Com o cancelamento, valeram os tempos feitos no Q2. Portanto, Nico Rosberg ficou com a pole position, seguido por Lewis Hamilton, Daniel Ricciardo, Daniil Kvyat, Sebastian Vettel*, Sergio Perez, Nico Hulkenberg, Kimi Raikkonen*, Felipe Massa e Max Verstappen em décimo. 

*Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen perderam 10 posições no grid por troca de motores da equipe para essa etapa. Portanto, largaram em décimo quinto e décimo oitavo respectivamente. Antes da largada, Valtteri Bottas trocou o câmbio do carro, lhe custando cinco posições perdidas no grid e a décima sétima posição na largada.

Primeiro tempo para Rosberg Foto: Divulgação/F1


Na largada, Hamilton pula para a ponta e dá um chega pra lá em Rosberg. Red Bulls brigaram entre si e Rosberg caiu para o quarto lugar. Kvyat foi pra cima de Hamilton e o meio do grid lutava por espaço. Rosberg já ia pra cima de Ricciardo querendo recuperar as posições perdidas. Valtteri Bottas bateu em algum carro e precisou trocar o bico. Felipe Nasr e Ericsson bateram entre si e Ericsson despedaçou parte do bico do carro. Fernando Alonso furou o pneu do carro e precisou ir aos boxes para a troca. Felipe Massa não largou bem, bateu em Alonso e chegou a ser o décimo quinto, pulando para décimo terceiro na segunda volta. 

Will Stevens já abandonou pela Marussia na segunda passagem. Vettel pulou de décimo quinto para sétimo lugar em duas voltas. Raikkonen pulou de décimo oitavo para décimo e Sainz de vigésimo para décimo primeiro. Kvyat foi pra cima de Hamilton na luta pela liderança. Valtteri Bottas vinha lento, quase abandonando, enquanto Kvyat seguia Hamilton pela ponta da prova. Bela ultrapssagem de Raikkonen sobre Hulkenberg, com Sainz aproveitando e também passando o alemão. Com Safety Car virtual na pista, Kvyat tinha chegado a passar o líder Hamilton, porém cedeu de volta a posição ao perceber que não poderia ter realizado a manobra. Certa confusão dos pilotos com o Safety Car virtual, já que foi bem de repente. 

Depois de sete voltas, o líder era Hamilton, seguido por Kvyat, Ricciardo, Rosberg e Perez. Valtteri Bottas abandonou depois dos problemas que teve após bater o carro na primeira volta. Na volta oito, o Safety Car virtual foi desativado e tivemos relargada. Todos os líderes estavam muito próximos e Nico Rosberg ia pra cima de Kvyat depois de ter passado Ricciardo. Kvyat não desistiu e tentou recuperar o lugar perdido. 

Os quatro primeiros seguiam bem próximos, mas sem brigas ainda. Kvyat foi pra cima de Rosberg novamente, mas o alemão segurou o embalo do russo e manteve o lugar. Hamilton conseguiu abrir mais de um segundo para Rosberg e assim se distanciava do grupo. Grosjean foi para os boxes e colocou pneus de pista seca, porém ainda haviam muitos locais com pista molhada no circuito, tornando a estratégia arriscada. Curiosamente, a estratégia foi furada por problemas no carro devido a danos do carro na largada e ele abandonou na volta seguinte.

Kvyat foi pra cima de Rosberg e escapou na curva. Na volta, foi pra cima de Ricciardo, não conseguiu passar e o australiano ainda foi e passou Rosberg, que corrida amigos. Briga entre Raikkonen e Sainz, com o espanhol passando o finlandês pela oitava posição. Ricciardo, mais rápido na pista, foi pra cima de Hamilton, sede de vitória do australiano, que estava a 0.7 segundos do líder. Na raça, Raikkonen passou Sainz e recuperou a oitava posição. O espanhol não desistiu e seguiu tentando dar o troco. Ricciardo encostou em Hamilton e a briga era curva a curva por espaço pela ultrapassagem. 

