terça-feira, 26 de março de 2013

É Esporte ou Desgraça? - Curling

Salve Salve!
Hoje falamos de Curling, mas o que é isso?
O Curling é um esporte, praticado principalmente em países onde neva e faz um inverno rigoroso. Sua prática é comprovada desde o século XVI, em lagos congelados da Escócia. Disseminado pelos imigrantes escoceses, o Canadá se tornou o país do Curling, e até hoje tem os melhores atletas.
Em jogos olímpicos de inverno, pela primeira vez apareceu em 1924, mas era apenas um esporte de exibição, não estando no quadro oficial e fixo das modalidades dos jogos. Apenas em 1998 entrou no quadro, e também iniciou a participação feminina, e até hoje continua assim, com homens e mulheres participando.
As equipes possuem 4 membros, e são divididos em um lançador, que lançará uma pedra rente ao solo, e os outros 3 membros poderão utilizar uma espécie de vassoura, que servirá para diminuir o atrito da pedra com o gelo. Confira na imagem abaixo:

Lançador carregando a pedra, ao lado os outros atletas com as vassouras para evitar o atrito


Dos países sul americanos  apenas o Brasil tem uma seleção de Curling, e tenta uma vaga no campeonato mundial participando de uma seletiva, através de um desafio continental.
Quanto as regras, as pedras utilizadas necessitam ter um peso e tamanho específicos, assim como uma bola de futebol ou de basquete oficiais. As medidas são aproximadas, pois são em polegadas. São 91 cm de circunferência máxima, e 11 cm de altura. O peso pode variar entre 17 e 20 kg.
Para lançar as pedras, é necessário que o lançador se apoie em uma plataforma, caso seja canhoto irá na plataforma da direita, e sendo destro, na da esquerda.
As vassouras, antes eram fabricadas com pelos de cavalo e até de porco, mas entre os profissionais atualmente são usadas vassouras de fibra de carbono e com cerdas de material sintético mais leve e resistente.
No que podemos chamar de "estilo de jogo", o Curling lembra um pouco a bocha, já que nos dois esportes o que mais importa é deixar a pedra, ou bola, no caso da bocha, mais próxima do centro delimitado.
O objetivo principal do jogo é conseguir colocar o maior número de pedras na zona central, o que não é tão simples, pois o outro time pode realizar uma jogada que ao mesmo tempo coloque a sua pedra no círculo e retire a do adversário de lá. A pontuação é decidida no final do chamado "end", que é como um set, ou tempo, ou quarto no basquete, e assim, a pedra que estiver mais próxima do centro é a que dará o ponto.
Para a pontuação valer, a pedra deve ultrapassar a "Hog line", que é uma linha marcada na pista e determina o intervalo onde os varredores podem varrer o gelo. Entre a "hog line" e a "back line", linha de fundo, é a zona de pontuação.
Entre elas está o alvo, que é onde normalmente a disputa por pontos acontece, devido a precisão dos atletas.
Você pode conferir melhor, abaixo, uma imagem que explica toda a sistemática do jogo.




E agora um vídeo, que explica mais ainda como funciona o esporte, a sua história e tudo para quem ainda não conhece muito essa modalidade de inverno. Confira:




Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...