Valttteri Bottas fez a pole position e liderou com certa tranquilidade boa parte da prova no Red Bull Ring, na Áustria, para garantir o segundo triunfo na categoria. Sebastian Vettel chegou a fazer pressão, mas não conseguiu passar Bottas. Daniel Ricciardo segurou o veloz Lewis Hamilton e garantiu o último lugar do pódio. Com o triunfo, Bottas volta a brigar pelo campeonato com Vettel e Hamilton.
Imagem: Divulgação/F1 |
Top 5 na volta 8 tinha Bottas, Vettel, Ricciardo, Raikkonen e Grosjean. Grosjean que foi passado por Hamilton, que vinha escalando o grid. Bottas estava sendo investigado por supostamente queimar a largada e Kvyat foi punido com uma passagem nos boxes por causar o acidente da primeira volta. Investigações a parte, na volta 12 Bottas já tinha 4.8 segundos de vantagem para Vettel. Hamilton se aproximava de Raikkonen e estava a 1.6 segundos do finlandês. Os dois já começavam a sofrer com bolhas nos pneus.
O inglês chegou a menos de um segundo do finlandês, mas ainda não tinha conseguido fazer pressão para passar. Enquanto isso, Bottas vinha voando e estava sete segundos na frente de Vettel, que tinha quatro segundos de vantagem para Ricciardo. A investigação sobre a largada de Bottas foi concluida sem maiores ações e punições. Com problemas, Magnussen vinha lento na pista e recolheu o carro para os boxes na volta 31.
Hamilton parou nos boxes e voltou com pneus ultramacios. Ricciardo parou também, colocando pneus supermacios. Vettel parou na volta seguinte e também colocou compostos supermacios. O top 5 sem paradas de todos tinha Bottas, Raikkonen, Vettel, Ricciardo e Hamilton. Vantagem enorme de Bottas, com 20 segundos de vantagem para Raikkonen, que tinha cinco de vantagem para Vettel e o alemão tinha quatro segundos de frente para Ricciardo. Na volta 42, Bottas foi para os pits, colocando pneus supermacios.
Raikkonen, que não havia parado, assumiu a liderança da prova. Volta 44 e Bottas passou tranquilo o compatriota Raikkonen, que parou nos boxes em seguida, colocando compostos supermacios e voltando em quinto. Na volta 46, Sainz teve problemas e abanbonou a prova. Massa, sem parar, estava em sexto lugar e rodando boas voltas. E, na volta 48, Massa enfim parou nos pits e voltou em nono lugar.
Massa chegava em Ocon pelo oitavo lugar, depois de deixar Bottas dar uma volta nele. Pneus de Hamilton esfarelando, mas mesmo assim o inglês vinha virando ótimos tempos. Bottas com 2.5 de vantagem para Vettel, que tinha 5 segundos para Ricciardo. O australiano tinha 1.2 segundos para Hamilton. Na volta 66, começou a pingar a chuva na pista, mas de maneira muito discreta. Restando três voltas, Vettel chegou no finlandês e estava a 1.2 segundos apenas.
Indo para o tudo ou nada, Hamilton colocou de lado, mas Ricciardo segurou bem. Vettel ainda tentou na última volta, mas quem levou foi Valtteri Bottas! Vence Bottas, segunda vitória do finlandês na Fórmula 1. Segundo posto para Vettel, terceiro Ricciardo, segurando o quarto, Hamilton. Quinto Raikkonen, sexto Grosjean, sétimo Perez, oitavo Ocon, nono Massa e décimo Stroll. As duas Williams pontuando.
Foto: Mercedes/Divulgação |
No campeonato, Vettel aumenta a vantagem para Hamilton, e ao mesmo tempo o inglês vê Bottas encostar na briga. Vettel pula para 171 pontos, vendo Hamilton com 151 e Bottas com 136. A Fórmula 1 volta semana que vem, dia 16, com o GP de Silverstone, na Inglaterra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário