terça-feira, 30 de dezembro de 2014

O Esporte em 2014




Salve Salve Nerds!


O ano foi cheio de acontecimentos incríveis e mais do que importantes no esporte. E não poderíamos deixar de lembrar alguns destes fatos esportivos aqui no Nerd Esporte. É complicado acompanhar muitos esportes e entender todos eles para fazer posts aqui, mas tentaremos ao menos na retrospectiva falar deles.
Confira:

Judô:
Em 2014 o Judô foi sabático no Brasil. Fica o destaque para duas mulheres. Mayra Aguiar foi campeã mundial na Rússia na categoria até 78 kg e Sarah Menezes venceu o Grand Slam de Tiumen, na Rússia também. É um esporte que promete ganhar muitas medalhas em 2016 nas Olimpíadas, que é o que realmente importa. Então nada de desvalorizar o judô neste ano.



UFC:
O começo de 2014 do UFC para os brasileiros foi na trágica derrota de Anderson Silva no dia 28 de dezembro do ano passado, com a perna quebrada diante de Chris Weidman. Dos cinturões brasileiros que tínhamos em 2013 apenas o de José Aldo permanece. De maneira surpreendente, T.J Dillashaw venceu Renan Barão, que tinha o cinturão dos pesos galo. Lyoto Machida mudou de categoria para lutar com Chris Weidman pelo cinturão dos pesos médios, mas mesmo lutando bem perdeu também para o americano. José Aldo, o nosso dono do cinturão nos pesos pena, foi testado agora no final do ano por Chad Mendes, que deu trabalho. Mas, em casa, Aldo resistiu e mesmo com o rosto desfigurado venceu. Além de José Aldo temos Fabrício Werdum, que tem o cinturão interino nos pesos pesados. O brasileiro veio como surpresa e venceu Mark Hunt em uma bela joelhada. Agora ele aguarda a recuperação de Cain Velasquez, machucado, para uma luta valendo o cinturão definitivamente. O nosso glorioso Arthur poderia fazer uma análise melhor e mais detalhada, mas ele está em merecidas férias então não houve como ele falar do assunto.


Boxe:
O boxe nacional não teve um ano de competições maiores para seus atletas, exceto Esquiva Falcão. O vice-campeão olímpico em 2012 foi para o boxe profissional e venceu todas as 6 lutas nesse novo começo. Destaque para a última vitória contra o americano Lany Dardar.


Natação:
A natação brasileira teve um ano forte, tanto no mar quanto na piscina. Na maratona aquática Alan do Carmo e Ana Marcela Cunha foram campeões do circuito mundial e são até o momento favoritos ao título olímpico em 2016. Já nas piscinas destaque para o Mundial de Piscina Curta em que o Brasil foi campeão com 7 medalhas de ouro, com destaque para Felipe França, Cesar Cielo e as medalhas nos revezamentos misto e masculino.


Vela:
A vela brasileira segue com seus grandes astros. Robert Scheidt, Bruno Prada, o melhor do ano na classe Star, e Torben Grael seguem levando o Brasil mais alto. E as mulheres também estão caprichando, Martine Grael e Kahena Kunze foram campeãs na classe 49er FX e também ganharam a eleição de melhores velejadoras do ano.



Basquete:
A bola laranja novamente proporcionou fortes emoções e grandes jogos em 2014. No NBB o campeão novamente foi o Flamengo, que bateu o Paulistano e foi tricampeão da competição. Na glamourosa NBA, a decisão foi equilibrada entre San Antonio Spurs e Miami Heat. O time de Miami era favorito e com LeBron James, mas quem levou foi o Spurs, com um jogo sem muitos erros e consagrando Tiago Splitter como o primeiro brasileiro campeão da NBA.
Falando da seleção brasileira, o masculino foi muito bem no Mundial e até eliminou a Argentina nas oitavas de final. Porém, teve um apagão contra a Sérvia e ficou de fora nas quartas de final. A equipe feminina não teve a mesma sorte e estrutura para chegar longe, caindo nas oitavas para a França após sofrer para passar da fase de grupos. Os Estados Unidos levaram o Mundial no feminino e masculino.



