Salve Salve Nerds!
A Fórmula 1 voltou ao Brasil e com Interlagos lotado, mesmo com o título definido. Na qualificação, domínio desde o começo das Mercedes. Hamilton foi o mais rápido no Q1, seguido por Rosberg e pelas Ferrari. Ficaram de fora já na primeira parte: Pastor Maldonado, Jenson Button, Alexander Rossi, Will Stevens e Fernando Alonso, que teve problemas com o carro já na primeira volta. O espanhol sentou na beira da pista em uma cadeira e ficou tomando sol. Felipe Nasr passou, mas foi punido com três posições perdidas por atrapalhar Massa em uma volta rápida.
Relaxando - Imagem: F1/Divulgação |
No Q2, tudo igual na frente do grid, com Hamilton e Rosberg, seguidos por Vettel e Raikkonen. Romain Grosjean acabou rodando na pista e não conseguindo fazer uma volta rápida. Ele ficou de fora junto de Felipe Nasr, Carlos Sainz, Sergio Perez e Marcus Ericsson. Felipe Massa passou raspando, em décimo lugar.
No Q3, a briga pela pole position, Nico Rosberg colocou as garras de fora e não deu espaço para Lewis Hamilton. O alemão fez a pole position por incríveis 0.078 milésimos de diferença para Hamilton. Sebastian Vettel, o terceiro, ficou a meio segundo de Hamilton. Em quarto ficou Valtteri Bottas, quinto Kimi Raikkonen, sexto Nico Hulkenberg, sétimo Daniil Kvyat, oitavo Felipe Massa, nono Daniel Ricciardo e décimo Max Verstappen.
Algumas posições foram mudadas no grid. Bottas perdeu três posições por ultrapassar sob bandeira vermelha no treino livre. Daniel Ricciardo trocou o motor e perdeu dez posições. Felipe Nasr perdeu três posições também por ter atrapalhado Massa no Q1.
Na largada, Rosberg manteve a ponta, com Hamilton pressionando. Massa se manteve em oitavo e Nasr subiu para décimo segundo. Bottas pulou de sétimo para quinto. Carlos Sainz, que largou dos boxes com problemas no motor, abandonou logo na primeira volta. Nasr começou bem e passou Grosjean pelo décimo primeiro lugar. Já no começo, na volta 5, Ricciardo foi para os boxes trocar pneus tentando mudar a estratégia, pois largou em décimo nono. Grosjean foi pra cima de Nasr e conseguiu passar o brasileiro no final da reta principal.
Com nove voltas, Vettel já estava quase cinco segundos atrás das Mercedes, corrida parada na frente do grid. No meio, Felipe Massa trazia um trem de pilotos, com Perez, Verstappen e Grosjean atrás. Ricciardo, em décimo nono, ia pra cima das Manor. Hulkenberg, que era sétimo, foi para os boxes, parou e voltou em décimo sexto. Grosjean, o décimo, vinha pra cima de Verstappen. Massa, com pneus desgastados, já ia para os boxes na volta dez e colocando pneus médios. Hulkenberg, já em décimo segundo, era atacado por Kvyat, o décimo terceiro. Bottas também parou e voltou em décimo primeiro.
Raikkonen e Rosberg, o líder, foi chamado para os boxes na volta 13. Felipe Nasr, sem ter parado ainda, era o quinto colocado. A parada foi bem ruim e demorou 4.4 segundos. Hamilton parou na volta seguinte e foi em 3.6 segundos na troca. Voltou atrás de Rosberg. Top 5 com Rosberg, Hamilton, Vettel, Raikkonen e Bottas. Maldonado, sem parar e largando com pneus médios, estava em sexto. Hulkenberg, bem mais rápido que Maldonado, passou o piloto venezuelano pelo sexto lugar. Perez, com a outra Force India, era pressionado por Verstappen.
Mais rápido, Hamilton vinha encostando em Rosberg e estava a menos de um segundo do líder. Ele encostou mas nada de tentar passar ainda. Kvyat passou bonito por Maldonado pelo sétimo lugar e Felipe Massa aproveitou para encostar e passar o venezuelano também. Hamilton ainda não conseguia, na volta 23, chegar dividindo alguma curva com Rosberg. Nasr, com a faca nos dentes, passou Button pelo décimo quarto lugar.
