Vettel, Verstappen e Raikkonen batem na primeira curva, abandonam e abrem caminho para Hamilton vencer de ponta a ponta o GP de Singapura. Com chuva no início de prova e três Safety Cars a prova terminou no tempo de duas horas, antes das 61 voltas previstas. Hamilton, com o triunfo, se isolou na liderança do campeonato.
Fórmula 1 de volta a cidade estado de Singapura, com a corrida noturna no circuito de Yas Marina. Na qualificação, o Q1 teve boas surpresas. A Red Bull mostrou que vinha bem e fez os dois primeiros lugares, com Max Verstappen e Daniel Ricciardo. As surpresas foram Fernando Alonso em terceiro, Carlos Sainz em quarto e Stoffel Vandoorne em quinto. Ficaram de fora Kevin Magnussen, Felipe Massa, que acabou batendo o carro na primeira tentativa e não conseguiu fazer outra volta boa, Lance Stroll, Pascal Wehrlein e Marcus Ericsson, que bateu nos treinos e não fez a qualificação.
No Q2, a Red Bull seguiu na ponta, seguida pelas Ferrari. Ficaram de fora no Q2 Jolyon Palmer, Sergio Perez, Daniil Kvyat, Esteban Ocon e Romain Grosjean. Na briga pela pole position, o Q3, Sebastian Vettel mostrou as caras e fez o melhor tempo com 1:39:669, ficando a frente de Max Verstappen. Na segunda tentativa, Verstappen não conseguiu melhorar o tempo e Vettel melhorou mais ainda, anotando 1:39:491. Pole position de número 49 na carreira do alemão. Atrás de Vettel e Verstappen, completaram o top 10 em terceiro Daniel Ricciardo, quarto Kimi Raikkonen, quinto Lewis Hamilton, sexto Valtteri Bottas, sétimo Nico Hulkenberg, oitavo Fernando Alonso, nono Stoffel Vandoorne e décimo Carlos Sainz.
Antes da prova, começou a chuva em Singapura e as equipes ficaram em dúvidas sobre o tipo de pneu a ser usado, se o de pista seca ou intermediário, pois a chuva variava bastante ao longo do circuito. Os seis primeiros largaram de pneus intermediários, com alguns de pneus de chuva mais forte mais atrás e de pneus de pista seca.
Na largada, batida tripla entre Vettel, Verstappen e Raikkonen, já chamando o Safety Car. Fernando Alonso foi levado junto com os dois pilotos para fora da prova, mas conseguiu retornar. Com as batidas, o top 5 vinha com Hamilton, Ricciardo, Hulkenberg, Perez e Bottas. A batida foi tão forte que os carros foram obrigados a passar pelos boxes para a reta e a curva serem limpas. Vettel até tentou seguir, mas não conseguiu com o carro tendo a frente totalmente destruída.
#Ferrari se autoelimina en #SingaporeGP. Golpe entre Kimi, Verstappen, Vettel y Alonso en la largada bajo la ☔️ #F1 pic.twitter.com/iBYRttzGKx— Roberto Berasategui (@RoBerasategui) 17 de setembro de 2017
Destaque para Perez, que largou em décimo segundo e pulou para quarto. Na volta 5, relargada. Palmer passou Bottas e assumiu o quinto posto. Vandoorne também vinha pra cima de Bottas, que aparentemente não estava bem na prova. Na volta 7, Alonso se via pressionado por Stroll e Massa pela décima segunda posição. Alonso até abriu espaço para as Williams passarem e a equipe relatou ter perdido contato com o carro para informações do desempenho por causa da chuva.
Hamilton abria 4.5 segundos para Ricciardo, que tinha quase sete para Hulkenberg. Na briga pela oitava posição, Sainz ia pra cima de Ocon. O espanhol colocou de lado e passou bem o francês. Com os problemas seguindo no carro, a Mclaren chamou Alonso aos boxes para abandonar. Briga tripla, com Kvyat chegando em Magnussen e Stroll ficando na sobra. Kvyat passou Magnussen e Stroll não conseguiu aproveitar, mas o mesmo Kvyat escapou curvas depois e abandonou, causando Safety Car novamente.
Na volta 12, então, Ricciardo parou e colocou pneu intermediário. Perez também parou e também de intermediários. Com as paradas e sob SC, Hamilton liderava, seguido por Hulkenberg, Ricciardo, Palmer e Bottas. Saindo dos boxes, Vandoorne e Massa se estranharam, pois voltaram quase lado a lado e Vandoorne tomou a frente pela nona posição. Dos ponteiros, apenas as Mercedes não trocaram os pneus nos boxes. Na volta 15 a nova relargada. Nessa saída, largada limpa e sem batidas ou ultrapassagens.
No top 5 da relargada, Hamilton vinha com Ricciardo, Bottas, Sainz e Hulkenberg atrás dele. Massa, pressionado, foi passado por Grosjean e era seguido de perto por Ocon e Magnussen. O brasileiro estava ainda com pneus de chuva extrema. Magnussen, na raça, tirou tudo na curva e passou Ocon. E Magnussen também passou o brasileiro, porém escapou e quase perdeu a posição. Na sequência do erro de Magnussen, ele conseguiu passar Massa e viu Ocon quase tomar o lugar dele. Na volta 18, enfim, Massa trocou os pneus e caiu para décimo quinto.
Hamilton tinha quatro segundos de vantagem para Ricciardo, que tinha oito segundos para Bottas. Volta 25 e a primeira equipe corajosa a trocar para os pneus slick foi a Haas com Magnussen, que colocou pneus ultramacios. Massa também pulou para os boxes e fez o mesmo. Enquanto isso, Hamilton vinha fazendo a melhor volta da prova e abria 6.7 para Ricciardo. Na vigésima oitava passagem, a Toro Rosso trocou os pneus de Sainz para supermacios. Vandoorne veio em seguida e colocou os ultramacios.
Na passagem seguinte, Ricciardo colocou os pneus de pista seca e Bottas também, indo de ultramacios. Hamilton também foi para os boxes e apenas Palmer não havia colocado os pneus de pista seca. Com as paradas, Hamilton liderava seguido por Ricciardo, Bottas, Hulkenberg e Sainz. Vandoorne chegou em Palmer e lutava pela sétima posição. Ele passou, mas levou um X do piloto da Renault. Perez colou em Sainz pelo quinto lugar e Hulkenberg se aproximava de Bottas pelo terceiro posto.
Mesmo com a troca de pneus para os de pista seca, Ricciardo não conseguia se aproximar mais de Hamilton e estava quase dez segundos atrás do inglês. No meio do grid, Ocon passou Magnussen pela décima primeira posição. Ericsson, na volta 38, escapou e bateu, causando mais um Safety Car. O sexto abandono da prova. Hulkenberg teve problemas no carro e ficou bastante tempo nos boxes para reparar o carro, perdendo as chances de um pódio. Sainz assim subiu para o quarto posto com a Toro Rosso.
Com o carro de Ericsson em um local não muito fácil para a retirada, os fiscais demoravam para retirar o veículo. Na volta 43 o SC saiu da pista e os carros aceleraram ao máximo novamente. Mesmo com mais um Safety Car que reaproximou os carros, Ricciardo não conseguiu chegar em Hamilton e estava 2.2 segundos atrás do piloto da Mercedes na volta 44. Aproveitando um erro de Hamilton, Ricciardo chegou mais próximo, mas não conseguiu tirar mais tempo e ficou na casa dos dois segundos de diferença para o inglês.
Stroll, em oitavo, vinha trazendo um trem de pilotos, com Grosjean, Hulkenberg e Ocon não conseguindo passar pela falta de espaços da pista. Na volta 49, Hulkenberg foi chamado aos boxes para abandonar. Restavam ainda 12 minutos para completar as duas horas de prova. Magnussen, com problemas, foi chamado aos boxes para abandonar. Apenas 12 pilotos na pista.
Ricciardo vinha 4.6 segundos atrás de Hamilton e via Bottas se aproximar mais, com 2.3 atrás do australiano. Restavam cinco minutos para o fim da prova na volta 53. E sem maiores questões, vence Lewis Hamilton. Vitória de número 60 do inglês. Segundo posto para Ricciardo, terceiro Bottas, quarto Sainz, quinto Perez, sexto Palmer, sétimo Vandoorne, oitavo Stroll, nono Grosjean, décimo Ocon.
Com a vitória, Hamilton saltou na ponta do campeonato, 28 pontos na frente da tabela, 263 contra os 235 de Vettel. Bottas saltou para 212 pontos e encostou mais em Vettel na luta pelo segundo posto.
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