Vôlei:
O vôlei novamente teve um ano cheio. Na Superliga Masculina o campeão foi o Rio de Janeiro, que estava à beira do desmanche com o fim de patrocínios. A Superliga Feminina foi ganha pela nona vez pelo Rio de Janeiro, comandado por Bernardinho. Nas seleções, a masculina foi duas vezes vice, na Liga Mundial para os Estados Unidos após campanha irregular e depois para a Polônia, após passar em primeiro na primeira fase e ser prejudicada após mudanças no regulamento que ajudaram os poloneses. No feminino, a seleção de José Roberto Guimarães levou o Grand Prix e ficou com o vice no Mundial, após vencer todos os jogos e perder a decisão diante dos Estados Unidos.



Futsal:
Mais uma vez o time de Falcão levou a Liga Nacional de Futsal. O Sorocaba venceu na decisão o Orlândia em partida dramática. No tempo normal o Orlândia reverteu a vantagem sorocabana ao vencer por 5 a 2. A equipe ainda fez 2 a 0 na prorrogação, mas conseguiu levar a virada e perder por 4 a 3. Confira todos os gols AQUI.



Tênis:
O ano do tênis foi de surpresas nos Grand Slams. Dois dos quatro vencedores nunca haviam vencido, no masculino. Stanislas Wawrinka ganhou o Australian Open, Rafael Nadal novamente levou Roland Garros, Novak Djokovic Wimbledon e a outra surpresa, Marin Cilíc o US Open. Novak Djokovic segue líder do ranking mundial e foi campeão do Torneio dos Campeões da ATP, que reúne os vencedores dos Masters 1000 da temporada.
No feminino tivemos 4 vencedores diferentes para os 4 principais torneios. Na Li levou o Australian Open, Maria Sharapova maravilhosa Roland Garros, Petra Kvitová Wimbledon e Serena Williams o US Open. Serena também lidera o ranking da WTA.
O destaque brasileiro no tênis fica para Marcelo Melo e Bruno Soares, entre os melhores nas duplas.



Fórmula 1:
A temporada 2014 da maior categoria do automobilismo foi dominada pela Mercedes de Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Os dois conseguiram 16 das 19 vitórias possíveis no ano e não levaram todas as etapas por erros e problemas mecânicos, terminando com Hamilton sendo bicampeão. Essa superioridade não fez um ano monótono na F1, que teve o ótimo renascimento da Williams com Massa e Bottas e a queda de Ferrari e Mclaren para o meio do grid. E a temporada 2015 promete, já que tivemos uma boa dança das cadeiras, Vettel na Ferari, Alonso na Mclaren, Felipe Nasr na Sauber para termos novamente mais do que um brasileiro, estreia do mais do que jovem de 17 anos Max Verstappen e mudanças no regulamento.




Stock Car:
O ano da Stock Car foi de equilíbrio.  Para este ano a categoria trouxe 2 provas no mesmo dia, como forma de trazer mais emoção e mais valorização dos pontos. Se em outras temporadas um piloto despontava e se isolava para vencer com tranquilidade, em 2014, 7 pilotos brigaram pela taça até o final. E o experiente Rubens Barrichello foi quem levou o campeonato com grande arrancada. Foi o primeiro título do piloto em 23 anos, muito comemorado por ele e pelos filhos.




Moto GP:
Este ano a Moto GP recordou os tempos de Valentino Rossi, porém com ele sendo coadjuvante e vendo um espanhol levando tudo. Foi Marc Marquez quem fez a festa e venceu as 10 primeiras provas do ano com maestria, completando 13 vitórias em 18 provas no ano. Valentino Rossi ficou em segundo no campeonato com apenas duas vitórias.



Surfe:
Dos resultados mais expressivos do ano com certeza foi o título mundial, conquistado por Gabriel Medina. O brasileiro superou lendas como Kelly Slater e Mick Fanning, um com 11 e outro 3 títulos mundiais e levou a tão sonhada taça aos 20 anos de idade. Impressionante, espetacular e até inesperado para um esporte que não recebe quase nenhuma atenção do público em geral.



