domingo, 28 de maio de 2017

F1 2017 - GP de Mônaco



Após uma classificação disputada, a expectativa era boa para a corrida no traçado desafiador do GP de Mônaco.



Antes da prova, já que largaria em último, Button preferiu largar dos boxes. Na largada, os líderes se mantiveram na ponta sem maiores problemas. Largando no meio do grid, Hamilton ganhou apenas uma posição, décimo segundo lugar para o inglês. Top 5 com Raikkonen, Vettel, Bottas, Verstappen e Ricciardo. Button foi para os boxes na primeira volta, arriscando a mudança de pneus adiantada para ir até o final ou ter um período mais longo na pista. Wehrlein, indo nos boxes para reparos, quase bateu em Button na saída.



Volta oito e os pilotos não conseguiam se aproximar para realizar qualquer ultrapassagem, a prova seguia sem maiores emoções. Raikkonen tinha dois segundos de vantagem para Vettel, que tinha quatro segundos de vantagem para Bottas. Por ter atrapalhado Button e quase batido nele na primeira volta na saída dos boxes, Wehrlein foi punido com cinco segundos parado no boxe ou acrescidos ao tempo final de prova do piloto.

Volta 16 e Hulkenberg teve problemas no carro, soltando óleo por toda a pista. Bandeira amarela no setor 2. Hamilton, em décimo, chegava em Kvyat, ficando a menos de dois segundos do piloto da STR. Cinco voltas depois, na 21, nada acontecia e os pilotos conseguiam manter o ritmo com os pneus durando. Volta 22 e Perez chegou em Stroll pela décima quinta posição. Bottas vinha mais rápido que Vettel e estava a três segundos do alemão. 

E Vettel encostava mais em Raikkonen, estando a 1.3 segundos do companheiro de time, que era um pouco atrapalhado pelo tráfego a frente. Com o tráfego, os três primeiros se mantiveram mais próximos e Verstappen também se aproximava. Verstappen escapou na curva e quase saiu para bater no muro. Volta 33 e Verstappen foi chamado aos boxes para trocar pneus. Bottas foi na volta seguinte, colocando pneus supermacios. O finlandês voltou na frente de Verstappen, que já foi pra cima do piloto da Mercedes. Volta 35 e Raikkonen foi para os pits, colocando pneus supermacios. 

Ricciardo, mesmo sem parar, era o mais rápido na pista e estava em segundo lugar. Volta 39 e enfim Ricciardo parou, voltando em terceiro, na frente de Bottas e Verstappen. Vettel, seguindo a cartilha, fez volta mais rápida da prova e depois parou. O alemão voltou na frente de Raikkonen para ficar com a ponta. Vettel voltou e ampliou a vantagem para 3.5 em relação a Raikkonen. O finlandês tinha 3 segundos de vantagem para Ricciardo. 

Fazendo corrida de recuperação, Hamilton era o sexto colocado, mas sem ter ido aos boxes ainda. Volta 48 e Hamilton foi chamado aos boxes para colocar pneus supermacios. O inglês voltou em sétimo. Com cinquenta voltas, o top 5 tinha Vettel, Raikkonen, Ricciardo, Bottas e Verstappen. Bottas, que era atrapalhado pelo trânsito a frente, via Verstappen chegar nele. O holandês estava próximo de Bottas, mas o famoso "chegar é uma coisa, passar é outra" tem seu ápice em Mônaco. Ricciardo tirava tempo em relação a Raikkonen, estando 2.6 do finlandês na volta 55. Ricciardo já esava a menos de dois segundos em relação ao piloto da Ferrari. 

Volta 60 e batida forte de Wehrlein, que ficou com o carro virado de lado encostado no guard rail. Safety Car chamado. No replay, a imagem mostrou a batida de Button em Wehrlein, com o capotamento do alemão com a batida lateral entre os dois. Button também abandonou. Com vários carros no meio dos pilotos líderes, o povo do fundão foi chamado para recuperar a posição certa no grid. Ericsson, com Safety Car, escapou e bateu na primeira curva. Na volta 67, o Safety Car enfim saiu. 

Relargada e Bottas foi pra cima de Ricciardo, seguido de perto por Verstappen. Ricciardo errou e viu o finlandês colado nele. Vandoorne tentou passar por fora e bateu no muro, causando bandeira amarela. Volta 71 e os carros seguiam próximos, mas faltava uma reta maior para a ultrapassagem acontecer. Perez foi pra cima de Kvyat e os dois bateram, com Kvyat abandonando. Sem rendimento, Perez foi para os boxes para resolver os problemas do carro. 

Volta 76 e Hamilton vinha pra cima de Sainz pelo sexto lugar, mas sem efeito. E vence Sebastian Vettel! Primeira vitória da equipe no circuito desde 2001, com dobradinha entre o alemão e Raikkonen. Terceiro Ricciardo, quarto Bottas, quinto Verstappen, sexto Sainz, sétimo Hamilton, oitavo Grosjean, nono Massa, décimo Magnussen. 

No campeonato, Vettel se isola mais na liderança, com 129 pontos. Em segundo está ainda Hamilton, com 104. Bottas é o terceiro, com 77. 



A Fórmula 1 volta daqui duas semanas, com o GP do Canadá, dias 9 e 10 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...