Salve Salve Nerds!
Recentemente, saiu a notícia de que, com a aposentadoria de Rogério Ceni, o único jogador do FIFA 96, primeiro jogo a contar com atletas com nomes reais, que ainda está em atividade é o italiano Francesco Totti, da Roma. O veterano, de 39 anos, tinha apenas 20 anos quando o jogo foi lançado.
Pensando nisso, resolvemos pesquisar que atletas ainda estão em atividade e que estavam presentes no primeiro Pro Evolution Soccer, o PES 1 ou Winning Eleven 5 na versão japonesa. Foi dos primeiros jogos da franquia WE/PES que eu lembro ter jogado e com certeza o pessoal do começo dos anos 90 também. O jogo foi lançado em 2001 e continha 50 seleções e 32 clubes. Do Brasil, haviam apenas Vasco e Palmeiras. Confira todos os times presentes no PES 1 clicando AQUI.
Nas nossas pesquisas, dos aproximados 736 jogadores presentes nos clubes do jogo (32 clubes x 23 jogadores por time), apenas 26 seguem suas carreiras. Lembrando que, provavelmente, jogadores desconhecidos das equipes dos anos de 2000/2001 talvez estejam em atividade, colocamos os que conhecíamos, pois não encontramos uma lista oficial dizendo quais atletas estavam no jogo realmente.
Confira abaixo a lista dos 13 primeiros veteranos do PES 1:
John Terry:
O time do Chelsea da temporada 2000/2001 não tinha as altíssimas cifras que hoje conta através dos investimentos russos. Na época, o Chelsea era um time mediano e nem passava perto de ser a potência de hoje. Mas, John Terry, o zagueirão do time, já estava lá, com seus 21 anos de idade.
Steven Gerrard:
Um dos maiores ídolos do Liverpool, atualmente no Los Angeles Galaxy, Steven Gerrard já fazia história na temporada 2000/2001. A equipe da terra dos Beatles fez um histórico 5 a 4 no Alavés e conquistou a antiga Copa da UEFA, atual Liga Europa. O maestro fez um gol no jogo e viu o time heroicamente ser campeão na prorrogação.
Pepe Reina e Xavi Hernandez:
Foto: AFP/Getti Images |
Pratas da casa do Barcelona, os dois faziam parte do grande elenco do Barça em 2001. Duas figuras importantes no passado recente do clube estavam jogando pelo time: Luis Enrique e Pepe Guardiola. Além da dupla de treinadores, Rivaldo, Frank de Boer e Puyol estavam no elenco. Xavi e Reina eram reservas do time, e, como sabemos, Reina brilhou fora do clube catalão. Já Xavi fez história e ganhou tudo o que podia ganhar pelo Barça.
Iker Casillas:
O maior goleiro da história do Real Madrid ja estava lá, em 2001, firme e forte no gol merengue com apenas 20 anos. No fraco elenco madrilenho estavam Roberto Carlos, Hierro, Makélélé, Figo e Raúl. Vicente del Bosque treinava o time e Florentino Pérez já era o presidente do clube.
Pablo Aimar:
Catorze anos atrás, Pablo Aimar, vindo do River Plate, estava atuando no Valência. A equipe espanhola tinha um time simpático, que ainda contava com o lateral brasileiro Fábio Aurélio, Roberto Ayala, John Carew e Didier Deschamps. Além do goleiro Santiago Cañizares. Esse time surpreendeu e foi para a final da Liga dos Campeões em 2001, perdendo para o Bayern de Munique nos pênaltis. Aimar marcou 27 gols em 162 jogos pelo Valência e voltou ao River Plate aos 36 anos.
