Salve Salve Nerds!
Semana com vários jogos e disputas importantes, tanto nas eliminatórias sul-americanas quanto no brasileirão.
Começando pelas eliminatórias, na Colômbia a seleção local encarou a Argentina, com as duas seleções precisando do resultado para encostar no G-4. A partida foi morna, mas os nossos vizinhos argentinos foram melhores e marcaram com Biglia, respirando na competição.
Falamos agora do líder das eliminatórias, o Equador, que visitou a Venezuela. A seleção surpresa até agora foi pra cima da frágil Venezuela e chegou a abrir 3 a 0 com Caicedo, Jefferson Montero e Fidel Martinez. A seleção vino tinto até diminuiu o placar com Josef Martinez, mas não evitou a derrota. Final 3 a 1 e Equador líder isolado com 12 pontos.
O Uruguai encarou o Chile, prometendo grande jogo entre as equipes e um repeteco da eliminação uruguaia na Copa América. Mas, os uruguaios não deram chances e atropelaram o Chile com vitória por 3 a 0, gols de Godín, Álvaro Pereira e Marin Cáceres.
Os paraguaios receberam a Bolívia no jogo dos desesperados das eliminatórias. Os bolivianos abriram o marcador com Yasmani Duk, porém não resistiram ao jogo fora dos domínios e levaram a virada. Os nossos vizinhos paraguaios empataram com Lucas Barrios e viraram com Lezcano. O Paraguai pulou para o quarto lugar na tabela.
Fechando a rodada, a nossa seleção brasileira recebeu a seleção peruana para um duelo importante para a permanência no G-4. A partida começou ruim para o Brasil, com o Peru até chegando com certo perigo ao ataque. Mas, ao longo do jogo, a seleção melhorou e dominou completamente o jogo. Os gols foram anotados por Douglas Costa, de canela, Renato Augusto depois de grande jogada de Douglas Costa e Filipe Luís fechando o marcador.
Confira os gols abaixo:
Foto: Ueslei Marcelino/Reuters |
Pelo Brasileirão, rodada valendo a taça e com brigas mais acirradas ainda contra a queda. Abrindo a rodada ainda no domingo, o Cruzeiro recebeu o Sport no Mineirão. O time celeste não tomou conhecimento do adversário e venceu por 3 a 0, com gols de Marcos Vinicius, Willians e Durval, contra.
No jogo dos desesperados, o Goiás recebeu o Coritiba no Serra Dourada. Surpreendendo o adversário, o coxa abriu o marcador com Juan. No final da primeira etapa, João Paulo ampliou. Fred marcou o gol de honra goiano e Henrique Almeida fechou a conta com 3 a 1.
No Moisés Lucarelli, a Ponte Preta bobeou e perdeu para o desesperado Figueirense. O figueira venceu com gol de Clayton.
No clássico catarinense dos desesperados, o Avaí recebeu o Joinville. André Lima abriu o marcador para o leão, mas o JEC empatou com Fernando Viana. A virada do Avaí veio apenas aos 42 minutos da segunda etapa, com gol de Everton Silva.
Na partida mais disputada e emocionante da rodada, o Atlético Paranaense recebeu o Palmeiras. O furacão abriu o placar logo com um minuto de jogo, com Marcos Guilherme. Na segunda etapa, o verdão empatou aos oito minutos com Robinho. Aos 28 minutos, a virada do Palmeiras. Jackson subiu mais alto que a defesa no cruzamento de Zé Roberto e marcou. Ewandro, recém entrando em campo, recebeu passe e aos 38 minutos empatou novamente o jogo.
Em lance muito reclamado pelos palmeirenses pelo juiz não ter mandado a cobrança de falta atleticana voltar, pois a barreira estava sendo arrumada ainda, Ewandro marcou de novo e virou o jogo, 3 a 2. Aos 49 minutos, na bacia da bacia das almas, lance com bate rebate e a bola ficou com Alecsandro, que novamente empatou a partida. Final 3 a 3.
Em sua arena, o Grêmio encarou o Fluminense pela consolidação no G-4. O tricolor gaúcho venceu por 1 a 0, gol de Luan.
Na Arena Condá, a Chapecoense encarou o traumático Internacional, recordando partidas passadas entre os dois. A chape venceu por 1 a 0, gol de Ananias.
No jogo que poderia ajudar o Corinthians a ser campeão, o São Paulo recebeu o Atlético Mineiro. O tricolor paulista abriu o placar com gol de Alan Kardec. Mas, no ritmo de "eu acredito", o galo virou o jogo com Luan e Dátolo. Mas, o São Paulo empatou com Michel Bastos em golaço, virou com Alan Kardec e ampliou com Luís Fabiano. Final 4 a 2.
O zero a zero da rodada foi entre Santos e Flamengo.
Fechando e valendo a taça antecipada do brasileirão, o desesperado Vasco recebeu o Corinthians. A partida foi na maior parte do tempo truncada, mas no segundo tempo o time da Colina abriu o placar com Julio Cesar. O Vasco teve Rodrigo expulso, após um chute no rosto de Malcom. No finalzinho, aos 36 minutos, cruzamento e Vagner Love, de cabeça, empatou o jogo e carimbou mais ainda a faixa de campeão. Final 1 a 1.
Análise:
G-4
Com o título merecido nas mãos do Corinthians, que tem o melhor ataque, defesa, melhor mandante e visitante, a briga na parte de cima fica pela quarta vaga no G-4. O São Paulo, atual quarto colocado, vem aproveitando as falhas dos adversários na briga. Santos, Internacional e Sport perderam nessa rodada. A briga promete se estender até a última rodada e a decisão da Copa do Brasil também poderá mudar a luta com talvez uma vaga a mais se Santos ou Palmeiras terminem no G-4.
Pela tabela e pela simulação superficial que fizemos, o São Paulo tenderá a ficar com a vaga, por ter confrontos mais fáceis com Figueirense em casa e Goiás, que mesmo em seus domínios não vem bem. O Santos tem páreo duro com os desesperados Coritiba e Vasco, que podem complicar, além do Atlético Paranaense. O Internacional, além da diferença de três pontos para o São Paulo, tem um Grenal, Fluminense fora e Cruzeiro em casa.
O Sport, que corre mais por fora ainda, terá que tirar os quatro pontos do São Paulo e ganhar do Atlético Paranaense e Corinthians em casa, para depois jogar fora com a Ponte Preta.
Como o futebol não é uma ciência exata, esperamos que tenhamos bastante emoção e que a vaga seja decidida apenas na última rodada.
Z-4
Na luta contra a queda, até o Figueirense, décimo quinto, ainda corre risco, O time tem 39 pontos e está a apenas dois do Coritiba, o décimo sétimo e primeiro dos rebaixáveis. A vitória sobre a Ponte Preta aliviou a equipe, mas os próximos jogos, diante de Chapecoense em casa, São Paulo fora e Fluminense em casa não ajudam muito.
Logo atrás está o Avaí, com 38 pontos. O time venceu o confronto direto contra o Joinville e deu um importante passo. Se complica nos próximos jogos, pois tem confronto fora contra o Fluminense, em casa diante da Ponte Preta e fecha contra o Corinthians fora.
Dentro do Z-4, o Coritiba, depois da decisão contra o Goiás, tem o Santos em casa, o Palmeiras fora e o Vasco em casa, no jogo que pode valer a queda ou não para os dois times.
O Goiás visita o Atlético Mineiro, visita a Chapecoense e termina sua jornada em casa contra o São Paulo. Tabela complicadíssima para o esmeraldino.
Já o Vasco, quatro pontos atrás do Avaí, precisará praticamente vencer todos os jogos, contra o Joinville fora, Santos em casa e Coritiba fora.
Dependendo dos resultados, o Joinville poderá cair já na próxima rodada, pois está a sete pontos do Avaí e se o rival do estado ganhar já rebaixa o JEC por manter uma diferença maior que os seis pontos que estarão em jogo nas duas últimas rodadas.
Não deixe de comentar e compartilhar este e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário