Salve Salve Nerds!
Fórmula 1 de volta e desta vez com o GP da Europa, que estreou em Baku, no Azerbaijão. Um circuito de rua com setores mais estreitos que Mônaco e direito a muitas escapadas dos pilotos em algumas curvas.
Na classificação, Q1 dominado pelas Mercedes, com Rosberg liderando e Hamilton em segundo. Já entre os eliminados, a surpresa ficou por conta das Renault, que fizeram penúltimo e último lugares com Kevin Magnussen e Jolyon Palmer, respectivamente. Além deles, Marcus Ericson, Jenson Button, Pascal Wehrlein e Rio Haryanto foram eliminados.
No Q2, Mercedes novamente na frente, com Sergio Perez, da Force India, em terceiro e muito bem, deixando Daniel Ricciardo em quarto e Max Verstappen em quinto. Na área dos eliminados nessa parte, deram adeus Felipe Nasr, Esteban Gutierrez, Fernando Alonso, Carlos Sainz, Nico Hulkenberg e Romain Grosjean.
E no Q3, a briga pela pole position se definiu antes das voltas finais. Lewis Hamilton errou em uma curva e acabou batendo o carro, deixando o primeiro posto tranquilo para Nico Rosberg. Em segundo ficou Sergio Perez, terceiro Daniel Ricciardo, quarto Sebastian Vettel, quinto Kimi Raikkonen, sexto Felipe Massa, sétimo Daniil Kvyat, oitavo Valtteri Bottas, nono Max Verstappen e décimo Lewis Hamilton.
Obs: Sergio Perez e Carlos Sainz trocaram os câmbios de seus carros e perderam cinco posições no grid. Kevin Magnussen trocou também o câmbio e fez mudanças na suspensão do carro, largando dos boxes.
Obs: Sergio Perez e Carlos Sainz trocaram os câmbios de seus carros e perderam cinco posições no grid. Kevin Magnussen trocou também o câmbio e fez mudanças na suspensão do carro, largando dos boxes.
Na largada, Rosberg manteve a ponta e os ponteiros se mantiveram nos mesmos lugares também. Perez largou bem e já brigava pelo quarto lugar com Raikkonen. Hamilton largou em décimo e por lá estava. Com o DRS liberado, Bottas passou Kvyat pela oitava posição. Hamilton também passou Kvyat pela nona posição. Perez, inspirado, vinha colocando o carro de lado de Raikkonen. E Verstappen foi ultrapassado por vários pilotos, Bottas, Hamilton e Grosjean depois de espalhar quando se protegia da passagem de Bottas.
Vettel, mais rápido, chegou de lado e passou bem Ricciardo pelo segundo lugar. Verstappen foi para os boxes e já trocou pneus na volta seis. Ricciardo que foi para os boxes também na volta sete. Top 5 com Rosberg, Vettel, Raikkonen, Perez e Massa. Plástico na pista e no carro de Vettel e Raikkonen, atrapalhando os pilotos. Kvyat, com problemas na suspensão, abandonou. Massa também foi para os pits e voltou com pneus macios. Hamilton já vinha pra cima de Bottas pela quinta posição. Destaque para Pascal Wehrlein, décimo colocado com a Manor. Raikkonen foi para os boxes e Vettel também foi chamado na volta seguinte, estratégias se alterando, previsão era de apenas um pit stop na prova.
Ricciardo passou Wehrlein pela oitava posição e já deixou também Grosjean para trás na reta seguinte, conseguindo o sétimo posto. Hamilton, na força da Mercedes, passou Bottas pelo quarto lugar. Raikkonen foi pra cima de Wehrlein e na habilidade passou o piloto na curva. Logo atrás vinha Massa, que já chegava para passar o piloto da Manor. Massa aproveita a super reta do circuito e passa Wehrlein. Diferença de 15 segundos entre Rosberg e Vettel. Wehrlein, que mais lento já trazia mais dois pilotos próximos dele, Ericsson e Verstappen. Raikkonen foi punido com cinco segundos a mais do tempo final de prova por ter passado pela linha branca da entrada dos boxes na reta. Hamilton, na volta 16, foi para os boxes.