Sainz não desistiu e passou Raikkonen de novo. Ricciardo, sem a TV mostrar direito, é muita briga pra pouca câmera, passou Hamilton.   No replay, vimos que Hamilton foi facilmente passado por Ricciardo. Rosberg também foi pra cima do companheiro de equipe e quase conseguiu a segunda posição, com Hamilton segurando no limite o lugar. Verstappen, seguindo a briga contra a Ferrari, passou Vettel, porém escapou e quase foi passado por Raikkonen. E Rosberg passou Hamilton, escapou, mas se manteve no lugar. Kvyat ficou na sobra dos dois e já veio pressionando. Hamilton foi para os boxes, talvez em uma mudança de estratégias. Parada em 2.7 segundos, razoável. O inglês já voltou com pneus macios, de pista seca. 

Ricciardo vinha isolado na ponta e Rosberg era seguido por Kvyat de perto.  Ricciardo e Rosberg foram para os boxes, além de todo o restante do grid, que já via os pneus de pista seca como melhor alternativa. Ricciardo voltou na liderança, seguido por Rosberg, Kvyat e Hamilton. Raikkonen, depois de tanto lutar cotnra Sainz, escapou e bateu no muro. Insistente, ele desprendeu o carro do muro e voltou para a pista mesmo com o carro debilitado. Hamilton errou na estratégia e caiu ainda para o quarto lugar, nervosismo na prova que poderia valer a taça ao inglês. 

Hamilton foi pra cima de Kvyat, passou, escapou e o russo recuperou o terceiro posto. Surpreendentemente, Nico Rosberg passou Ricciardo e asumiu a ponta, nada é muito permanente nessa prova. Hamilton passou Kvyat e conseguiu o terceiro posto. Vettel, consistente na prova, já vinha encostando em Kvyat e na luta pelo quarto lugar. Vettel, sempre eficiente, tratou de passar Kvyat na volta seguinte. Massa, também por consequências da largada, abandonou, na volta 24. Vettel vinha tentando encostar em Hamilton, porém a diferença era de quase quatro segundos para o inglês. 

O mesmo Hamilton já encostava em Ricciardo e queria recuperar o segundo lugar. Aproveitando o motor mais forte, Hamilton foi mais rápido na reta e passou o piloto da Red Bull. Raikkonen, com o carro batido e prejudicado, foi chamado aos boxes para abandonar. Marcus Ericsson, com problemas, abandonou no canto da pista, causando Safety Car. Alguns carros foram para os boxes, mudando a estratégia de corrida e arriscando até colocar pneus para ir até o fim, o principal deles foi Sebastian Vettel, que colocou pneus médios. Com os vários abandonos, Alexander Rossi, da Manor Marussia, vinha em décimo terceiro. Felipe Nasr era o último, em décimo quarto. 

Com os carros retardatários se realinhando, demora para a saída do Safety Car da pista. Na volta 33, enfim, o Safety Car foi embora e tivemos mais uma relargada. Vettel tentou passar Ricciardo, mas o australiano conseguiu se manter na frente. Na tentativa seguinte, os carros ficaram lado a lado, Ricciardo errou e Vettel passou, porém Ricciardo recuperou novamente. Kvyat foi pra cima do alemão e Vettel ficou mais afastado de Ricciardo. Por fora, Vettel passou Ricciardo, não desiste fácil o alemão, que assim assumia o terceiro lugar. 

Briga sensacional entre Ricciardo, Verstappen e Hulkenberg. Verstappen quase conseguiu passar Ricciardo com seu estilo arrojado. Verstappen passou Ricciardo e Hulkenberg foi pra cima do piloto da Red Bull. Que corrida, que corrida amigos. Hulkenberg tentou passar Ricciardo e na escapada dos dois da pista acabaram colidindo. Hulkenberg abandonou imediatamente, enquanto Ricciardo seguiu. Kvyat, em sexto, vinha pra cima de Ricciardo. Carlos Sainz foi punido com cinco segundos parado nos boxes por exceder a velocidade quando foi fazer sua parada nos boxes. 

