terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Pan de 87 - Reescrevendo a História do Basquete

No dia 23 de agosto de 1987, na final do Basquete nos jogos Pan Americanos de Indianápolis, entre Estados Unidos e Brasil, o esporte conheceu o fim de um tabu.
Desde a criação do Basquete, os Estados Unidos eram, e ainda são, a potência desse esporte. Até 1987, ninguém, exatamente, ninguém havia vencido os estadunidenses em sua casa, em uma final (alguns dizem que eles nunca haviam perdido partida alguma antes).
Na partida, os EUA tiveram vantagens enormes, chegando próximas dos 20 pontos de diferença, inclusive com o primeiro tempo terminando com 68 a 54 para os donos da casa.
Perdendo e com dificuldades, o técnico Ary Vidal (de certa forma homenageado nesse post, pois faleceu ontem) decidiu apostar no talento de seus principais jogadores: Oscar e Marcel. A linha de 3 havia sido criada 3 anos antes, e Ary arriscou em marcar o maior número de pontos possíveis, e a linha era a última esperança.
Marcando 55 pontos no segundo tempo, a dupla Oscar e Marcel levou o Brasil para a maior virada da história do Basquete por seleções, e assim colocar o nome brasileiro no hall de grandes times desse esporte.
Abaixo, os instantes finais desse jogaço, em vídeo:


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...