Perez, que estava em terceiro, foi para os boxes para trocar pneus e quem sabe fazer apenas um pit stop. Raikkonen vinha buscando o quarto lugar de Ricciardo, finlandês inspirado. Colocou de lado e passou o australiano na reta principal. Massa seguido pelos rápidos Perez e Hamilton, Massa que era o sétimo colocado. Perez colocou de lado na reta e passou Massa, que tentou reagir, mas já viu Hamilton chegar também e fazer a passagem na volta 20. Na volta 21, enfim, Rosberg foi chamado para os boxes. Perez e Hamilton foram precisos e passaram Ricciardo em sequência, como fizeram com Massa.
Vettel que vinha tirando a diferença para Raikkonen, que era o segundo, enquanto Perez também vinha chegando no piloto alemão, estava a cinco segundos na metade da prova, volta 24. Hulkenberg passou Sainz e já era o oitavo colocado. Ricciardo também aproveitou e passou Sainz na volta 27. Vettel já estava a pouco mais de um segundo atrás de Raikkonen, que conseguia manter essa diferença e fugir do uso da asa móvel do companheiro de equipe. No estilo Ferrari, Raikkonen cedeu posição para Vettel e nada de brigas.
Massa foi para os boxes de novo na volta 28, voltando com os mesmos pneus macios. Raikkonen pediu para Vettel se isolar com a ultrapassagem e o alemão seguiu a dica a risca, melhor volta da prova. Relembrando os tempos de GP2, Nasr foi pra cima de Palmer. Os dois foram companheiros de equipe e adversários diretos na categoria de base da Fórmula 1. Sainz escapou da pista e bandeira amarela no setor por alguns segundos. Como a área de escape era enorme por ali, nada de problemas aos outros pilotos. Problemas de suspensão, os mesmos do parceiro Kvyat, que abandonou também. Perez, mais rápido, vinha chegando em Raikkonen pela terceira posição. Hamilton com problemas nos ajustes do carro, porém com as novas regras do rádio a equipe não pode passar as orientações de ajustes, que são agora por conta do piloto.
Diferença de Rosberg para Vettel era de 16 segundos, enquanto o alemão da Ferrari tinha vantagem de cinco para Raikkonen e o finlandês mais três segundos para Perez na volta 36. Briga caseira entre as Mclaren e Button passou Alonso pelo décimo segundo lugar. Nasr foi pra cima de Alonso e passou o espanhol. Wehrlein foi outro que escapou e abandonou a prova com problemas nos freios. Grosjean passou Alonso e depois levou o troco, mas teve nova tentativa e passou o espanhol em definitivo.
Restando oito voltas para o final, a única briga possível entre os ponteiros era entre Perez e Raikkonen, separados por dois segundos de diferença. O finlandês que vinha com pneus bem usados, com mais de 30 voltas. Alonso, com problemas, foi para os boxes e abandonou a prova restando sete voltas. Verstappen, sempre arriscando, chegou e passou Massa pelo nono lugar. Perez que, com a punição sofrida por Raikkonen, ficava com o terceiro posto. Raikkonen que também levou um não da equipe ao pedir orientações técnicas, a exemplo da Mercedes com Hamilton. Ricciardo vinha se aproximando de Hulkenberg, que já estava com os pneus desgastados restando quatro voltas.
Ricciardo passou Hulkenberg e o alemão até tentou reagir, mas não conseguiu. Perez chegou em Raikkonen, querendo o terceiro lugar na pista. Verstappen, aproveitando a falta de rendimento de Hulkenberg, passou o piloto da Force India pelo oitavo lugar. E na volta final, Perez acelerou na reta e passou bonito Raikkonen pelo terceiro lugar. De ponta a ponta, sem problemas, fazendo pole e melhor volta, vence Nico Rosberg! Em segundo Vettel, terceiro e incrivelmente Perez, quarto Raikkonen, quinto Hamilton, sexto Bottas, sétimo Ricciardo, oitavo Verstappen, nono Hulkenberg e décimo Massa.
No campeonato, Rosberg novamente se isola na ponta, com 141 pontos contra 117 de Hamilton.
A próxima corrida será o GP da Áustria, no dia 3 de julho.
Não deixe de comentar e compartilhar esse e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário