domingo, 11 de outubro de 2015

Colúnia Esportiva 67 - Roleta Russa



Salve Salve Nerds!



Fórmula 1 de volta para o segundo GP da Rússia da história. Muitos problemas nos treinos livres, com vazamento de óleo do caminhão de limpeza, chuva e batida forte de Carlos Sainz no terceiro treino. Sainz ficou de fora da qualificação devido a batida e ficou algumas horas no hospital para exames e observação, mas não sofreu nada grave. 
Na qualificação, domínio da Mercedes, que se deu ao luxo no Q1 de usar pneus macios, enquanto os concorrentes precisaram dos super macios para fazerem melhores tempos. Ficaram de fora, além de Sainz, Alonso, Ericsson, Stevens e Merhi. Nasr conseguiu passar em décimo sexto. 

No Q2, a surpresa ficou por conta da eliminação de Felipe Massa, que encontrou tráfego e depois errou na volta seguinte, estragando os pneus e não conseguindo passar ao Q3. Ele terminou com o décimo quinto tempo. Junto com Massa, foram eliminados Kvyat, Nasr, Button e Maldonado.

Na briga pela pole, o Q3, Rosberg fez o melhor tempo na primeira tentativa. Na segunda, Hamilton errou e fritou os pneus, tendo que desistir da briga pela pole position por não haver mais tempo de trocar pneus para nova volta. Assim, Rosberg ficou em primeiro, Hamilton segundo, Bottas terceiro, Vettel quarto, Raikkonen quinto, sexto Hulkenberg, sétimo Perez, oitavo Grosjean, nono Verstappen, décimo Ricciardo.



Foto via Autosport



Para a corrida, a surpresa foi Carlos Sainz no circuito. O espanhol se recuperou rapidamente e voltou para a pista para correr a prova. 
Na largada, Rosberg colocou na frente e na curva seguinte quase foi passado por Hamilton. Na primeira curva, batida entre Ericsson e Hulkenberg, causando Safety Car. Hulkenberg rodou sozinho na curva e Ericsson acabou batendo nele. Verstappen também bateu, furou um pneu do carro e precisou também trocar o bico.





Top 5 com Rosberg, Hamilton, Raikkonen, Bottas e Vettel.  Felipe Nasr ganhou duas posições e estava em décimo, enquanto Massa estava em décimo primeiro, ganhando quatro posições. Safety Car saindo na quarta volta e Bottas já foi pra cima de Raikkonen, tomando o terceiro posto. Nasr passou Button pelo nono lugar. E Vettel conseguiu boa ultrapassagem pra cima de Raikkonen, ganhando a quarta posição, mas o finlandês retomou o lugar. 

E Hamilton passou Rosberg sem a transmissão mostrar. Rosberg errou na curva e Hamilton nem teve trabalho para passar. Mas não era apenas um erro, o piloto estava com problemas no acelerador, que não parava de acelerar o carro. Rosberg foi para os boxes e abandonou. Com isso, Bottas assumiu o segundo lugar com Raikkonen em terceiro. Massa foi pra cima do compatriota Nasr pelo oitavo posto. Diferença de Hamilton para Bottas em 2.2 segundos.




Sainz, mesmo abalado pelo acidente, já estava em décimo segundo e ia pra cima de Button. Com o abandono de Rosberg, Vettel assumiu a vice-liderança do campeonato. Com facilidade, Sainz passou Button e foi embora em décimo primeiro. Briga caseira pelo sexto lugar entre Ricciardo e Kvyat. Batida muito forte de Grosjean na volta 12, com o carro se despedaçando e até os pneus soltando. O piloto estava bem e não sofreu nada. Ele escapou e perdeu o controle do carro na curva, batendo com tudo no muro. Safety Car novamente na pista e pilotos indo aos boxes para a troca de pneus




Muita sujeira na pista causou várias voltas sob Safety Car. Fiscais de prova colocando silver tape no muro pra fechar os buracos e danos feitos pela batida. Top 5 sob SC com Hamilton, Bottas, Raikkonen, Vettel e Kvyat. Safety Car enfim voltou aos boxes na volta 17. Expectativa era de boas brigas entre os carros que pararam e os que não foram aos boxes. Os sete primeiros colocados não foram aos boxes.






Relargada e Hamilton segurou a ponta. Vettel foi pra cima de Raikkonen, os dois espalharam e Raikkonen se manteve no lugar. Vettel foi de novo pra cima e passou bem. Nasr foi pra cima de Kvyat querendo o quinto lugar. Grande briga entre Sainz e Ricciardo. Sainz não cedeu diante do australiano e ia vendendo caro a posição. Kvyat, em quinto, formando um trenzinho com os pilotos até o décimo lugar. 

