quarta-feira, 20 de março de 2013

De Winning Eleven a PES

Salve Salve! Lambda Lambda Lambda Nerds!!!

Se você já jogou videogame, já ouviu falar dele, o mais famoso conjunto de jogos de videogame da história: Pro Evolution Soccer, ou Winning Eleven. Após pesquisarmos os nomes, vimos a grande confusão de títulos ao longo da história desse clássico, já que ele recebeu um nome no Japão, outro no resto do mundo e depois ganhou outro nome, mas continua melhor que o Fifa.
Já falamos do famosíssimo International Superstar Soccer AQUI, mas, com o surgimento do primeiro console da Playstation, a Konami, criadora do ISS, decidiu criar um novo jogo de futebol que fosse compatível com o console.
Assim, em 1996, foi lançado o Goal Storm, e no Japão, recebeu o nome de World Soccer Winning Eleven. De 1997 até 1999, na versão resto do mundo, a Konami resolveu voltar a usar o nome International Superstar Soccer, dessa vez versão Pro 97, 98 e Evolution (99).
Na terra do sol nascente, continuou o nome Winning Eleven, lançamentos 97, 3 e 4.
Em 2000, foi lançada a versão européia do Winning Eleven, o WE 2000, mas ele só durou um ano, pois já no ano seguinte ganhou o nome de Pro Evolution Soccer, que é até hoje assim chamado. No oriente, continuou a ser chamado Winning Eleven, ao menos até 2008, em sua versão 11.
Inclusive, em 2008 houve a primeira versão do PES para Playstation 3 simultaneamente ao Playstation 2.
A última grande melhoria da franquia foi a inclusão da Champions League e da Taça Libertadores, além dos campeonatos e copas nacionais e por seleções que já existiam. Vale lembrar também os modos onde você pode ser o jogador, Rumo ao estrelato, e a Master League, que já existe a mais tempo, onde você gerencia o time além de jogar normalmente.
Continuando nas características do jogo, é como qualquer jogo de futebol, onde não há grande dificuldade de controlar os jogadores e realizar jogadas. Basta um pouco de treinamento, para quem nunca jogou, e já poderá ter um bom desempenho.
Também é possível, editar os jogadores na aparência, atributos, qualidades, chuteira, e tudo o mais. Sempre se via gente criando jogadores com a altura máxima e atributos no máximo, ou goleiros e jogadores com a altura mínima. Alguns dos PES e WE's tinham como colocar cabeças de animais nos jogadores, o que era bem estranho. Além de poder usar um avestruz como montaria, durante a partida.
De mais curioso, que sempre acompanhou vários jogos, era a abertura. Assistindo era maravilhoso, e você acreditava em tudo que era mostrado. Porém, quando realmente iria jogar, o jogo não tinha nada a ver com os excelentes gráficos mostrados na abertura, o que até hoje é assim em vários jogos dos mais variados tipos.
Os mais velhos em videogame vão lembrar, do empolgado narrador da versão japonesa do jogo. Que gritava efusivamente Gol, por várias vezes seguidas. Um ânimo incomum aos orientais, rs.
Confira a narração, no replay:
A partir de 6:35

Também em vídeo, você confere várias aberturas do PES e Winning Eleven, nos mais variados anos, e que mostra também toda a evolução tecnológica dos games, para o que são hoje. Confira:



E fizeram uma seleção dos melhores jogadores da história do videogame, eu não discordo, mas acrescentaria vários astros, como Shevchenko, Ronaldo, Van der Sar e outros que reinaram nas capas dessa franquia. 
Clique AQUI para acessar. Já adianto que um astro do ISS lidera a lista.

Até mais e, sim, o PES é melhor que o FIFA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...