sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Sobreviventes do PES 1



Salve Salve Nerds!



Recentemente, saiu a notícia de que, com a aposentadoria de Rogério Ceni, o único jogador do FIFA 96, primeiro jogo a contar com atletas com nomes reais, que ainda está em atividade é o italiano Francesco Totti, da Roma. O veterano, de 39 anos, tinha apenas 20 anos quando o jogo foi lançado.

Pensando nisso, resolvemos pesquisar que atletas ainda estão em atividade e que estavam presentes no primeiro Pro Evolution Soccer, o PES 1 ou Winning Eleven 5 na versão japonesa. Foi dos primeiros jogos da franquia WE/PES que eu lembro ter jogado e com certeza o pessoal do começo dos anos 90 também. O jogo foi lançado em 2001 e continha 50 seleções e 32 clubes. Do Brasil, haviam apenas Vasco e Palmeiras. Confira todos os times presentes no PES 1 clicando AQUI.

Nas nossas pesquisas, dos aproximados 736 jogadores presentes nos clubes do jogo (32 clubes x 23 jogadores por time), apenas 26 seguem suas carreiras. Lembrando que, provavelmente, jogadores desconhecidos das equipes dos anos de 2000/2001 talvez estejam em atividade, colocamos os que conhecíamos, pois não encontramos uma lista oficial dizendo quais atletas estavam no jogo realmente.

Confira abaixo a lista dos 13 primeiros veteranos do PES 1:


John Terry:



O time do Chelsea da temporada 2000/2001 não tinha as altíssimas cifras que hoje conta através dos investimentos russos. Na época, o Chelsea era um time mediano e nem passava perto de ser a potência de hoje. Mas, John Terry, o zagueirão do time, já estava lá, com seus 21 anos de idade.


Steven Gerrard:



Um dos maiores ídolos do Liverpool, atualmente no Los Angeles Galaxy, Steven Gerrard já fazia história na temporada 2000/2001. A equipe da terra dos Beatles fez um histórico 5 a 4 no Alavés e conquistou a antiga Copa da UEFA, atual Liga Europa. O maestro fez um gol no jogo e viu o time heroicamente ser campeão na prorrogação.

Pepe Reina e Xavi Hernandez:

Foto: AFP/Getti Images


Pratas da casa do Barcelona, os dois faziam parte do grande elenco do Barça em 2001. Duas figuras importantes no passado recente do clube estavam jogando pelo time: Luis Enrique e Pepe Guardiola. Além da dupla de treinadores, Rivaldo, Frank de Boer e Puyol estavam no elenco. Xavi e Reina eram reservas do time, e, como sabemos, Reina brilhou fora do clube catalão. Já Xavi fez história e ganhou tudo o que podia ganhar pelo Barça. 

Iker Casillas:



O maior goleiro da história do Real Madrid ja estava lá, em 2001, firme e forte no gol merengue com apenas 20 anos. No fraco elenco madrilenho estavam Roberto Carlos, Hierro, Makélélé, Figo e Raúl. Vicente del Bosque treinava o time e Florentino Pérez já era o presidente do clube. 

Pablo Aimar:



Catorze anos atrás, Pablo Aimar, vindo do River Plate, estava atuando no Valência. A equipe espanhola tinha um time simpático, que ainda contava com o lateral brasileiro Fábio Aurélio, Roberto Ayala, John Carew e Didier Deschamps. Além do goleiro Santiago Cañizares. Esse time surpreendeu e foi para a final da Liga dos Campeões em 2001, perdendo para o Bayern de Munique nos pênaltis. Aimar marcou 27 gols em 162 jogos pelo Valência e voltou ao River Plate aos 36 anos. 

