quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Aprendam com o interior



Salve Salve Nerds!

Claudio Tencati, dos grandes responsáveis pelo acesso londrinense Foto: Roberto Custódio/JL
Por Lucas Boamorte

Frases como “ Não ignorem a sabedoria popular” ou “ vovó já dizia” são coisas que ouvimos no dia-a-dia. Ditos populares,  que se concentraram em outras localidades, e também em tempos que as formas artesanais eram mais fortes. Nada era tão mecânico, e os grandes centros não eram tão difundidos. Tempos que as pequenas cidades eram mais valorizadas, assim como os seus times de futebol. Podemos pensar que  isso não volta mais, entretanto, abrimos uma exceção, claro, para ele “o glorioso” esporte da massa.

Predominantemente, isso tem a ver com o capacidade financeira, os times dos grandes centros se tornaram uma hegemonia. Atlético-PR, Coritiba e Paraná, são os maiores clubes do estado. Entretanto, hoje não são mais expressivos  no cenário nacional. O Coritiba, maior campeão estadual, com 38 títulos, desde 1985 não fez grandes apresentações.
Considerando as últimas campanhas, a  decadência é vista. Coritiba nos últimos campeonatos luta para não ser rebaixado, Atlético-PR sempre ficando no meio da tabela, e o Paraná Clube não joga a série A desde 2007.

Mas, nos últimos tempos a capital perde força e o interior cresce. Por exemplo, nas ultimas edições os campeões foram Londrina e Operário. Dois times que através do planejamento estão colhendo bons frutos.

O Operário, atual campeão paranaense, começou seu planejamento um ano antes. Os dirigentes se articularam e conseguiram montar uma base, que conta com um plano de sócios que em 3 meses alcançou cerca de 2500 pessoas. Isso resultou no primeiro titulo estadual do “Fantasma”. A equipe fez uma boa campanha no brasileiro da série “D” , contudo a classificação não veio. Mas, aparentemente, o clube, depois da eliminação contra o Remo, irá manter seu planejamento.

Com dois acessos seguidos, o maior exemplo de força do interior  é o Londrina. Rebaixado para a segunda divisão estadual em 2011, o Tubarão se reestruturou, montou um bom elenco e manteve o planejamento. Que lhes rendeu um terceiro lugar no paranaense de 2013, um titulo estadual em 2014, mesmo ano que subiu para a série C. E agora o time está na segunda divisão nacional. 

Um dos segredos do Londrina deve ter sido algo que poucos times do Brasil fazem, manter o técnico. Claudio Tencati está a quatro anos a frente da equipe. Coincidência ou não essa estratégia tem trazido bons frutos. Agora eu pergunto: Em quatro anos, quantos técnicos os times da Capital tiveram? Pois é, acho que encontramos a resposta.

Complemento

O Trivela fez uma publicação falando dos treinadores de Londrina, Brasil de Pelotas e Ypiranga. Os três times subiram de divisão nesse final de semana, os dois primeiros para a segunda e o terceiro para a terceira divisão. Em comum entre as equipes é a permanência dos treinadores por períodos longos, todos estão há mais de dois anos em seus clubes. Claudio Tencati, treinador do Londrina, é o treinador há mais tempo em atividade em um time das quatro divisões brasileiras, com quatro anos no comando do time, como o Lucas citou. Portanto, planejamento e paciência no trabalho de bons profissionais podem render bons frutos.



Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...