domingo, 23 de novembro de 2014

Colúnia Esportiva 54 - Bicampeão!



Salve Salve Nerds!



Última etapa do ano na Fórmula 1, briga de título entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Na qualificação, Q1 dominado pelas Mercedes e seguida pelas Williams, como habitualmente vem acontecendo. Ficaram de fora Grosjean, Gutierrez, Maldonado, Kobayashi e o estreante da Caterham, Stevens. A segunda parte seguiu do mesmo modo, sem surpresas exceto Magnussen fora. Junto a ele ficaram de fora Vergne, Hulkenberg, Perez e Sutil. E no Q3, Rosberg foi melhor e deixou Hamilton sob pressão em segundo. Em terceiro ficou Bottas, quarto Massa, quinto Ricciardo, sexto Vettel, sétimo Kvyat, oitavo Button, nono Raikkonen e décimo Alonso. As Red Bull tiveram as asas consideradas irregulares e assim largaram dos boxes. Grosjean largou em último e ainda teria que pagar uma punição nos boxes durante a prova por ultrapassar o limite de pneus usados.



Na largada, Rosberg foi mal e perdeu a liderança para Hamilton. Massa foi bem e pulou para terceiro. Bottas foi muito mal e caiu para oitavo. Em quarto Button e quinto Raikkonen. Após colisão na primeira volta, Magnussen teve a suspensão partida. Grosjean já se encaminhou aos boxes para cumprir sua punição. Apesar da batida, Magnussen seguiu na prova. Hamilton, na volta 5, já abriu 1 segundo e meio de Rosberg, que já se isolou de Massa em quase 5 segundos. Na pura habilidade, Kvyat passou Raikkonen, que havia deixado Alonso o ultrapassar para poder brigar pelo terceiro lugar da equipe nos construtores. Bottas aproveitou o motor melhor e passou Raikkonen, ficando em sexto. Alonso na volta 6 e Button, Kvyat e Raikkonen pararam na volta 7 nos boxes. Ainda sem pararem, os 5 primeiros eram Hamilton, Rosberg, Massa, Bottas e Hukenberg. Tentando o nono lugar, Vettel foi pra cima de Magnussen. 
Pela batida em Magnussen, Hulkenberg foi punido com o famoso stop and go, parada de 5 segundos no boxe. Hamilton parou na volta 11 com Bottas e Rosberg na volta seguinte. Felipe Massa, arriscando, não parou e ficou com a liderança provisória. Grande briga entre Vergne e Ricciardo. O piloto da STR segurou os ímpetos do australiano. Massa enfim foi para os boxes e voltou em terceiro, oito segundo atrás de Rosberg. O top 5 na volta 16 tinha Hamilton, Rosberg, Massa, Ricciardo e Bottas. Kvyat escapou da pista e acabou abandonando a prova. Ricciardo, em quarto, ainda não havia parado, assim como o seu companheiro de equipe Vettel, porém ambos estavam com rendimento bem ruim. Na volta 22, nada de bom ocorrendo e top 5 com Hamilton, Rosberg, Massa, Ricciardo e Bottas. Bem mais rápido e com pneus bem melhores, Bottas encostou em Ricciardo, que ainda não havia ido aos pits. Rosberg errou, escapando da pista e perdeu 3 segundos. O alemão também falou pelo rádio que estava com problemas no carro. Com isso, Massa vinha chegando em Rosberg, muito mais rápido que o alemão. O título vai fugindo das mãos de Rosberg. Com extrema facilidade, Massa passou o lento carro de Rosberg, que estava cada vez em piores condições. Maldonado, com problemas no motor, viu seu carro pegar fogo e o obrigando a abandonar. Voando, Massa tirou 1.5 segundo para Hamilton. O brasileiro vinha realmente muitíssimo melhor para o inglês, que via Massa conseguindo andar até 1.5 segundo mais rápido por volta, mas na volta 31 ainda estava 8 segundos atrás de Hamilton. Na volta 32, Hamilton foi para os boxes tentando resolver os problemas do carro com a troca de pneus. Hamilton mal voltou e já passou o lento Rosberg, que também já via Bottas encostando a 2.5 segundos dele. Bottas passou Rosberg e colocou a segunda Williams também no pódio. 
Top 5 na volta 35 com Massa, Hamilton, Bottas, Rosberg e Ricciardo. Rosberg foi aos boxes de novo e caiu para sétimo. Bottas foi para os pits, voltando em quarto logo atrás de Ricciardo. Vettel também chegou e passou Rosberg, que agora caiu para oitavo. Massa vinha voando, mesmo com o pneu tendo 23 voltas de uso. A diferença do líder Massa para Hamilton era de 15.5 segundos, ainda não suficiente caso o inglês não pare mais nos boxes.Momentos de decisão para Massa, que não parou e fica no dilema de parar e ficar muito atrás de Hamilton ou tentar seguir, arriscando que os pneus não esfarelem. Hamilton é que tirava tempo de Massa na volta 43, com mais de 1 segundo por volta. E sob pressão, Massa foi para os boxes, arriscando tudo e mais um pouco para tirar a diferença para Hamilton. Porém, a diferença era de 11 segundos restando 11 voltas, além de Hamilton estar fazendo as melhores voltas da prova. Agora, amigos, somente um milagre da velocidade para Massa conseguir passar Hamilton e vencer. A dez voltas do fim, Hamilton liderava, Massa estava em segundo, Ricciardo terceiro, Bottas quarto e Vettel quinto. Faltando 7 voltas, Massa precisava tirar 7 segundos. Com 6 voltas restando, Massa vai perdendo rendimento com os pneus se desgastando, mas ainda há esperanças. Restando 5 voltas, 5 segundos para Massa.  Com 3 voltas, 3.7 para Hamilton, tenso para conseguir. Com duas voltas, 3 segundos de diferença entre os dois. E acabou! Lewis Hamilton vence e é bicampeão Mundial de Fórmula 1!!!! Em segundo Massa, após grande prova e disputa nesse final! Em terceiro Bottas, quarto Ricciardo, quinto Button, sexto Hulkenberg, sétimo Perez, oitavo Vettel, nono Alonso e décimo Raikkonen. Com 11 vitórias na temporada, Hamilton mais do que mereceu o título, diferente de Rosberg, que foi bem mas conseguiu apenas 5 vitórias. 



Voltamos ano que vem, dia 15 de março, na Austrália, para a temporada 2015 da Fórmula 1!
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...