Joan Capdevila:
Foto: EFE |
O lateral Joan Capdevila não foi nenhum grande jogador, nenhum craque. Mas, apesar das qualidades modestas e de passagens por clubes fora do eixo, como o La Coruña, time que jogava em 2001, Villarreal, Atlético de Madri e Benfica, atuou pela seleção espanhola durante nove anos, de 2002 até 2011. No La Coruña de 2001, Capdevila contava com os brasileiros Mauro Silva, Djalminha e César Sampaio. O grande destaque daquela equipe era o atacante Roy Makaay, que marcou 79 gols em 133 jogos pelo Deportivo. Atualmente, Capdevila atua no Lierse, da Bélgica.
Rafael Marquez:
O defensor mexicano atuou pela primeira vez na Europa no Mônaco, onde estava em 2001. No elenco daquela equipe já estavam alguns nomes depois conhecidos, como Eric Abidal, Giuly, Prso e o goleiro Roma. Marquez ficou de 99 a 2003 no clube francês, indo depois para o Barcelona. Marquez joga atualmente no Hellas Verona, da Itália.
Nicolas Anelka:
Ainda na França, Nicolas Anelka voltava a atuar no time que o revelou, o Paris Saint-Germain. Depois de passagens por Arsenal e Real Madrid ele voltava para sua casa. Porém, a volta não foi como o esperado, atuou apenas em 57 jogos e marcou 18 gols, para em 2002 ser emprestado ao Liverpool. No PSG de 2001 jogavam Vampeta, sim, ele, Arteta, Christian, aquele atacante revelado pelo Internacional e outros nomes mais genéricos. Ainda em 2001, Ronaldinho Gaúcho foi contratado pelo time. Anelka joga hoje pelo Mumbai City, da Índia.
Marcelinho Paraíba:
Sem imagens de Marcelinho no Olympique |
Sim, amigos, ele mesmo. Quando era um jovem jogador, com seus 26 anos de idade, Marcelinho Paraíba atuava no Olympique de Marselha. Em 19 partidas pelo clube francês, ele marcou 3 gols. Naquele mesmo ano, o clube francês ainda tinha no elenco os valorosos Adriano Gabiru e Fernandão, heróis do Internacional anos depois. Além dos brasileiros, o Olympique contava com os serviços de George Weah e do defensor Gallas. Marcelinho Paraíba atuou pelo Joinville nesse brasileirão e até onde sabemos seguirá jogando no alto de seus 40 anos de idade.
Van der Vaart:
O meia holandês, lá em 2001, com seus 18 anos, estava em seu segundo ano pelo Ajax, clube o qual defendeu durante cinco temporadas. No Ajax de 2001, os destaques eram Kanu, Chivu e Yakubu, todos rimando. Van der Vaart nunca conseguiu ser muito regular pelos clubes que passou além do Ajax. Atualmente, está no Real Bétis, da Espanha.
O goleiro da seleção sueca, lá no PES 1, estava no baita time da Juventus. Time tão bom que ele era obrigado a ser reserva, já que o titular era nada menos que Edwin van der Sar. Além do arqueiro holandês, o time ainda contava com Inzaghi, Del Piero, Trezeguet, Zidane, Zambrotta e Davids. Fraquinhos. Isaksson, curiosamente, não chegou a jogar uma partida oficial pela Juve nos dois anos de clube. Fez mais sucesso pela seleção sueca e atualmente defende o Kasimpasa, da Turquia.
Gianluigi Buffon:
Com 23 anos em 2001, Buffon era o titular do gol da Parma. No mesmo ano foi vendido para a Juventus. Naquele time da Parma estavam dois brasileiros curiosos, Júnior, campeão mundial em 2002, e Amoroso. Além dos brasileiros, destaque para Lilian Thuram, os irmãos Paolo e Fabio Cannavaro e Stephen Appiah, de Gana. Buffon, como citado, seguiu para a Juventus em 2001 e está lá até hoje com seus 37 anos de idade.
Esta foi a primeira parte dos jogadores, pois são 26 atletas sobreviventes em suas carreiras. Portanto, muito em breve traremos os outros atletas numa parte 2 do post.
Não deixe de comentar e compartilhar este e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário