quinta-feira, 21 de março de 2013

Ayrton Senna do Brasil!

Salve Salve!
Hoje, 21 de março, recordamos o aniversário do gênio Ayrton Senna da Silva.  Ayrton, que nos deixou em 1994, é e torço para que sempre seja lembrado pelo incrível piloto que foi. Não pelo fanatismo, mas pelo respeito ao grande atleta e piloto que foi.
Senna correu 10 anos na Fórmula 1, de 84 a 94, e disputou 162 corridas, venceu 41, esteve no pódio 80 vezes, cravou 65 pole positions, fez 19 voltas mais rápidas e principalmente, foi tricampeão mundial.
Começou na pequena equipe Toleman, e mesmo antes de estrear na principal categoria do automobilismo, era cotado nos grandes times. Mesmo na Toleman, Senna se destacou e em sua segunda corrida já pontuou, na época, se não estiver errado, apenas até o sexto lugar se pontuava.
Após a pequena Toleman, foi contratado pela lendária Lotus, que há pouco tempo voltou a ter uma equipe na categoria, e assim conquistou sua primeira vitória já na primeira temporada na nova escuderia.
Em 88, enfim, veio a equipe que rendeu a Senna os seus três títulos mundiais, a Mclaren. No mesmo 88, Senna, correndo ao lado de Prost, conseguiu 15 das 16 vitórias possíveis na temporada, e Ayrton Senna conquistou seu primeiro título mundial.
Em 89 e 90, a rivalidade de Senna e Prost se acirrou, e no GP do Japão, faltando duas corridas para o fim da temporada de 89, o brasileiro precisava vencer para continuar na briga com o parceiro de time. Mas Prost, em uma manobra duvidosa, atingiu o carro do parceiro quando ele tentava o ultrapassar. Senna conseguiu voltar para a pista ajudado pelos fiscais, e venceu a corrida, porém foi punido por cortar uma chicane irregularmente e perdeu os pontos ganhos. Assim o francês levou o caneco.
Já no ano seguinte, foi o contrário, e Senna não perdoou, e no mesmo circuito, levou Prost para fora da pista, e assim ganhou o segundo título mundial.
Em 91 Senna garantiu mais um título, chegando a ganhar as 4 primeiras corridas do ano, e se tornou tricampeão mundial. E 1992 não foi um bom ano para a Mclaren, que já não tinha o melhor carro, e assim não rendeu o suficiente.
A última temporada completa foi a de 1993, onde a Mclaren não tinha o melhor motor, mas compensou em outros atributos do carro, e Senna brigou com as poderosas Williams pelo título. Porém, não foi páreo e Prost foi o campeão.
Em 94, último ano de vida de Senna, foi uma temporada adversa. O carro era bom, mas segundo afirmações dos pilotos, difícil de dirigir. Mesmo com os problemas, Ayrton fez as pole positions das duas primeiras corridas.
A terceira corrida foi a de San Marino, em Imola, e foi a corrida do acidente fatal do brasileiro, e já havia contado com um acidente fatal no sábado, e um acidente de Rubens Barrichello.
Mas vamos agora falar dos fatos que fizeram de Ayrton Senna um gênio, já que até agora só relatamos sua história com palavras. Contanto, na Fórmula 1, mais do que muitos esportes, uma imagem vale mais do que mil palavras. Confira abaixo alguns dos principais momentos da carreira dessa lenda do esporte.

Senna vs Piquet

Senna vence com marchas faltando no carro, e na chuva!



Senna, largando em quinto, passou todos a sua frente, e assumiu a ponta da corrida na primeira volta! Antes da corrida haviam reclamado que o circuito não deveria receber a prova, por não ter pontos de ultrapassagens...



A rivalidade Senna x Prost em Mônaco, onde Senna venceu 6 vezes

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...