domingo, 29 de maio de 2016

Fórmula 1 2016 - GP de Mônaco



Salve Salve Nerds!


Mais um final de semana de Fórmula 1 e dessa vez a categoria desembarcou no famoso principado de Mônaco, para uma das mais tradicionais provas do automobilismo. Na classificação, tivemos pela primeira vez o uso dos pneus ultramacios, que fizeram os tempos do ano passado serem pulverizados. No Q1, Felipe Nasr mal completou uma volta e o motor da Sauber estourou e esfumaçou, jogando óleo na pista. Bandeira vermelha até o carro ser retirado e a pista limpada. Max Verstappen também deu trabalho aos fiscais, errou no traçado e acabou batendo o carro no muro. Outra bandeira vermelha. Além dos dois, Pascal Wherlein, Rio Haryanto, Jolyon Palmer e Marcus Ericsson ficaram de fora. Sebastian Vettel foi o melhor, seguido por Lewis Hamilton e Nico Rosberg. 

No Q2, nada de bandeiras vermelhas e o domínio das Mercedes voltou a acontecer. Rosberg liderava, seguido por Hamilton e Vettel. Entre os eliminados, briga intensa e as duas Williams de fora. Saíram: Kevin Magnussen, Romain Grosjean, Felipe Massa, Jenson Button, Esteban Gutierrez e Valtteri Bottas. 

Para o Q3, imaginava-se a Mercedes fazendo dobradinha. No entanto, Hamilton de cara teve problemas antes de sair dos boxes e voltou para tentar reparar o carro a tempo. Rosberg foi apático e viu Daniel Ricciardo marcar 1:13 622, tempo que não foi superado. Hamilton até voltou para a pista, mas o carro não estava rendendo o máximo que podia. No final, Ricciardo pole position pela primeira vez na carreira e justo em Mônaco. Segundo Rosberg, terceiro Hamilton, quarto Vettel, quinto Hulkenerg, sexto Raikkonen, sétimo Sainz, oitavo Perez, nono Kvyat, décimo Alonso. 

Foto: Andrej Isakovic / AFP
Para a corrida, a previsão de chuva se confirmou. Largada sob Safety Car e pilotos com pneus de chuva pesada, de listra azul. Na volta 2, Kvyat foi para os boxes e trocou o volante do carro por problemas eletrônicos. Ele ficou parado, pois o carro não voltava a funcionar normalmente, o que lhe custou um bom tempo. A velocidade do carro do piloto russo estava limitada e o problema seguia acontecendo mesmo com a troca de volante. 

Após seis voltas, os pilotos já reclamavam pelo rádio e pediam pela relargada da prova sem Safety Car. Na volta 8, enfim, tivemos a relargada. Na relargada, Ricciardo se manteve na frente, seguido por Rosberg e Hamilton. Magnussen já foi para os boxes e colocou pneus intermediários. Mal houve relargada e Jolyon Palmer bateu com a Renault. O piloto aquaplanou na reta e escapou para bater no muro da reta principal do circuito. Com a batida, Safety Car virtual. Pilotos do pelotão de trãs trocando pneus para os intermediários. Em 10 voltas, nada mudava, top 5 com Ricciardo, Rosberg, Hamilton, Vettel e Hulkenberg. Hamilton tentava encostar em Rosberg, mas a pista estreita não ajuda nas tentativas de passagem. 

Volta 11 e Raikkonen acabou batendo no guard rail e Grosjean ainda bateu nele. O finlandês acabou abandonando com a asa dianteira do carro ficando embaixo do carro e impossibilitando ele de seguir. Com Rosberg mais lento, Ricciardo já abria 8 segundos do resto. Volta 14 e Vettel foi para os boxes, colocando pneus intermediários. Hulkenberg, que era o quarto, foi para os pits na volta 16. Fora de ritmo, Rosberg abriu caminho para Hamilton o passar.  O inglês estava a 13 segundos de Ricciardo, mas com pista livre já rodava tempos mais rápidos que o australiano. Massa, em sexto, segurava Vettel, que vinha apressado tentando tirar diferença para os líderes, já pensando em quando eles parariam. Atrás de Vettel estava Hulkenberg e atrás dele Alonso. 