Olimpíadas de Inverno:
No começo do ano tivemos os Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, na Rússia.O Brasil, sem tradição alguma nos esportes de inverno, foi mais por experiência do que qualquer outra coisa e não teve muito a celebrar. Em casa, a Rússia foi a campeã dos jogos, com 13 ouros, 11 pratas e 9 bronzes. A Noruega ficou em segundo, Canadá em terceiro e Estados Unidos em quarto lugar. Os resultados de cada dia dos jogos estão AQUI. Nós fizemos vários posts sobre os jogos que você confere AQUI.



Futebol:
Sobre o futebol nacional já falamos no nosso post do ano, "Futebol Brasileiro em 2014". No post você confere os comentários sobre o ano dos 20 clubes da primeira divisão brasileira com direito a comentaristas convidados. No futebol internacional, aqui na América do Sul tivemos um ano de redenção argentina. Na Copa Libertadores da América o San Lorenzo saiu da fila e abençoado pelo Papa Francisco levou a competição continental. Já o River Plate acabou com um jejum de 17 anos sem títulos internacionais e ganhou a Copa Sulamericana, com direito a eliminação do Boca Juniors na semi-final.
Na Europa, Bayern campeão alemão isolado, sem problema algum. Atlético de Madrid levando a taça após longa sequência Barcelona/Real Madrid. Na Liga Europa o Sevilla foi campeão diante do Benfica, o time que há mais de 50 anos não ganha um título europeu. Na decisão da Champions League jogo entre os rivais Real Madrid e Atlético de Madrid, com jogo emocionante e virada do Real pra cima dos colchoneros, que não aguentaram a pressão no final do jogo, quando estavam exaustos. Assim, o Real ganhou sua décima taça da Champions League e é o maior campeão. Agora, esses dias, os madrilenhos também levaram o Mundial de Clubes vencendo o San Lorenzo por 2 a 0.
E, antes de tudo, roda a vinheta:




Sim, falamos novamente da Copa das Copas, a Copa do Mundo do Brasil, que superou todas as expectativas. Foram 171 gols, igualando a Copa de 1998. Tivemos goleadas históricas, como o eterno 7x1 da Alemanha no Brasil, a Espanha apanhando da Holanda por 5x1, Portugal também apanhando, mas da Alemanha por 4x0. Tivemos a Costa Rica, saudosa seleção que nunca será esquecida por se classificar no grupo da morte com Uruguai, Inglaterra e Itália. Essa foi uma Copa tão espetacular que nós fizemos inclusive um post-epitáfio para recordarmos sempre com carinho desse mês de jogos históricos, de Alemanha tetra, decime que se siente e muito mais:Clique AQUI.


Jogo Esportivo do Ano:
Este ano não tivemos aquelas novidades, a maioria dos lançamentos foram continuações de franquias, como PES, FIFA, Forza, entre outros. Mas, uma destas franquias vem ganhando destaque e leva aqui o nosso mais do que simbólico prêmio de Jogo Esportivo do Ano. É o NBA 2K15, ou NBA 2015. O jogo está muito bom nos gráficos, mas além disso está mais no estilo que o espectador ou telespectador acompanha, com narração, comentários e até vídeos dos comentaristas falando. Mas, segundo o que ouvimos o melhor é o modo carreira, onde você começa com um jogador que não foi chamado no draft, a peneira do basquete americano, e precisa batalhar para conseguir uma vaga no meio da temporada. Você tem sempre um ex-atleta como tutor que te dá conselhos e te ajuda na carreira, com as vozes desses tutores gravadas para você que é fã recordar de quando eles ainda jogavam. Confira abaixo um gameplay que mostra bastante do que falamos acima:




E esta foi uma tentativa de falar dos principais esportes e acontecimentos esportivos do ano. Ficamos por aqui e desejamos um feliz 2015, com tudo que há de melhor e muito esporte!


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...