quarta-feira, 5 de junho de 2013

FIFA - A Segunda Força dos Videogames

Salve Salve nerds!




Anteriormente já falamos sobre outros jogos de futebol, incluso o Pro Evolution Soccer, atual concorrente do FIFA. Mas, no distante 1994, quando o futebol engatinhava nos videogames, a EA Sports resolveu criar o Fifa International Soccer, o pai da série de jogos, que até hoje perdura. Em 2002 o jogo entrou em novo formato, e finalmente em 2005 ficou no que é hoje, com os vários modos a disposição, tal qual os atuais jogos.
Não joguei versões anteriores, mas a de 98 tinha algo um tanto quanto estranho, era praticamente uma versão do showbol, onde não havia lateral e a bola não saia do campo/quadra. Nas versões posteriores já se podia jogar com vários times, inclusive com clubes brasileiros, que era o sonho da galera na época. Outro diferencial foi, por usar o nome da maior entidade do futebol, poder ter a licença de uso dos nomes de jogadores e clubes, algo complicado até hoje para os outros fabricantes de jogos.
Foram lançadas versões especiais do jogo, versão Copa do Mundo e Eurocopa, o que não atraiu muitos compradores e fãs, pois é possível se jogar tudo no jogo normal completo.
Nunca gostei muito do jogo, pois tinha alguns exageros, como erros grotescos dos jogadores, e chutes superpoderosos, onde se conseguia marcar gols do meio de campo. Algumas versões também contavam com uma barra especial para cobrança de faltas, onde podia se escolher em que parte da bola bater e a força a ser usada, o que virava uma loteria para acertar a parte certa da bola e assim ter chances de marcar o gol.
Com toda essa revolta, não joguei as últimas versões do Fifa, mas pelo que vi em gameplays e no que aparece nas notícias, o jogo foi ficando cada vez mais próximo do que é o PES, com uma jogabilidade mais simplificada e mais baseada na diversão, para depois pensar em gráficos e outros fatores, o que antes sempre foi o prezado pela EA.
Outro fator que no Pro Evolution Soccer não pode ser alterado durante a partida é o nível do jogo, coisa que no rival pode ser alterado a qualquer hora, inclusive podendo se diminuir o nível de atenção dos jogadores, mas para quem sabe jogar decentemente isso nem é preciso saber.
Fique agora com um gameplay do FIFA 13 e depois um vídeo com a evolução da série:

Pessoal ruinzinho no jogo, rs

Até hoje não entendo o que o cara fala na abertura, depois do "EA Sports..."

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...