domingo, 15 de maio de 2016

Fórmula 1 2016 - GP da Espanha



Salve Salve Nerds!



Após duas semanas, a Fórmula 1 voltou e em território espanhol, para o GP de Barcelona. Na qualificação, as Mercedes dominaram novamente e não tiveram pressão da Ferrari, que nos treinos livres chegou a estar mais próxima das flechas prateadas. No Q1, os eliminados foram: Rio Haryanto, Pascal Werhlein, Felipe Nasr, Marcus Ericsson, Felipe Massa, que errou na estratégia e ficou sem tempo de mais uma volta rápida no final, e Jolyon Palmer. 

No Q2, o mesmo domínio, mas com as Ferrari vendo as Red Bull de Daniel Ricciardo e Max Verstappen, recém promovido para o time no lugar de Daniil Kvyat, que foi para a STR no lugar do próprio Verstappen, chegarem. Ficaram fora: Esteban Gutierrez, Kevin Magnussen, Romain Grosjean, Daniil Kvyat, Jenson Button e Nico Hulkenberg. Destaque para Fernando Alonso, que levou a Mclaren pela primeira vez ao Q3, desde que contou com motores Honda. 

No Q3, a briga pela pole position ficou direcionada entre Rosberg e Hamilton. E o inglês tratou de fazer o melhor tempo para colocar pressão no companheiro e enfim reagir mais fortemente no campeonato. Quando parecia que ficaria atrás do novo companheiro de equipe, Ricciardo arrancou grande volta e ficou em terceiro. O quarto foi Verstappen, quinto Raikkonen, sexto Vettel que não acertou muito na volta, sétimo Bottas, oitavo Sainz, nono Perez e décimo Alonso. 


Foto: Getty Images

Na largada, Hamilton manteve a ponta e Rosberg conseguiu passar na primeira curva. Na curva seguinte, Hamilton foi pra cima de Rosberg, o alemão fechou a porta, o inglês escapou e tirou ele e o companheiro da pista.  Com o acidente, Safety Car no circuito. O top 5, depois dos abandonos das Mercedes, estava com Ricciardo, Verstappen, Sainz, Vettel e Raikkonen. Grande top 3 das equipes Red Bull. 




Na volta 4, os pilotos relargaram e as posições foram mantidas. Destaque na largada para Carlos Sainz, que saltou de oitavo para terceiro. Querendo encostar nas Red Bull, Vettel tentava passar Sainz pelo terceiro posto. Na volta 8, Vettel enfim conseguiu ir pra cima de Sainz e passar o espanhol em boa manobra. Raikkonen aproveitou e também se colocou para passar o piloto da STR. Raikkonen foi pra cima, mas acabou escapando da pista e tendo que buscar de novo.

Felipe Massa foi para os boxes, estando em décimo sexto, e colocou pneus médios. Voltou em último. Na volta 12, Ricciardo foi para os boxes e Verstappen apareceu na volta seguinte. Arriscando, Vettel não parou e seguia líder. A vantagem para Ricciardo era de 16 segundos. Na volta 16, enfim, Vettel parou e trocou pneus, voltando em terceiro.

Brigando pelo décimo lugar, Massa foi pra cima de Alonso. Alonso que já formava um trenzinho com Grosjean chegando encostado em Massa. Hulkenberg era o próximo e se aproximava do grupo. Top 5 na volta 19 com Ricciardo, Verstappen, Vettel, Raikkonen e Bottas. Na volta 21, enfim, Vettel chegou nas Red Bull e estava a menos de um segundo de Verstappen. 

E na volta 22, Hulkenberg, com motor pegando fogo, abandonou. Formado no curso de bombeiros, Hulkenberg pegou o extintor do fiscal e tratou de apagar o fogo que restava. Bandeira amarela no setor 3, onde houve o abandono. Com várias voltas, nada de algum dos pilotos, Verstappen ou Vettel, arriscar uma ultrapassagem ou conseguir chegar próximo o suficiente para arriscar. Vettel não conseguia chegar a menos de um segundo de Verstappen, para usar a asa móvel, e o jovem piloto não conseguia encostar no líder Ricciardo. 

Na volta 29, Ricciardo foi para os pits, colocando pneus macios. Volta seguinte e Vettel para a troca de pneus, colocando pneus macios também para evitar uma fuga da Red Bull. Verstappen, o piloto mais jovem a liderar uma corrida, estava na ponta e ficava a expectativa para uma possível mudança de estratégia do holandês na prova. Raikkonen também não parou e era o segundo. 

Raikkonen, que chegou a estar 2.6 segundos atrás de Verstappen, viu a diferença cair para 1.8, mas foi aos boxes na volta 35, colocando pneus médios. Volta seguinte e Raikkonen também foi trocar pneus para os médios. Verstappen que voltou atrás de Vettel, em terceiro. Vettel, com apenas oito voltas feitas de pneus macios, foi para os boxes e colocou pneus médios. O alemão voltou em quarto. 

Ricciardo vinha com os pneus macios não rendendo, enquanto Vettel fazia a volta mais rápida da prova com os médios. Vettel virava tempos um segundo mais rápidos que as Red Bull. Diferença do alemão para Raikkonen, o terceiro, era de cinco segundos. Na volta 42, a diferença entre Ricciardo e Verstappen era de oito segundos, enquanto Verstappen tinha pequena vantagem para Raikkonen, 1.6 segundos. Corrida poderá mudar entre os quatro de acordo com o rendimento dos pneus. 

Ricciardo, na volta 44, foi novamente aos boxes com o pneu já bem deteriorado. Briga caseira entre as Sauber e quase batida. Escapando após tentar ultrapassar, Ericsson foi quem saiu no prejuízo. Raikkonen vinha mais rápido que Verstappen e querendo a liderança da prova. 

Ricciardo vinha tirando a diferença para Vettel, 5.4. Vettel estava 6.8 de Raikkonen. E na mesma volta, 47, Alonso abandonou com o motor morrendo, causando bandeira amarela no setor 1. Tentando encostar, Raikkonen vinha acreditando em passar Verstappen pela liderança na volta 50. O finlandês insistia, mas nada de conseguir chegar. A diferença de Vettel para Raikkonen caiu para 6.5 segundos e Ricciardo já estava encostando em Vettel com 0.7 segundo de diferença. 

Raikkonen encostado em Verstappen e Vettel e Ricciardo vinham também encostado e cinco segundos atrás dos dois líderes. Ricciardo tentou a passagem em Vettel. O australiano espalhou e Vettel conseguiu segurar a posição. A briga entre os dois deu espaço para Verstappen e Raikkonen se segurarem na frente quando faltavam cinco voltas. Ricciardo tentou de novo passar Vettel, não batendo por muito pouco na freada da reta. 

Restando duas voltas, tensão e Ricciardo tentando se aproximar de Vettel para uma última tentativa. E Ricciardo, na penúltima volta, teve o pneu traseiro direito estourado e perdeu todas as chances de um pódio. Na ponta dos dedos, para ser o mais jovem da história a vencer uma prova de Fórmula 1, o primeiro holandês a vencer uma corrida da categoria e estreando pela Red Bull, Max Verstappen vence o GP da Espanha!!!! 

Em segundo, terminou Raikkonen, terceiro Vettel, quarto Ricciardo, quinto Bottas, sexto Sainz, sétimo Perez, oitavo Massa, nono Button, décimo Kvyat. No campeonato, Rosberg lidera com 100 pontos, Raikkonen pula para segundo com 61, Hamilton terceiro com 57, Vettel quarto com 48 e Ricciardo quinto com 48 pontos também.  

Festa e emoção de Verstappen no pódio


   

Voltamos daqui duas semanas com o tradicionalíssimo GP de Mônaco.


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...