segunda-feira, 16 de maio de 2016

NBA - Finais de Conferência



Salve Salve Nerds!


A NBA vai chegando na sua reta final, e vamos começando a acompanhar diretamente com posts aqui no blog. Vamos fazer uma breve retrospectiva das campanhas das equipes finalistas das conferências Leste e Oeste antes das decisões.

Conferência Oeste

Golden State Warriors



Os Warriors fizeram história nessa temporada regular. Com Stephen Curry no comando, a equipe conseguiu inéditas 73 vitórias e apenas 9 derrotas nos 82 jogos da temporada. Mais do que o MVP Stephen Curry, o time todo jogou muita bola. Draymond Green, Klay Thompson, Andre Iguodala, Andrew Bogut e mesmo Leandrinho, um dos brasileiros do time junto com Anderson Varejão, fizeram a diferença.

Nos playoffs, o time encarou o Houston Rockets, do ala-armador James Harden. Mas, os Rockets não conseguiram segurar o conjunto de Oakland. Tanto que Curry se machucou no meio da série, dando a entender que a equipe se desestabilizaria, porém os comandados de Steve Kerr fecharam em 4 a 1 a série.

No confronto seguinte, os Warriors encararam o Portland Trail Blazers. Stephen Curry esteve de fora quase a série toda, atuando nos dois últimos jogos apenas. E o Portland, apesar de ter perdido por 4 jogos a 1, foi um adversário difícil, tendo exigido da melhor equipe da temporada regular muita vontade e qualidade. Os jogos 4 e 5 foram para a prorrogação, com placares de 132 a 125 e 125 a 121 para os Warriors. Confira AQUI, com vídeos, como foi a série diante dos Blazers.

Oklahoma City Thunder



O time do Oklahoma talvez seja a grande surpresa dessa NBA. A equipe não esteve nos playoffs na temporada passada e nesse vem fazendo grande campanha. Na temporada regular, passou em terceiro lugar, com 55 vitórias e 27 derrotas, quinta colocação na classificação geral, se juntarmos as duas conferências. Grande parte do sucesso da equipe se deve a uma dupla de jogadores que sempre defenderam as cores do Oklahoma. São eles, Kevin Durant e Russell Westbrook. Durant tem a melhor média de pontos por partida dos playoffs, com 27. Westbrook lidera nas assistências, com ao menos 10 realizadas em média por jogo.

Nos playoffs, o Thunder encarou o Dallas Mavericks na primeira série. A série foi no geral um verdadeiro atropelo da equipe, que nos jogos que venceu conseguiu vantagem de pelo menos 11 pontos. A única derrota foi apertadíssima, 85 a 84. O grande jogo da equipe foi justamente o primeiro, um arrasador 108 a 70.

Na semifinal da conferência, o Oklahoma teve um desafio enorme, encarar o tradicional San Antonio Spurs. A primeira partida pareceu mostrar que os Spurs iriam ter alguma tranquilidade na série, já que venceram por 124 a 92. No entanto, o Oklahoma venceu o segundo jogo por 98 a 97, em casa, igualando o placar. Novamente no Texas, o San Antonio voltou a frente com a vitória por 100 a 96. Nos jogos 4 e 5, o Oklahoma fez valer o fator casa e passou pelos Spurs, conseguindo mudar o mando do último jogo para os seus domínios. Podendo decidir toda a série no jogo 6, o time não titubeou e venceu por 113 a 99, 4 jogos a 2 no placar. Confira AQUI, com vídeos, como foi a série diante do San Antonio Spurs.  

A primeira partida da decisão da Conferência Oeste, entre Golden State Warriors e Oklahoma City Thunder, será hoje, dia 16, segunda-feira.

Expectativas

O favorito é o Golden State Warriors, que vem buscando o bicampeonato. Mas, provavelmente, o time de Oakland terá bastante trabalho com a revelação de Oklahoma. O Oklahoma City Thunder tem bons nomes e mostrou do que é capaz ao eliminar o San Antonio Spurs, já apontado por muitos como finalista da conferência contra o Warriors.  Para o Warriors o jogo é não depender tanto de Stephen Curry para decidir. Se os coadjuvantes jogarem o que sabem o time chegará para mais uma final de NBA. Curry é um gênio e pode decidir partidas sozinho, mas o peso não pode ficar apenas nele.

Conferência Leste 

Cleveland Cavaliers



Melhor campanha do leste, o Cleveland Cavaliers vem como o favorito para ser campeão da conferência. Na temporada regular, foram 57 vitórias e 25 derrotas, com atuações muito boas e alguns tropeços que fizeram todos ficarem desconfiados se a equipe conseguiria se manter entra as melhores. Mas, nos playoffs, o time ligou o turbo e vem sendo arrasador. Além do cara, LeBron James, o time conta com Kyrie Irving, Kevin Love e JR Smith jogando um ótimo basquete. Se na temporada passada o escrete de Cleveland sofreu com lesões e precisou jogar com LeBron mais quatro, dessa vez chega um time todo em grandes condições para brigar de igual para igual com qualquer um.

Nos playoffs, o primeiro adversário foi o Detroit Pistons. O placar foi de 4 a 0, sem chances para os Pistons. Não que os placares tenham sido muito elásticos: 106 a 101, 107 a 90, 101 a 91 e 100 a 98, porém os Cavaliers conseguiram administrar para classificarem tranquilos.

Se diante dos Pistons os placares não foram tão expressivos, contra o Atlanta Hawks o time conseguiu ter mais espaços. Venceu por 104 a 93, 123 a 98 e 121 a 108, para apenas no último jogo vencer apertado por 100 a 99. Além dos placares em si, vale logicamente o poder de decisão da equipe e a capacidade para ainda assim se preservarem, já que com apenas quatro jogos o time entrará bem descansado e mais treinado que o adversário na final de conferência. Quando poderiam ser até 14 jogos até a final da conferência, foram precisos apenas oito. Veja AQUI como foi a série diante dos Hawks.

Toronto Raptors



A equipe canadense da NBA, o Toronto Raptors, chega para a final de conferência com a segunda melhor campanha da temporada regular no Leste, justamente atrás do Cleveland Cavaliers. Foram 56  vitórias e 26 derrotas. Os destaques dos Raptors ficam na dupla Kyle Lowry e DeMar DeRozan. O time ainda conta com o experiente Luis Scola, da Argentina, e os brasileiros Bruno Caboclo e Lucas Nogueira. 

Nos playoffs, o time não teve vida fácil. O primeiro adversário, o Indiana Pacers, fez jogo duro. O curioso foi que as equipes não conseguiram vencer fora de casa, os quatro triunfos dos Raptors e os três dos Pacers foram nos próprios domínios. Sorte para os canadenses de decidir em casa, e assim conseguir vitória por 89 a 84 e classificação garantida. DeMar DeRozan marcou 30 pontos na partida final e Kyle Lowry 11, além de 9 assistências. 

Na semifinal da conferência, o time encarou o experiente Miami Heat, comandado por Chris Bosh, Dwyane Wade e Hassan Whiteside. E, mais uma vez, o mando de quadra fez diferença para as equipes nas vitórias. Os triunfos foram apenas dos times da casa. O Heat venceu o primeiro, mas o Raptors venceu os dois seguintes. O time de Miami novamente venceu e aí as vitórias foram revezadas. No jogo 6, quando o Toronto poderia fechar a série em 4 a 2, a equipe perdeu por 103 a 91, na pior partida que fez na série. Mesmo com o abalo, conseguiram ontem, domingo, buscar e vencer o jogo 7 por 116 a 89. Destaques para os 35 pontos de Kyle Lowry e os 28 de DeMar DeRozan.  Lowry fez também nove assistências, atuação de gala. No lado do Heat, os maiores pontuadores foram Dwyane Wade e Goran Dragic, com apenas 16 pontos. Confira AQUI como foi a série.

Cleveland Cavaliers e Toronto Raptors iniciam amanhã a briga pelo título da Conferência Leste.

Expectativas

Para esse confronto o Cleveland é até mais favorito que o Warriors diante do Oklahoma. O jogo será decidido na quadra, obviamente, mas pelo basquete que vem jogando e pela facilidade que teve no caminho até a final acho difícil que o Cavaliers não passe. LeBron James e companhia são um osso duro de roer para qualquer time da NBA. O Toronto, de certa forma, já surpreendeu ao chegar na final, até porque a última vez que haviam vencido uma série de playoffs foi em 2001. Mas, já que estão na decisão, acredito que vão vender caro a vaga do Cleveland na final da NBA.

Quarta-feira deveremos estar de volta para falar dos primeiros jogos das finais.



Não deixe de comentar e compartilhar esse e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...