sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Cricket: Um esporte famoso e desconhecido



Salve Salve Nerds!

Na foto aparecem os dois batsmen e um bowler do outro time

Por Plínio Lopes

É fácil acertar qual é o esporte mais praticado no mundo. O futebol, é claro. Mas você sabe qual é o segundo esporte mais famoso em todo o planeta Terra? É o cricket. Sim, eu sei que você provavelmente nunca ouviu falar sobre cricket, mas isso acontece porque ele tem uma fama pequena aqui no Brasil. Esse primeiro texto vai fazer uma introdução a esse esporte diferente. Pode parecer confuso, mas é bem simples. Nos próximos textos irei explicar cada parte do jogo separadamente.

Para quem entender um pouco de inglês, ainda vale a pena dar uma olhada nesse vídeo que explica a mecânica do jogo:




O cricket foi criado no século XVI e é praticado, principalmente, na Índia, Inglaterra, Austrália, Paquistão e na região da América Central. O jogo possui diferentes estilos, mas dois são os principais: o Test Cricket e o Twenty20. 

Esse esporte também lembra um jogo que fez parte da infância de diversas crianças Brasil afora: o bets ou bet ombro. A similaridade entre os dois é grande, principalmente na mecânica do jogo.

O esporte é praticado entre dois times com 11 jogadores cada. Um time fica no ataque e tem como objetivo marcar pontos, ou corridas (runs). O outro time fica na defesa e precisa eliminar os jogadores adversários acertando a bola na casinha (ou wicket). Assim que todos os atacantes forem eliminados, os times invertem as posições. Vence quem fizer o maior número de pontos com o menor número de eliminados.

O período em que um time ataca (rebate a bola) ou defende (arremessa a bola) é chamado de entrada (ou inning). Cada entrada tem um certo número de arremessos permitidos, normalmente sendo 10 ou 50 overs. Um over é o conjunto de 6 arremessos válidos feitos por um jogador.

Durante a partida, o time que ataca fica com dois rebatedores (ou batsmen) que revezam na rebatida a cada pontuação. O time que defende fica com um jogador arremessando e troca de jogador a cada over. O resto do time defensor fica espalhado no campo para pegar a bola quando ela é rebatida.

Pontuação

O único jeito de marcar pontos é rebatendo a bola. Os pontos são chamados de runs. Se uma bola rebatida cruzar a linha limite do campo tocando no chão, são quatro pontos. Se a bola cruzar essa linha sem tocar no chão, são seis pontos.

O mais comum, porém, é quando o rebatedor consegue rebater a bola para uma área dentro do campo e consegue cruzar a área e trocar de lugar com o outro rebatedor antes que a bola volte para as mãos do arremessador. Isso vale 1 ponto e é bem semelhante ao que acontece no bets.

A pontuação é escrita da seguinte maneira: número de runs/número de jogadores eliminados. Por exemplo, se o time A fez 230 runs e perdeu só 4 jogadores eliminados durante todos os overs que podiam ser lançados, ele fez 230/4. 

A soma da pontuação das entradas é a pontuação final do jogo. Dependendo do estilo do jogo, ele pode ter mais de uma entrada.

Campo

O campo de jogo do crícket tem diferentes tamanhos e possui duas áreas principais. O pitch é onde a ação acontece com os wickets, os rebatedores e os arremessadores. É o retângulo central da imagem.

A parte verde escura é chamado de outfield. O final dela é a linha limite do campo que permite pontuações mais altas.


Jogadores

Não existe posição fixa no cricket, os jogadores precisam saber realizar todas as funções, diferentemente do futebol. No decorrer da partida, quando os jogadores que estão no taco vão sendo eliminados, todos os jogadores precisam rebater, até mesmo quem não tem muita afinidade. Porém, eles são classificados de acordo com sua melhor posição em: bowler, bastmen e both. 

O bowler é o jogador que tem com melhor habilidade arremessar a bola. Normalmente, as bolas passam dos 100 km/h.

O batsmen tem como melhor habilidade rebater. O objetivo principal é rebater o mais longe possível, de preferência para fora do campo para ganhar mais pontos.

Ainda existem os jogadores que são muito habilidosos em ambas as funções.

Wicket

É a casinha. O objetivo do time que defende é derrubar a casinha, impedindo assim que o time que está com o taco marque pontos.



Stump: São os três pinos de madeira que compõem o wicket.

Bails: É o pedaço de madeira que fica em cima dos stumps e compõem o wicket.


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...