Ricciardo foi pra cima de Maldonado, querendo o nono lugar. Vettel tirou tempo de Bottas e vinha encostando no piloto da Williams. O alemão já estava a menos de um segundo de Bottas na volta 25. Sainz foi punido com um stop and go nos boxes por ter passado com o carro por cima da linha branca de saída dos boxes. Quando Vettel encostava, Bottas foi para os boxes e fez parada de 3.4 segundos nos boxes, um tanto ruim. 

Ferrari correndo o mais rápido que podia para tentar ir aos boxes e voltar na frente de Bottas. Volta 30 e enfim Vettel foi para os boxes. Parada em impressionantes 2.2 segundos e Vettel voltou na frente de Bottas. Na volta seguinte, Raikkonen parou e também fez em 2.2 segundos a troca de pneus. Raikkonen voltou  encostado em Bottas e os dois se tocaram, com Raikkonen encostando na traseira do carro do compatriota. 

Hamilton também parou e não foi tão bem, 3.1 segundos. Não mudou muito, já que o inglês estava isolado na liderança. Felipe Nasr, no momento, estava em segundo lugar, depois de parada de Kvyat. Mas ele mesmo não havia parado. Nasr foi nos boxes na volta 35 e voltou em décimo primeiro. Massa e Alonso passavam e o brasileiro da Williams conquistou o nono lugar. Raikkonen errou na curva e Bottas tomou a quinta posição do piloto da Ferrari. Top 5 na volta 37 com Hamilton, Vettel, Perez, Ricciardo e Bottas. 

Massa chegou em Kvyat querendo o oitavo lugar. Com Raikkonen pressionando, Bottas também se espertou e tentou encostar em Ricciardo, que estava a sua frente. Vale a lembrança que Perez estava em terceiro, grandioso resultado para a Force India. E Felipe Nasr passou Button, conquistando o décimo lugar. O último pódio da Force India foi no Bahrein ano passado, com o mesmo Perez. Bottas e Raikkonen encostaram em Ricciardo, sonhando com o quarto lugar. E Massa enfim passou Kvyat, conquistando o oitavo lugar. 

Sem muitos problemas, Bottas passou Ricciardo e assumiu o quarto posto. Massa e Nasr muito rápidos na pista. Bottas acreditando no pódio e precisando tirar dois segundos de Perez, que já estava com pneus gastos. Raikkonen chegou a passar Ricciardo, porém escapou na curva e cedeu a posição novamente ao australiano. Sainz escapou da pista e bateu o carro. Conseguiu voltar, mas com a traseira quebrada. Seguiu apenas algumas curvas e abandonou. Assim, Massa e Nasr ganharam uma posição. 

Sem erros dessa vez, Raikkonen passou Ricciardo e conseguiu o quinto lugar. E Ricciardo teve problemas, abandonando a prova. Bottas chegou em Perez e foi pra cima, querendo um lugar no pódio. Restando duas voltas, Bottas foi pra cima de Perez e vendo Raikkonen na cola. Na vontade, Bottas passou Perez e Raikkonen pegou a carona, passando também. E bateram!!!! Que final!!! Raikkonen foi pra cima e bateu em Bottas, tirando o compatriota da prova!!! Vence Lewis Hamilton! Em segundo Sebastian Vettel, que assume o segundo lugar no campeonato. E Perez ganha de bandeja o terceiro lugar! Com isso, Felipe Massa terminou em quarto! Raikkonen abusou da confiança na curva e achou que tinha espaço para passar quando não tinha condições de passagem. Felipe Massa ganhou incríveis 11 posições na prova, de décimo quinto para quarto. Em quinto ficou Raikkonen, que deverá ser punido pela batida, sexto Kvyat, sétimo Nasr, oitavo Maldonado, nono Button e décimo Alonso. As duas Mclarens pontuando.

Festa no pódio, com direito a chapéus diferentes, estilo russo, ao invés dos tradicionais bonés que os pilotos usam. Presença do presidente russo Vladimir Putin.




A Fórmula 1 volta daqui duas semanas com o GP dos Estados Unidos, dia 25 de outubro. 

Vote no Nerd Esporte no prêmio Top Blog 2015. Na edição 2013/2014 ficamos entre os 100 melhores blogs de esporte do Brasil. Portanto, pedimos sua ajuda para novamente conseguirmos um bom resultado.

Não deixe de comentar e compartilhar este e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor. 

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...