Mesmo com Rosberg pressionado, Vettel não conseguia tirar diferença de tempo para o compatriota e para Hamilton. Diferença subiu para seis segundos. Na volta 26, Maldonado enfim foi para os boxes. Na volta 27, Verstappen foi pra cima de Perez, atrapalhado por uma Manor. Na volta 30, Verstappen seguia tentando encostar em Perez em busca do nono lugar. Corrida bem parada. Na raça, na vontade, Verstappen foi e passou Perez. Grosjean pegou carona e passou Perez. Rosberg parou na volta 34 e Hamilton foi chamado também, por não estar rendendo bem na pista.
Raikkonen, sem parar ainda, estava em segundo, entre Rosberg e Hamilton. E Maldonado, recordando os velhos tempos de acidentes, bateu em Ericsson . Hamilton, sem problemas, passou Raikkonen. Em busca da segunda Sauber abatida, Maldonado foi pra cima de Nasr. Maldonado não teve problemas e passou Nasr pelo nono lugar. Vettel, com nobre ajuda do companheiro Raikkonen, passou o finlandês pelo terceiro posto. Diferença de 6.7 segundos para as Mercedes. Inspirado, o Maldonator passou Kvyat pelo sétimo lugar. Grosjean passou Verstappen pelo décimo posto. Maldonado, pela batida com Ericsson, teve cinco segundos acrescidos ao tempo final de prova pela batida com Ericsson.
Kvyat deu o troco em Maldonado na luta pela sétima posição. Massa tentando chegar em Maldonado, que estava já com os pneus acabando. O brasileiro veio bem e passou rápido pelo venezuelano. Hamilton, na volta 47, vinha tentando encostar de novo em Rosberg, com diferença de menos de dois segundos entre os dois. Ricciardo, em corrida de recuperação, vinha pra cima de Perez pelo décimo primeiro lugar. Vettel foi para os pits na volta 48 e Rosberg foi também na seguinte. Ambos colocaram pneus médios ao invés dos macios.
Briga boa entre Ricciardo e Perez. O australiano passou o alemão, que tentou dar o troco. Hamilton também parou, voltando mais atrás de Rosberg do que estava antes. Com os retardatários no caminho, Hamilton diminuiu a diferença para 1.5 segundos. Voando, o inglês fez melhor volta da prova e tirou a diferença para menos de um segundo. Maldonado, de novo ele, foi pra cima de Nasr pela décima primeira posição. Hamilton travou forte ao ser atrapalhado por Grosjean e ficou mais atrás de Rosberg.
Nasr viu Maldonado chegando e conseguiu fechar a porta para o venezuelano. Maldonado tentou na volta seguinte e aí sim conseguiu. Grosjean também foi pra cima de Nasr e passou o brasileiro. Verstappen também não perdeu tempo e foi para a ultrapassagem no brasileiro. Nasr segurou e por muito pouco os dois não bateram. Por fora, Verstappen foi e passou. Na frente, Grosjean e Maldonado também brigavam, pelo nono lugar. Nasr, rendendo mal com o carro, foi passado por Perez e Ricciardo.
Restando nove voltas, brigas apenas no meio do grid. Sem dar chances, Rosberg abriu sete décimos de segundo para Hamilton, ampliando a diferença para 2.7 segundos. Kvyat vinha pra cima de Hulkenberg pela sexta posição. Diferença em menos de um segundo entre os dois. Verstappen, sempre arrojado, vinha pra cima de Maldonado, o rei das batidas. O dinamarquês/holandês vinha pra cima tentando por todos os lados e curvas passar o venezuelano. No final da reta principal, Verstappen passou sem problemas e assumiu o décimo lugar, o lugar do ponto de honra.
E vence Nico Rosberg! Segunda vitória seguida no ano e em Interlagos! Segundo Lewis Hamilton, terceiro Vettel, quarto Raikkonen, quinto Bottas, sexto Hulkenberg, sétimo Kvyat, oitavo Massa, nono Grosjean e décimo Verstappen. Rosberg garante o vice com 31 pontos de vantagem para Vettel após a vitória.
Vice garantido para Rosberg - Imagem: F1/Divulgação |
Não deixe de comentar e compartilhar este e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário