domingo, 24 de agosto de 2014

Colúnia Esportiva 47 - Spa-Ricciardochamps



Salve Salve Nerds!


Fórmula 1 de volta das férias e logo em Spa-Francorchamps, um dos maiores circuitos em extensão e em importância. Na qualificação pista molhada, mas sem chuva presente. No entanto, os pneus de chuva pesada e intermediários apareceram. No Q1, domínio da Mercedes, seguida pelas Williams. Ficaram de fora Hulkenberg, Maldonado, rodando na pista, Chilton, Ericsson, Lotterer e Gutierrez. Bianchi foi bem e passou ao Q2. Na segunda parte, novamente Mercedes na frente, com Red Bull melhorando. Deixaram a classificação Kvyat, Vergne, Pérez, Sutil, Grosjean e Bianchi. Já na briga pela pole position, o Q3, Rosberg foi melhor que Hamilton e ficou com a pole position, deixando o segundo lugar para o companheiro de equipe. Em terceiro Vettel, quarto Alonso, quinto Ricciardo, sexto Bottas, sétimo Magnussen, oitavo Raikkonen, nono Massa, muito mal, décimo Button.





Antes da largada, Alonso teve problemas para o carro ligar, mas acabou se recuperando antes de ser passado por todos. Já no apagar das luzes, Hamilton manteve a ponta, com Vettel assumindo o segundo lugar, porém errando na curva e caindo para terceiro. Terceiro Vettel, quarto Alonso e quinto Ricciardo. Na segunda volta, briga entre Rosberg e Hamilton, o alemão acabou errando e bateu com a asa no pneu do inglês, que furou. A asa de Rosberg acabou quebrando no lado. Na quarta volta, Ricciardo se recuperou e passou Alonso, assumindo o terceiro lugar. Bottas, voando na pista e em quinto, já vinha encostando em Alonso. Ricciardo, muito bem, deixou para trás o companheiro de equipe Vettel. Bottas enfim passou Alonso, conseguindo o quarto lugar. 
Já na volta 8, Rosber foi para os pits trocar pneus e a asa dianteira que estava quebrada. Raikkonen também aproveitou para trocar seus compostos. Na décima volta, Massa foi para os boxes diante de um carro que rendia muito pouco e que gastou os pneus rápido. Não era o dia da Mercedes, tanto que um fio de alguma coisa ficou preso na antena do carro de Rosberg, atrapalhando um pouco a sua visão. Na volta 14, liderança de Ricciardo, seguido por Raikkonen, Vettel, Rosberg e Bottas. Rosberg, tentando no tudo ou nada, foi pra cima de Vettel. Na freada, o alemão errou e freou muito. Na sequência, Bottas aproveitou a falha de Rosberg e conseguiu ultrapassá-lo na reta seguinte. Bottas se empolgou com a ultrapassagem e foi pra cima de Vettel. Na vigésima volta, Rosberg parou de novo reclamando de trepidações no carro. Bom princípio de briga entre Magnussen, Alonso, Button, Rosberg e Raikkonen. Magnussen parou e Rosberg passou Button. Raikkonen, na raça, passou Button e ficou com o quinto posto. Rosberg colocou de lado o carro e passou Alonso. Vettel também chegou na briga e já ameaçou Button. Vettel colocou de lado e passou Button também. Fernando Alonso enfim foi para os boxes em sua segunda parada. 
Rosberg recebeu o recado da equipe para acelerar depois que Bottas parasse, tentando ameaçar o líder Ricciardo, mais de 20 segundos a frente.
E foi descoberto o motivo para Massa andar tão lento no começo da corrida. Um pedaço de pneu havia grudado no assoalho do carro, limitando o rendimento do carro do brasileiro. É muita falta de sorte. Com as paradas, Ricciardo voltou 3 segundos a frente de Rosberg, provavelmente sem mais pit stops dos líderes. Bottas, com pneus novos, foi pra cima de Vettel, brigando pelo quarto lugar. Mesmo por fora, Bottas arriscou e conseguiu ultrapassar Vettel. Restando 12 voltas, a diferença entre Ricciardo e Rosberg era de 3.5 segundos. Na última tentativa de ficar no pódio, Bottas vinha acelerando para encostar em Raikkonen. Restando 9 voltas, Rosberg parou novamente e tentou passar Bottas, mas o finlandês segurou. Depois de tentar bastante, Rosberg passou Bottas e foi pra cima de Raikkonen. Ultrapassou sobrando. Assim, se Ricciardo parasse ele dificilmente conseguiria se recuperar. Caso não pare, também corre risco, pois os pneus não estavam tão inteiros assim. Bottas, mais rápido, remou várias voltas para chegar em Raikkonen e ultrapassando o compatriota. Assim, Bottas conseguiu o seu terceiro pódio no ano, contra nenhum de Felipe Massa. 
Restando 3 voltas, 8 segundos separavam Ricciardo de Rosberg. Espetacular briga do quinto ao oitavo, Magnussen, Button, Alonso e Vettel. Alonso conseguiu passar Button, que também perdeu posição para Vettel. Alonso tentou por todos os jeitos possíveis, mas Magnussen deu um chega pra lá no espanhol, que escapou e perdeu posição para Vettel. Na raça Vettel conseguiu passar Magnussen, que seguiu tentando se recuperar. Alonso ainda perdeu posição para Button em outra grande briga. Final de prova! Vence Daniel Ricciardo pela terceira vez no ano, a segunda seguida! Segundo posto para Rosberg, terceiro Bottas incrivelmente, quarto Raikkonen também excelente. Quinto Vettel, o vencedor da briga no final. Sexto Magnussen, sétimo Button, oitavo Alonso, o perdedor da briga, nono Perez e décimo Kvyat. Com o resultado, Rosberg abriu 29 pontos para Hamilton, que nem terminou a corrida. Próxima prova em outro clássico circuito, Monza.



Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...