Salve Salve Nerds!
Fórmula 1 de volta e com a prova noturna de Cingapura, no calor e alta umidade que mesmo à noite desgastam os pilotos e carros. Nos treinos livres, as Mercedes não foram bem e viram Ferrari e Red Bull ficarem na frente. Na qualificação, foi o mesmo, com revezamento entre Vettel, Raikkonen, Ricciardo e Kvyat. No Q1, ficaram de fora Felipe Nasr, Ericsson, Maldonado, Stevens e Alexander Rossi, que estreou pela Manor e ficou seis segundos mais lento que o líder.
No Q2, briga acirrada para ver quem ficaria de fora, mas Carlos Sainz acabou adiantando esse final. O espanhol acabou escapando e batendo no muro, causando bandeira amarela e final de qualificação já que os pilotos tiveram que reduzir a velocidade e era a última volta. Além de Sainz, ficaram fora Hulkenberg, Alonso, Perez e Button. No Q3, briga direta entre Ferrari e Red Bull pela ponta, com a Mercedes correndo por fora. Sebastian Vettel fez a pole position com um tempo avassalador. Em segundo ficou Daniel Ricciardo, terceiro Kimi Raikkonen, quarto Daniil Kvyat, quinto Lewis Hamilton, sexto Nico Rosberg, sétimo Valteri Bottas, oitavo Max Verstappen, nono Felipe Massa e décimo Romain Grosjean.
Assim, primeira pole que não seja da Mercedes no ano. Ferrari não fazia uma desde 2012. Lewis Hamilton poderia ter igualado o recorde de oito pole positions seguidas e a Mercedes de 24 pole positions seguidas, mas os carros não foram bem na qualificação.
Fora da pista, fica o nosso lamento com a Globo, pelo descaso com o torcedor que viu apenas 3 minutos da classificação no final dela.
Fora da pista, fica o nosso lamento com a Globo, pelo descaso com o torcedor que viu apenas 3 minutos da classificação no final dela.
Foto via LAT Photographic |
Na largada, Vettel manteve a ponta, Ricciardo segundo, Raikkonen terceiro, Kvyat quarto e Hamilton quinto. Muitas brigas do quinto para trás, com Bottas indo pra cima de todos e as Force India brigando entre si. Verstappen teve problemas com o carro e nem conseguiu largar, ficou parado na pista. Massa era o oitavo e Nasr o décimo quarto. Nada de brigas no grid e Vettel já abria três segundos sobre Ricciardo.
Corrida bem parada no momento, sem brigas por posição no grid. Vettel diminuiu o ritmo e Ricciardo começou a andar no mesmo tempo que o alemão, porém estava a cinco segundos dele. Na volta 8, já começou a reza pela vinda do Safety Car, que já apareceu 10 vezes em sete corridas em Cingapura. Top 5, recordando, com Vettel, Ricciardo, Raikkonen, Kvyat e Hamilton. Grosjean foi o primeiro a ir aos pits na volta 10. Colocou pneu macio, o mais duro do final de semana.
E Alonso, na volta seguinte, já chamou metade do grid para os boxes, a maioria na parte de trás do grid. Perda de tempo no pit stop em torno de mais de 30 segundos e pneus sofrendo bastante desgaste devido ao calor. Ricciardo tirando a diferença para Vettel, chegou a ser 5.3 segundos e era na volta 12 de 4.1 segundos. Kvyat foi o primeiro ponteiro a parar, sem problemas. Massa também foi e mudou, colocando pneus supermacios. Na volta, bateu em Hulkenberg e mandou um chega pra lá. Safety Car virtual para a retirada do carro do alemão. Massa seguiu a linha dele e Hulkenberg atravessou, aparentemente culpa do alemão pela batida, o brasileiro não tinha muito espaço para fugir do acidente.
Lap 14/61: VSC as Hulkenberg and Massa collide - the German's race is over #SingaporeGP #F1NightRace pic.twitter.com/7PPldt3Nxi
— Formula 1 (@F1) 20 setembro 2015
Com o Safety Car virtual as diferenças de tempo pouco mudaram, ou seja, na relargada não haverão tantas brigas assim. Depois das paradas, Felipe Nasr pulou para nono lugar, enquanto Felipe Massa era o décimo quarto. Muito furada esse Safety Car virtual, demorando mais que o real e depois ainda entra o real pra relargada. Top 5 na volta 17 com Vettel, Ricciardo, Raikkonen, Hamilton e Rosberg.
Relargada e posições mantidas, mas logicamente carros mais próximos. Vettel rendia menos que Ricciardo, portanto poderia haver briga pela liderança. Sainz teve problemas de potência no carro e caiu para último. Nasr segurando a pressão de Grosjean pelo nono lugar. Os três líderes vinham com pneus supermacios, enquanto o pelotão atrás vinha de macios. Ricciardo já estava a menos de um segundo de Vettel e Raikkonen encostava no australiano da Red Bull. Líderes poupando equipamento com medo da Mercedes, que poderá brigar pela vitória na próxima parada, já que virá com pneus supermacios e eles terão que usar pneus macios.
Pistas novas sem pontos de ultrapassagem, tudo maravilhoso fora mas falta chances de ultrapassagem na pista, que é o que importa mais. Hamilton com problemas foi ficando mais lento e sendo passado por todos. Espaço para Rosberg encostar na briga pelo campeonato. Hamilton com problemas também foi bom para o pessoal a frente, que teria apenas Rosberg para se preocupar com a estratégia diferente usada nos pneus. Felipe Nasr aproveitou o problema de Hamilton, o passou e assumiu o oitavo posto. Volta 29 e Vettel voltou a acelerar, passando a abrir 3.5 segundos para Ricciardo.
Lap 28/61: Hamilton suffers loss of power and quickly jumped by Rosberg, Kvyat & Bottas #SingaporeGP #F1NightRace pic.twitter.com/BP6sfcwG3y
— Formula 1 (@F1) 20 setembro 2015
Massa foi aos boxes para resolver problemas de câmbio do carro, fez um drive through e saiu lento dos boxes, sendo forçado a abandonar. Sainz foi para cima de Ericsson pela décima quarta posição. Kvyat fez novo pit stop e teve problemas para fixar o pneu traseiro direito. Alonso também abandonou com problemas de potência no carro. Que loucura, um cara invadiu a pista em Cingapura, caminhou um pouco e depois saiu. Com a entrada do homem na pista, vários pilotos foram para os boxes para trocar pneus.
We've a man on the track. Safety car is out! LIVE: http://t.co/FORxjX9BQ9 #SkyF1 pic.twitter.com/IIBaVaqTfd
— Sky Sports F1 (@SkySportsF1) 20 setembro 2015
Safety Car bem longo com a entrada do maluco na pista e o reajuste de posições dos carros no grid. Relargada e várias brigas no meio do grid com as Manor atrapalhando um pouco a galera. verstappen, na vontade, passou Nasr. Button e Maldonado bateram, voando pedaços de carro. Até parece que os carros aprenderam a ultrapassar, várias brigas. Button precisou ir aos boxes trocar a asa do carro. Bela briga entre Verstappen e Maldonado. E Verstappen fez a melhor volta da prova, sete décimos de segundo mais rápido que Vettel. Briga pelo décimo lugar entre Malonado, Nasr e Ericsson pela décima primeira posição. Logo a frente, Grosjean, Verstappen e Sainz brigavam pelo oitavo lugar.
Na habilidade, Verstappen passou bonito Grosjean. Sainz foi pra cima também e passou. Verstappen que chegou a estar uma volta atrás de todos ao não conseguir largar e no momento era o oitavo. Volta 45 e top 5 com Vettel, Ricciardo, Raikonnen, Roserg e Bottas. Verstappen, inspirado, foi pra cima de Perez pela sétima posição. Button também com problemas, chamado para os boxes e abandonando. Todos os abandonos por problemas foram com a caixa de câmbio.
Voando, Nasr passou Maldonado pela décima primeira posição. Sem rendimento, Maldonado também perdeu posição para Ericsson.As duas Toro Rosso encostaram em Perez na luta pelo sétimo posto. Nasr chegou em Grosjean, brigando pelo ponto de honra na corrida. Na pressão, Nasr forçou erro de Grosjean e conseguiu a ultrapassagem para conseguir a décima posição. E Verstappen seguiu tentando passar Perez.
E vence Sebastian Vettel! Grande vitória do alemão! Vitória de número 42 do alemão, superando Senna! Belo trabalho da Ferrari, que volta a vencer na temporada. Em segundo ficou Ricciardo, terceiro Raikkonen, quarto Rosberg, quinto Bottas, sexto Kvyat, sétimo Perez, oitavo Verstappen, nono Sainz e décimo Nasr em boa prova do brasileiro.
Foto via Sky Sports |
No campeoanto, diferença de Hamilton para Rosberg caindo para 41 pontos, enquanto Vettel encosta em Rosberg, apenas oito pontos atrás. A Fórmula 1 volta semana que vem em Suzuka para o GP do Japão.
Vote no Nerd Esporte no prêmio Top Blog 2015. Na edição 2013/2014 ficamos entre os 100 melhores blogs de esporte do Brasil. Portanto, pedimos a sua ajuda para conseguirmos um bom resultado.
Não deixe de comentar e compartilhar este e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário