sexta-feira, 29 de novembro de 2013

O Wikipedia do Futebol



Salve Salve nerds!





Continuando a Black Friday do Nerd Esporte, homenagearemos o grande Nilton Santos, que veio a falecer na última quarta-feira. Hoje fazemos nossa humilde homenagem ao maior lateral de todos os tempos do futebol.
Nilton nasceu em 1925, e atuou em quatro Copas do Mundo pelo Brasil, de 1950 até 1962. Assim, foi campeão em duas oportunidades, atuando como lateral esquerdo. O jogador protagonizou um lance de malandragem pura contra a Espanha em 1958. Ao fazer pênalti no atacante, deu um passo a frente saindo da área, o que fez o árbitro marcar apenas falta e não pênalti.
Mas, além da seleção brasileira, a grande história de Nilton Santos foi atuando pelo Botafogo. Pelo alvinegro carioca ele jogou por 17 anos, de 1948 até 1964, quando se aposentou. Foi descoberto pela equipe quando estava na aeronáutica e despertou interesse dos dirigentes do fogão. O lateral foi campeão quatro vezes do Campeonato Carioca e duas vezes do Torneio Rio-São Paulo.
O atleta marcou história pela inteligência dentro e fora dos gramados, apelidado de Enciclopédia do Futebol. Inovou ao avançar para o ataque, em um tempo onde os laterais atuavam apenas na defesa e não eram permitidos pelos treinadores de passar do meio de campo. Em 1958, marcou um gol avançando com a bola da defesa, driblando os defensores austríacos e marcando o gol, enquanto o treinador Vicente Feola reclamava e após o lance teve que se render a habilidade do jogador.
O sr. Enciclopédia dizia que não precisou beijar o escudo do Botafogo, pois com tanto tempo atuando pela equipe isso já era prova de amor a instituição esportiva que defendeu. Disse também que seu maior legado era deixar saudades nas pessoas que o viram jogar, e realmente, deixará saudades mesmo em quem não o assistiu nos gramados.
Veja entrevista de Nilton falando sobre a vida e carreira




Obrigado Nilton Santos!





Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...