Na volta 21, Rosberg foi para os boxes colocar pneus intermediários. Massa foi também para os boxes. Magnussen e Kvyat se enroscaram quando o piloto da Renault tentava passar, mas a pista ficou pequena para os dois e Kvyat levou os dois para fora. Rosberg saiu dos boxes e com ele vinha um pelotão, com Perez, Vettel, Hulkenberg e Sainz. Volta 23 e Ricciardo parou nos boxes. Na mesma volta, o DRS, a famosa asa móvel, foi liberada para uso. Hamilton, com pneus de chuva pesada, seguia na pista e talvez esperando a pista secar mais para colocar pneus de pista seca, já que o sol já aparecia na pista toda. 

Hamilton que era líder, mas que via Ricciardo chegar e ficar a um segundo de diferença. O inglês esperava para que a pista secasse mais e ele pudesse utilizar pneus de pista seca, para economizar uma parada e voltar a brigar pela vitória. Na volta 31, Hamilton colocou pneus ultramacios e arriscou tudo. Rosberg foi também para os boxes  e boa parte dos pilotos se encaminhou também. Ricciardo foi já na volta seguinte e com erro da equipe, que levou pneus errados para a troca, Ricciardo voltou atrás de Hamilton. Falha fatal da equipe. Magnussen escapou e já deixou o bico do carro no muro, mas sem maiores problemas para a corrida. 

Ricciardo vinha voando pra cima de Hamilton, mesmo com pneus supermacios contra os ultramacios do inglês. Volta 35 e Verstappen escapou na curva, batendo e causando mais um Safety Car virtual. Top 5 com Hamilton, Ricciardo, Perez, Vettel e Alonso. Perez e Vettel vinham com pneus macios. Ricciardo chegou para passar Hamilton, que escapou na curva e o australiano reclamou da não devolução de posição e da fechada. Hamilton vinha mais rápido na pista, porém com o pneu ultramacio não se sabia o quanto durariam, restando ainda 25 voltas para o final de prova. 

Na volta 45, Ricciardo foi novamente tentar passar Hamilton, diminuindo a diferença para menos de um segundo. Perez, que era o mais rápido da pista no momento, e Vettel, estavam no aguardo da estratégia de Hamilton e Ricciardo, que estavam bem mais propensos a precisarem trocar pneus do que o terceiro e o quarto colocados. Após receber ordens da equipe para deixar Ericsson passar, Nasr acabou fechando a porta e Ericsson bateu nele. Novamente, Safety Car virtual.





Volta 52 e na saída do túnel Ricciardo chegou perto de Hamilton para passar, mas faltou chegar mais próximo na curva. Felipe Nasr abandonou após o carro não aguentar os impactos da batida com Ericsson. Enquanto Ricciardo e Hamilton brigavam, Perez vinha mais próximo dos dois, a oito segundos de distância. Ericsson também abandonou e a conversa ficou pesada na Sauber. Alonso, em quinto, tinha Rosberg, Hulkenberg e Sainz no trilho. Depois de ficar mais de três segundos de distância, Vettel encostou em Perez e já estava a um segundo e meio restando 14 voltas. O alemão escapou e a diferença voltou aos três segundos. 

Com um plástico na pista, Safety Car virtual para a retirada do objeto restando nove voltas para o fim. Restando sete voltas, começaram a cair algumas gotas de chuva na pista. Na volta final, a chuva apertou um pouco, mas Hamilton já estava mais distante de Ricciardo. Vence Lewis Hamilton! Grande vitória para o campeonato! Segundo lugar não muito festejado por Ricciardo, que poderia ter vencido a prova se não houvesse o erro da Red Bull nos boxes. Em terceiro Perez, que fez grandiosa corrida e teve ótima estratégia da Force India. Quarto Vettel, quinto Alonso, sexto Hulkenberg, que passou Rosberg na reta final, sétimo o próprio Rosberg, oitavo Sainz, nono Button e décimo Massa. 




 No campeonato, Rosberg lidera com 106 pontos, contra 82 de Hamilton e 66 de Ricciardo. A próxima etapa será daqui duas semanas, com o GP do Canadá, em Montreal.

Não deixe de comentar e compartilhar esse e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...