domingo, 15 de novembro de 2015

UFC 193 e a derrota de Ronda Rousey



Salve Salve Nerds!


Neste sábado o histórico UFC 193 foi até a Austrália, no Etihad Stadium, na cidade de Melbourne. O grande estádio necessitava de uma estrela para encher e então a maior delas foi até lá, Ronda Rousey enfrentou a supercampeã de trocação, Holly Holm. Na luta co-principal outra disputa de cinturão, entre a polonesa campeã dos pesos-palha Joanna Jędrzejczyk contra a canadense Valérie Létourneau.



Holly Holm venceu Ronda Rousey por nocaute aos 59s do R2


O que dizer sobre uma noite histórica? O que dizer sobre uma das maiores zebras da história do MMA? O que dizer sobre uma das derrotas mais significativas da história do esporte? O que falar da luta que é o equivalente a Anderson Silva perder para Chris Wiedman e GSP para Matt Serra?
Sim, Ronda Rousey perdeu e minha visão é de choque, desde que a luta acabou eu ainda não dormi, só fiquei pensando sobre o que essa luta tem de impacto para o MMA.

Sobre a luta: Ronda começou querendo acabar a luta de qualquer maneira,se expondo muito, isso contra uma supercampeã da trocação é um erro, parecia abalada ou com um nervosismo fora do normal. Holm por sua vez aplicou os golpes de maneira contundente, com uma surpreendente medição de distância.

Ainda no primeiro round Holly fez duas coisas que surpreenderam, defendeu a chave de braço, coisa que ninguém ainda havia feito, além disso Holm fez o até pouco tempo impensável, colocou Ronda de costas no chão.

O momento mais importante da noite
Na volta do round Ronda visivelmente abalada entrou da mesma maneira, entrando com tudo para tentar acabar a luta, ledo erro, muito afobada e nervosa somente se jogou para cima, sem tentar pensar em como evadir da trocação top mundial de Holm. O resultado: um show de olés e para finalizar um chutaço que demoliu Ronda. Assista o nocaute AQUI ou AQUI

Por outro ângulo o chute que acabou com a luta

O prognóstico é de que haja uma revanche imediata, no UFC 200, card esperado para ser um dos melhores de todos os tempos.Na entrevista Holly disse: “I think a rematch makes sense for sure. I’ve been on the losing side of a fight and wanted a rematch. Absolutely she deserves one.” Tradução livre: "Eu penso que uma revanhce faz sentido, com certeza. Eu já estive no lado perdedor de uma luta e quis uma ravanche. Com certeza ela merece uma."
Holly Holm, 19 vezes campeã de boxe fez seu nome na história, venceu Ronda Rousey em um momento que ela era invencível, talvez tão invencível quanto Anderson Silva era antes de enfrentar Chris Weidman. Após a luta Ronda foi direto para o hospital e não apareceu na coletiva pós evento, mas apenas por segurança, ela está bem
Imagem aérea de Ronda caída
Por mais que eu torcia para Ronda antes da luta, acho essa zebra sensacional, resta saber se a agora ex-campeã dos pesos-galos tem força psicológica para voltar e vencer Holly Holm, que já garante um bom dinheiro e com certeza se torna uma das maiores lutadoras de todas as modalidades da história. 
A nova campeã ostentando o cinturão
Joanna Jędrzejczyk venceu Valérie Létourneau por Decisão Unânime
Grande chute de Joanna no primeiro round
No primeiro round Létourneau agiu da maneira certa, encurtando o espaço e dessa maneira a campeão não conseguiria aplicar os melhores golpes, seus bons chutes no rosto. A canadense segurou um chute, levou para o chão e dominou no clinch, ao fim do round Joanna aplicou um chutaço, que já mostrava como seria o ritmo da luta.
A partir do segundo round a campeã começou a aplicar seu jogo, com muito mais velocidade e maior quantidade de golpes, seus chutes na perna abriram espaço para o que se tornaria a principal valência da luta. Por mais que Valérie bloqueasse os chutes ela não conseguiu levar para o chão novamente. Com o passar da luta Joanna acumulava mais potência e velocidade, os chutes nas pernas definiram e com o passar do tempo a diferença de movimentação era cada vez maior, a partir do terceiro round a luta começou a ficar mais unilateral, com vantagem muito clara para a campeã nos rounds finais.
O saldo final é positivo para ambas, Valérie que é apenas a 8° no ranking mostrou potencial para evoluir e se tornar um grande nome na categoria. Já a campeã, mostra evolução, sua velocidade parece cada vez maior e agora vai enfrentar a brasileira Cláudia Gadelha, em revanche da luta com resultado polêmico, que para muitos foi vencida pela brasileira.

Mark Hunt venceu Antônio “Pezão” Silva por nocaute aos 3m14s do R1

Antônio Pezão lutou com uma impressão de sempre estar receoso, aplicando chutes baixos, mas com a impressão de estar com medo dos potentes golpes do Super Samoano Mark Hunt. Em resposta aos chutes baixos do brasileiros Hunt chutava na linha de cintura e abria espaço para a sua mão direita batizada pelo demônio.
Quando o brasileiro começou a ficar encurralado Hunt jogou um direto, que pegou de raspão, mas mesmo assim derrubou o brasileiro, já no chão o neozelandês aplicou mais dois golpes para liquidar a fatura.
Na revanche de uma das maiores lutas de pesos-pesados da história, em 2013, prevaleceu a mão pesadíssima de Mark Hunt. Após uma surra que levou para Stipe Miocic é bom ver o Super Samoano com mais uma vitória.

Robert Whittaker venceu Uriah Hall por Decisão Unânime

O jovem Robert Whittaker iniciou de maneira ideal, com explosão, partindo para cima a todo momento, pressionando o jamaicano Hall, encurtou a distância e bloqueou os espaços, não deixou em nenhum momento o adversário se sentir confortável, com bons socos e chutes para abrir a sequência, ciente dos chutes rodados perigosos de Hall, Whittaker encurtou a distância para que esses golpes perdessem potência. No primeiro round essa tática garantiu que Robert conseguisse uma queda e abrisse boa vantagem na parcial.
No segundo round e terceiro round Whittaker continuou com a mesma tática, encurtar os espaços, abrir com bons cruzados e diretos, dessa vez a luta foi para o clinch e o Neozelandês dominou nesse setor, com boas joelhadas e pisões. A luta foi parada por conta de um jab que de forma não intencional tocou no olho de Hall, quando a regra diz que a luta só deve ser interrompida quando o dedo vai no olho.
Excelente vitória do bom prospecto Robert Whittaker, com respeito tático em todo momento, se configura como um nome real na categoria. Já Hall novamente tem seus momentos, nunca se sabe qual tipo de lutador vai entrar em ação.

Jared Rosholt venceu Stefan Struve por Decisão Unânime
 
Luta morna entre Jared Rosholt e Stefan Struve

Resultados do Card Preliminar:

Jake Matthews venceu Akbarh Arreola por nocaute técnico aos 5m00s do R2
Kyle Noke venceu Peter Sobotta por nocaute técnico aos 2m01s do R1Gian Villante venceu Anthony Perosh por nocaute aos 2m56s do R1Danny Martinez venceu Richie Vaculik por decisão unânime                          
Daniel Kelly venceu Steve Montgomery por decisão unânimeRichard Walsh venceu Steven Kennedy por decisão unânimeJames Moontasri venceu Anton Zafir por nocaute técnico aos 4m36s do R1Ben Nguyen venceu Ryan Benoit por finalização aos 2m35s do R1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...