Joan Capdevila:

Foto: EFE
O lateral Joan Capdevila não foi nenhum grande jogador, nenhum craque. Mas, apesar das qualidades modestas e de passagens por clubes fora do eixo, como o La Coruña, time que jogava em 2001, Villarreal, Atlético de Madri e Benfica, atuou pela seleção espanhola durante nove anos, de 2002 até 2011. No La Coruña de 2001, Capdevila contava com os brasileiros Mauro Silva, Djalminha e César Sampaio. O grande destaque daquela equipe era o atacante Roy Makaay, que marcou 79 gols em 133 jogos pelo Deportivo. Atualmente, Capdevila atua no Lierse, da Bélgica. 

Rafael Marquez:



O defensor mexicano atuou pela primeira vez na Europa no Mônaco, onde estava em 2001. No elenco daquela equipe já estavam alguns nomes depois conhecidos, como Eric Abidal, Giuly, Prso e o goleiro Roma. Marquez ficou de 99 a 2003 no clube francês, indo depois para o Barcelona. Marquez joga atualmente no Hellas Verona, da Itália.

Nicolas Anelka:



Ainda na França, Nicolas Anelka voltava a atuar no time que o revelou, o Paris Saint-Germain. Depois de passagens por Arsenal e Real Madrid ele voltava para sua casa. Porém, a volta não foi como o esperado, atuou apenas em 57 jogos e marcou 18 gols, para em 2002 ser emprestado ao Liverpool. No PSG de 2001 jogavam Vampeta, sim, ele, Arteta, Christian, aquele atacante revelado pelo Internacional e outros nomes mais genéricos. Ainda em 2001, Ronaldinho Gaúcho foi contratado pelo time. Anelka joga hoje pelo Mumbai City, da Índia. 


Marcelinho Paraíba:

Sem imagens de Marcelinho no Olympique

Sim, amigos, ele mesmo. Quando era um jovem jogador, com seus 26 anos de idade, Marcelinho Paraíba atuava no Olympique de Marselha. Em 19 partidas pelo clube francês, ele marcou 3 gols. Naquele mesmo ano, o clube francês ainda tinha no elenco os valorosos Adriano Gabiru e Fernandão, heróis do Internacional anos depois. Além dos brasileiros, o Olympique contava com os serviços de George Weah e do defensor Gallas. Marcelinho Paraíba atuou pelo Joinville nesse brasileirão e até onde sabemos seguirá jogando no alto de seus 40 anos de idade. 


Van der Vaart:



O meia holandês, lá em 2001, com seus 18 anos, estava em seu segundo ano pelo Ajax, clube o qual defendeu durante cinco temporadas. No Ajax de 2001, os destaques eram Kanu, Chivu e Yakubu, todos rimando. Van der Vaart nunca conseguiu ser muito regular pelos clubes que passou além do Ajax. Atualmente, está no Real Bétis, da Espanha. 

Andreas Isaksson:



O goleiro da seleção sueca, lá no PES 1, estava no baita time da Juventus. Time tão bom que ele era obrigado a ser reserva, já que o titular era nada menos que Edwin van der Sar. Além do arqueiro holandês, o time ainda contava com Inzaghi, Del Piero, Trezeguet, Zidane, Zambrotta e Davids. Fraquinhos. Isaksson, curiosamente, não chegou a jogar uma partida oficial pela Juve nos dois anos de clube. Fez mais sucesso pela seleção sueca e atualmente defende o Kasimpasa, da Turquia. 

Gianluigi Buffon:




Com 23 anos em 2001, Buffon era o titular do gol da Parma. No mesmo ano foi vendido para a Juventus. Naquele time da Parma estavam dois brasileiros curiosos, Júnior, campeão mundial em 2002, e Amoroso. Além dos brasileiros, destaque para Lilian Thuram, os irmãos Paolo e Fabio Cannavaro e Stephen Appiah, de Gana. Buffon, como citado, seguiu para a Juventus em 2001 e está lá até hoje com seus 37 anos de idade.

Esta foi a primeira parte dos jogadores, pois são 26 atletas sobreviventes em suas carreiras. Portanto, muito em breve traremos os outros atletas numa parte 2 do post. 

Não deixe de comentar e compartilhar este e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...