Com a batida, novamente um Safety Car virtual para retirar o carro de Hulkenberg do lado da pista e os destroços da batida. Rosberg foi para os boxes, aproveitando o Safety Car virtual. Bom para Vettel, que não deverá parar mais. Com as paradas e todos os problemas da prova, Jenson Button era o quinto colocado com a limitada Mclaren. Relargada pela terceira vez e Alonso passou bonito Perez pelo sexto lugar. Sainz foi pra cima de Perez, porém não passou. Top 5 do momento, com 40 voltas, era Hamilton, Vettel, Rosberg, Verstappen e Button. 

Rosberg vinha pra cima de Vettel pelo segundo posto. O piloto da Mercedes era o mais rápido da pista. Rosberg passou Vettel na força do motor e o piloto da Ferrari não conseguiu reagir. Kvyat escapou sozinho, bateu e causou mais um Safety Car na volta 43. Hamilton foi para os boxes trocar pneus, aproveitando o SC. Vettel também foi para os pits colocar pneus macios. Top 5 com Rosberg, Hamilton, Verstappen, Vettel e Alonso. 

Rossi, esse grande piloto da Manor, estava em décimo primeiro, toda a torcida para uma pontuação da equipe. Após quatro voltas sob SC, enfim ele foi embora para a relargada. Se Hamilton vencesse e Rosberg e Vettel se mantivessem segundo e quarto o inglês seria tricampeão mundial. Vettel foi pra cima de Verstappen mas o dinamarquês se manteve na frente. Na tentativa seguinte, o alemão passou o piloto da STR. Briga forte entre Alonso, Perez e Ricciardo pelo quinto posto. 

Rosberg escapou da pista e Hamilton herdou a liderança da prova. Com o resultado, Hamilton seria o campeão da temporada e tricampeão mundial. Briga entre Ricciardo e Sainz, os dois se tocaram e Button passou os dois. Button passou Alonso na briga entre as Mclaren e pegou o sexto lugar. Sainz foi de novo e passou Alonso na luta espanhola por posição. Maldonado passou Ricciardo e Nasr também passou o australiano. Sainz foi pra cima de Button, na luta pelo sexto lugar. Restando quatro voltas, várias brigas na pista.

Sainz enfim passou Button e Vettel vinha quase no desespero tentando chegar em Rosberg para adiar a briga pela taça restando duas voltas para o final. Na volta final, Vettel vinha colado no compatriota. Mas não deu, vence Lewis Hamilton, tricampeão mundial de Fórmula 1!!!! Segundo Rosberg, terceiro Vettel, quarto Verstappen em grande prova, quinto Perez, sexto Sainz, sétimo Button, oitavo Maldonado, nono Nasr e décimo Ricciardo. 

Festa com a galera - Imagem: F1/Divulgação


Terceiro título de Hamilton, o mais tranquilo de todos em relação ao tempo, com três corridas ainda restando para o fim. Com a vitória, Hamilton alcançou 43 na carreira e é agora isolado o terceiro maior vencedor da categoria, atrás apenas de Prost, com 51, e Schumacher, com 91. Corrida decisiva mais do que emocionante e com brigas até o final. Sensacional, melhor prova da temporada e que valeu o título de bônus. Elton John entrevistou os pilotos no pódio e parabenizou Hamilton pelo terceiro título, já que Elton é inglês também. 

Lewis sorridente com o entrevistador Eltohn John - Imagem: F1/Divulgação


A Fórmula 1 volta semana que vem com o GP do México, que volta a categoria depois de 22 anos.
 

Não deixe de comentar e compartilhar este e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...