domingo, 20 de março de 2016

Há 40 minutos antes do nada



Salve Salve Nerds!



Para falar de um dos maiores clássicos do nosso futebol e que acontece novamente hoje, o FlaFlu, temos texto do Lucas:


Procurando o que seria a definição da palavra “Clássico”, não é possível ter um significado objetivo. Encontramos referências, por exemplo, cultura greco-romana, uma corrente literária, músicas orquestrais, também são nome de álbuns de vários músicos.
Ao ver outras exemplificações, chegamos ao “Clássico” como um confronto entre dois times rivais, essa rivalidade pode ser por conta de uma proximidade geográfica.

Depois de toda essa contextualização, gostaria de destacar o prélio que teremos hoje, Flamengo x Fluminense. De acordo com a história, essas duas esquadras nasceram de um embate.

Na década de 30, o Fluminense era o único time, dos quatro que temos hoje, que era profissional. Enfim, depois de um cisma entre o elenco tricolor, alguns jogadores se desligaram do clube, e montaram um time de futebol no clube da Gávea, que na época só era conhecido pelo remo.
Nesse primeiro jogo, os guerreiros das Laranjeiras, venceram o Flamengo. Felizmente, esse clássico só aumentou e tornou-se o charmoso Fla x Flu, um clássico que rompeu as quatro linhas.

Essa afirmação é possível por conta de vários personagens. Entre eles, Assis, que fez um gol de cabeça, nessa oportunidade, podemos ter a certeza que a Terra se abaixou, para esse talentoso meio-campista cabecear, podemos falar de Zico, o artilheiro do Clássico, ou do famoso gol da saliente barriga de Renato Gaúcho, e também de Júnior, o vovô garoto, que comandou o Flamengo em 92, fazendo gol na final do Clássico.

Citei alguns, que são importantes, mas existem dois, que com toda a certeza, deram o sentido desse clássico ser o mais famoso e charmoso do Brasil. 
Nelson Rodrigues e Mário Filho, irmãos, porém, rivais. Toda a segunda-feira esses dois guardavam nas palavras para descrever e embelezar o que muitas vezes era quase impossível. A destreza que esses dois possuíam com as palavras, enriqueceu a mística de um jogo de futebol.

Esses ilustres criaram também, uma linguagem própria para o clássico, muitos desses termos se popularizaram, que foi algo que transcendeu o futebol. O Fla x Flu, virou algo que foi usado para ilustrar episódios da política.

Um Clássico que já teve Domingos da Guia, Leônidas, Rivelino, Zico e Renato Gaúcho, já teria ingredientes suficientes para ter história. Mas, as palavras se eternizam e agregam valor. Tal embate não poderia ser expressado de forma pobre, porque arte só pode ser explicado por arte.

Hoje, a batalha é em São Paulo, no memorável Pacaembu, que em 1942, recebeu a peleja. Com personagens, menos importantes, mas com o mesmo jeito, pois a estrutura é maior que o indivíduo. Agradeço por isso, porque nada pode tirar o brilho de algo fantástico.
A história diz que o primeiro jogo, foi na década de 30, mas assim como Nelson Rodrigues, acredito eu que, Flamengo x Fluminense foi criado há 40 minutos antes do nada.


Não deixe de comentar e compartilhar esse e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...