quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Copa do Mundo - Grupo F



Salve Salve nerds!

Sim, mais uma quarta-feira falando dos grupos da Copa do Mundo. Nesta sexta semana desta jornada falaremos do grupo F, composto por Argentina, Bósnia, Irã e Nigéria. A grande favorita no grupo é a Argentina, que se não bobear fica em primeiro lugar e escapa de enfrentar a França na fase seguinte, se os franceses também passarem em primeiro no grupo E.
O segundo lugar terá a disputa entre Bósnia e Nigéria, com os estreantes em copas correndo por fora e tentando segurar a velocidade e força física nigeriana. Provavelmente a vaga será decidida por quem vencer o jogo entre os dois, já que a Argentina pode vencê-los e os dois também deverão vencer dos iranianos.
Agora, a análise de cada seleção:

Argentina:


Os nossos hermanos tem uma equipe de qualidade e que sonha também com o título mundial. Vamos para os destaques por posição. Não garantimos a escalação, mas o goleiro é Andújar, do Catania, os zagueiros Garay e Fernandez, nas laterais Zabaleta e Ansaldi.
O meio vem com Mascherano como volante central, porém variando os esquemas táticos poderemos ter Dí Maria, Pastore, Lavezzi e outros. No ataque surgem ótimas opções como Messi, o melhor do mundo por 4 anos seguidos apenas, Tévez, Aguero, Milito e Higuaín. Ou seja, são boas opções, principalmente do meio pra frente, com jogadores consagrados e atualmente em boa fase. Será uma boa dor de cabeça para o treinador Alejandro Sabella, que ao contrário do Brasil disputou as eliminatórias, um bom preparatório e que entrosou a equipe.
Resta saber se os argentinos terão forças suficientes para se portarem como uma grande seleção ou se vão jogar com nas últimas Copas, quando foram precocemente eliminados. Porém, falando de grupo F, as condições são mais do que ideais para passar em primeiro e com certa tranquilidade.


Bósnia-Herzegovina:




É a única seleção estreante na Copa do Mundo, porém tem experiência das últimas temporadas, quando disputou a repescagem da Copa de 2010 contra Portugal e a repescagem da Eurocopa. É um país jovem, oriundo da União Soviética e depois da Iugoslávia, além de ter sofrido com guerras após a separação. Falando da seleção e de seus jogadores, como destaques podemos lembrar do maior jogador da atual geração bósnia, Dzeko, que atua no Manchester City e é o atleta mais importante deste time. Vale falar também de Pjaníc, da Roma, Ibisevic do Stuttgart e Lulic da Lazio. 
Não tem uma tradição e aos poucos vai conseguindo exportar jogadores para países com tradição no futebol europeu, fazendo o futebol bósnio evoluir bastante de alguns anos para cá. Resta saber se haverá um equilíbrio emocional e como reagirá a seleção que não tem nenhum parâmetro de competições mundiais anteriores para comparar. 

Irã:


Tão misteriosa quanto o próprio país é a seleção iraniana de futebol. Apenas dois jogadores desta equipe atuam em times com alguma tradição na Europa, Masoud, do Zaragoza e Ashkan, do Fulham, ambos meias. O restante do elenco predominantemente atua no Irã ou no oriente médio, influenciados pela forte cultura islâmica e o sistema político do país que é aliado a religião também, não generalizando mas generalizando, com uma cultura anti-ocidente.
Em Copas do Mundo o Irã nunca passou da primeira fase e venceu uma única partida, contra os Estados Unidos, em 1998. Ficaram fora do mundial em 2010, portanto estão a 8 anos sem saber o que é Copa do Mundo. Provavelmente o histórico de desempenho se repetirá e o Irã deverá ser eliminado já na primeira fase, sem dar muito trabalho aos adversários.

Nigéria:


Os nigerianos são os atuais campeões continentais, inclusive estiveram no Brasil ano passado na Copa das Confederações, já dando uma imagem do que apresentará este ano. Não tem um time com poder de decisão muito grande, além de faltar qualidade nas finalizações, mas tem jogadores bons. Os destaques são o goleiro Enyeama, o meia Mikel e o atacante Moses, os 3 com experiência grande no futebol europeu.
Não é uma seleção inspiradora dos tempos de Oba Oba Martins, porém com um grupo não tão forte luta com a Bósnia pelo segundo lugar do grupo. Vejamos qual Nigéria encontraremos, a da Copa Africana de Nações ou a da Copa das Confederações.

Ficamos por aqui e semana que vem grupo G, quase finalizando a análise completa de cada seleção que virá ao Brasil em junho.


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...