domingo, 30 de março de 2014

Colúnia Esportiva 37 - Revezando Vitórias



Salve Salve nerds!



Mais uma corrida da Fórmula 1, desta vez na chuvosa Malásia. Na qualificação, que atrasou quase 50 minutos para se iniciar devido a forte chuva, o domínio foi novamente da Mercedes. Quem ficou fora logo no Q1 foram Chilton, Bianchi, Ericsson, Kobayashi, Sutil e Maldonado, que continua a sina da Lotus. No Q2, a chuva diminuiu mais e alguns tentaram arriscar os pneus intermediários. Porém, não estava tão seco assim. Ficaram de fora Kvyat, Gutiérrez, Felipe Massa, que fez apenas uma volta por ter arriscado pneus intermediários antes, Pérez, Bottas (punido e largou em décimo oitavo) e Grosjean.
A terceira parte foi um show de Hamilton. O piloto da Mercedes dominou as parciais e fez o primeiro tempo tranquilo. Quem surpreendeu foi Vettel, que colocou a Red Bull a frente de Rosberg, que bobeou de novo. Quarto posto para Alonso e sua eficiência, quinto Ricciardo, sexto Raikkonen, sétimo Hulkenberg, oitavo Magnussen, nono Vergne e décimo Button.
Na largada, Hamilton largou limpo e deixou os outros comendo poeira. A primeira batida foi entre Maldonado e Bianchi, o que não mudou nada na corrida. Felipe Massa conseguiu 4 posições nas duas primeiras voltas, enquanto Bottas ganhou 6. Raikkonen ajudou, com um pneu furado e que estragou sua corrida, após batida leve com Magnussen. Ricciardo também pulou rápido, conquistando o terceiro lugar de Vettel. Quarta volta e Massa foi pra cima de Magnussen, em boa briga. Vettel deu o troco em Ricciardo e retomou a terceira posição. Os 5 primeiros até então eram: Hamilton, Rosberg, Vettel, Ricciardo e Alonso. Por sua batida, Bianchi foi punido com um stop and go de 5 segundos. Por não conseguir passar Magnussen, Massa acaba ajudando a formar um trem de carros atrás deles, com direito ao seu companheiro Bottas na sua cola. Volta 10 e Magnussen foi pros pits para reparar os problemas de sua colisão com Raikkonen e para trocar os pneus, dando boas chances de Felipe Massa ficar com o oitavo lugar. E, logo após sua saída, Kevin Magnussen foi punido em 5 segundos de parada nos boxes pela batida em Raikkonen. 
A prova do quão ruim a Lotus está foi quando Alonso saiu dos boxes atrás de Grosjean e nem teve trabalho para, com pneus frios, passar o francês sem dificuldades e seguir em frente. Com muita estrela, Fernando Alonso retornou a frente de Ricciardo na volta seguinte, 13, na saída dos boxes do australiano, porém, Ricciardo retomou o posto do espanhol. Volta 18 e lá na turma do fundão Raikkonen tentava passar o humilde Ericsson, da Caterham. Mas, o sueco não facilitou as coisas, com direito a retomada de posição em cima do finlandês. O novo gráfico do momento na transmissão é o da porcentagem utilizada do combustível nos carros. Seguiu a informação de que o sensor da porcentagem de combustível de Ricciardo não estaria funcionando, um grande problema. Sempre agressivo, Bottas foi pra cima de Kvyat, assumindo o nono lugar e ficando novamente atrás de Felipe Massa.
Na briga pelo segundo posto, na volta 22, Vettel já apareceu tirando a diferença para Rosberg. Volta 25 e Hulkenberg, o sexto, tirando diferença para Alonso, logo a sua frente. Metade de prova, volta 28, com mais uma rodada de pits. A emoção é grande, portanto a torcida se direcionou para Kobayashi, que segurou bravamente Grosjean e seu ímpeto durante duas voltas. Vettel, muito bem na prova, vinha bem próximo de Rosberg, buscando a diferença menor que um segundo. O líder Hamilton foi pros pits no meio desta briga. Vettel veio voando, inclusive com melhor volta da prova. Alonso veio chegando em Ricciardo, isto na volta 38. Os dois com pneus duros, podendo arriscar não parar mais. Em algumas partes do circuito parecia estar chovendo, mas muito fraco para preocupações maiores. Outra rodada de pits, a 15 voltas do fim. Ricciardo com a roda travada, tendo problemas e assim sendo recolhido pelos mecânicos antes da saída dos boxes. A roda dianteira esquerda não havia sido bem colocada. Com isso, Alonso herda o quarto lugar. Contrariando a possibilidade de ir sem parar até o final, Fernando Alonso parou de novo e recolocou os pneus médios.
Não é o dia de Ricciardo, o australiano viu sua asa dianteira se soltar e atrapalhar novamente sua prova. Ricciardo punido em 10 segundos de parada por voltar de ré com os mecânicos empurrando o seu carro no seu incidente com o pneu travado. Destaque da prova para a Force India de Hulkenberg, que até então, volta 46, ocupava o quarto lugar. Felipe Massa foi pra cima de Jenson Button, brigando pelo sexto lugar. Massa não conseguia encostar em Button, que manteve mais de 1 segundo para o brasileiro. Alonso, 5 segundos atrás de Hulkenberg, vinha tentando tirar uma diferença para o alemão, que fez duas paradas apenas, além de utilizar pneus duros. Os ponteiros fizeram outra parada, para colocar pneus duros, já que é obrigatório o uso dos dois tipos de compostos. Depois de tantas punições e 6 pits depois, Ricciardo abandona a prova.
Alonso encostou, teve trabalho mas passou Hulkenberg restando 3 voltas para o fim da corrida. O drama de Massa se seguiu, com a Williams mandando um "Bottas is faster than you" e o brasileiro realmente estava bem mais lento. Vence Lewis Hamilton! Tranquilo, brincando. Rosberg segundo, pra dobradinha da Mercedes. Vettel terceiro, he is back! Alonso quarto, Hulkenberg em bela prova quinto. Button sexto, Felipe Massa sétimo com direito a corte de câmera na reta final, oitavo Bottas, nono Magnussen e décimo Kvyat. 
Ficamos por aqui, nos vemos semana que vem no Bahrein e não será de madrugada, graças a Deus!







Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...