domingo, 12 de abril de 2015

Colúnia Esportiva 57 - Sonífera China



Salve Salve Nerds!


Mais um final de semana com corrida da Fórmula 1 e de madrugadazzzzzzzz..... Mas nosso estagiário não dorme no ponto e vamos com o que aconteceu em terras chinesas. 
Na qualificação a Mercedes se deu ao luxo de não usar pneus médios no Q1 e usou os pneus duros, passando mesmo assim com certa tranquilidade. Ficaram de fora as Manor de Merhi e Stevens, além das Mclarens de Button e Alonso e Hulkenberg, da Force India. No Q2 a Mercedes colocou os pneus médios e voltou a liderar tranquila, seguida da Ferrari e Williams. 
A boa surpresa ficou com a Sauber, que passou para o Q3 com Nasr e Ericsson. Ficaram de fora Maldonado, Kvyat, Vergne, Sainz e Perez.
Na briga pela pole, Lewis Hamilton já fez o melhor tempo na primeira tentativa e de lá não saiu. Rosberg ficou em segundo, Vettel terceiro mas longe, quarto Massa, quinto Bottas, sexto Raikkonen, sétimo Ricciardo, oitavo Grosjean, nono Nasr e décimo Ericsson.




Antes de largar, Hamilton estacionou o carro já torto, pois largou no lado de fora da pista. Largada e Hamilton manteve a ponta, seguido de Rosberg e Vettel. Bottas largou bem e pulou pra quarto, mas perdeu para Massa, porém Raikkonen passou os dois. Grosjean pulou para sétimo e Nasr subiu para oitavo. Red Bull rendendo mal e estando na parte de trás do grid, brigando com Force India e Mclaren nos décimo terceiro e décimo sétimo lugares. 

Top 5 na volta 4 com Hamilton, Rosberg, Vettel, Raikkonen e Massa. Briga ferrenha entre Perez, Kvyat e Ricciardo pela décima terceira posição. Carros da Red Bull bem lentos e já seguidos pelas Mclaren. Maldonado, que enfim vinha tendo bom desempenho, estava pressionando Nasr pela oitava posição. Verstappen chegou em Ericsson na luta pela décima posição. Corrida mais do que parada na parte da frente.

Aproveitando a reta, Maldonado passou Nasr para garantir a oitava posição. Em manobra bem suspeita pela freada e forçada grande para passar, Verstappen passou Ericsson. E com 10 voltas, Hulkenberg foi o primeiro a abandonar a prova com problemas no câmbio.Felipe Nasr foi o primeiro a parar na volta 11, colocando pneus médios. Vettel foi o primeiro dos líderes a parar nos boxes, indo para duas parada. Massa também apareceu pelos boxes na mesma volta e caiu para oitavo.Hamilton parou na volta seguinte, colocando também pneus macios. 

Rosberg parou e ficou mais próximo de Vettel do que antes. Vettel inclusive vinha como o mais rápido da pista. Com problemas no motor, Kvyat abandonou. Pela nona posição, Verstappen encostou em Nasr. Após várias voltas de insistência, Verstappen passou Nasr. Ricciardo chegou, passou Ericsson na curva, mas espalhou e permitiu a recuperação do sueco. Diferença de Rosberg para Vettel de 1.5 segundos, há esperanças para o alemão da Ferrari. Com problemas no carro, Carlos Sainz passeava lentamente pela pista. O espanhol resetou o sistema eletrônico do carro e voltou a correr normalmente. 

  
Depois de escapar na primeria tentativa, Ricciardo passou Ericsson. Mas, o sueco não se deu por vencido e retomou a posição em boa ultrapassagem. Ricciardo foi de novo e passou Ericsson, sem errar e ceder novamente a posição ao adversário. Volta 30 e top 5 é o mesmo com Hamilton, Rosberg, Vettel, Raikkonen e Massa. Diferença de Rosberg para Vettel aumentou e o piloto da Ferrari foi chamado aos boxes pela falta de rendimento dos pneus. O alemão parou e voltou em quarto. Rosberg foi aos boxes, voltando em terceiro com Vettel próximo novamente.  Hamilton parou e voltou atrás de Raikkonen, que tentava uma estratégia diferente ao não parar ainda. Maldonado rodou ao entrar no caminho dos boxes e assustou os fiscais de prova. 

Raikkonen parou na volta 35, sem alongar muito essa continuidade na pista. Massa também parou e voltou em sexto. Belo momento quando a transmissão começa a falar de bolhas no traseiro dos pilotos, agora voltamos com a programação normal. Volta 38 e tudo se encaminhando para continuar igual na ponta da corrida e entre os 6 primeiros. Maldonado deu uma bela rodada na pista e ficou perigosamente no meio da pista por um tempo. Provando a eficiência da STR, Verstappen passou Perez pelo oitavo lugar. Bem, Nasr passou Perez e vai garantindo seus valiosos pontos e um nono lugar. Em boa briga, Ricciardo foi pra cima de Ericsson, que segurou bem e vendeu caro a décima posição ao australiano. 

O quinto colocado, Felipe Massa, levou em média 1 segundo por volta de Hamilton, já que estava a 46 segundos de diferença para o líder na volta 46. Briga ferrenha entre Maldonado, Button e Alonso pela décima terceira posição. E eles bateram, Maldonado e Button acabaram batendo na curva. Maldonado aparentemente não teve culpa na batida de Button na traseira do carro dele. Com problemas da batida, Maldonado abandonou. Maldonado consegue a façanha de abandonar 3 das 3 primeiras corridas do ano, recorde.

Restavam 4 voltas para o final, sem emoções a mais.  Com problemas no motor do carro, Verstappen abandonou na reta dos boxes. Safety Car na pista e provavelmente a corrida termine com ele. Fiscais não conseguiam fazer o carro de Verstappen entrar no espaço possível para entrar nos boxes. Foi preciso tirar o bico do carro para que ele entrasse. A torcida chinesa foi ao delírio com esse momento emocionante. E acabou! Venceu Lewis Hamilton! Em segundo terminou Rosberg, terceiro Vettel, quarto Raikkonen, quinto Massa, sexto Bottas, sétimo Grosjean, oitavo Nasr, Ricciardo nono e Ericsson em décimo. As duas Saubers pontuando, baita resultado para o campeonato. Lotus pontuando pela primeira vez no ano com Grosjean. 





Semana que vem tem corrida no Barein, mas nosso estagiário já anuncia que infelizmente não estará presente para o post logo após o GP.


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...