Fórmula 1 de volta ao tradicionalíssimo circuito de Montecarlo, nas apertadas ruas de Mônaco. A qualificação teve surpresas e uma briga apertada pela pole position.
Kimi fazendo jóia - Foto: Getty Images |
E para essa prova, Jenson Button substituiu Fernando Alonso pela Mclaren, que foi se aventurar em Indianápolis na Indy 500. Mesmo longe das pistas a meio ano, Button mostrou que ainda tem qualidade e ajudou bastante a Mclaren. No Q1, ficaram de fora Esteban Ocon, Jolyon Palmer, Lance Stroll, Pascal Wehrlein e Marcus Ericsson, que bateu no final do treino e fez a sessão acabar antes do tempo.
Na segunda parte, os quinze pilotos restantes brigaram pelas 10 vagas no Q3. E tivemos surpresas. Lewis Hamilton não se acertou e teve problemas para realizar uma volta boa. Os pneus demoravam mais para aquecer e a melhor volta normalmente não saia na primeira volta lançada. Outra surpresa foi Felipe Massa, que não vinha bem e ainda saiu tarde dos boxes, não conseguindo fazer uma boa volta já que Stoffel Vandoorne bateu o carro e causou bandeira amarela. Junto aos pilotos de Mercedes e Williams, ficaram de fora Daniil Kvyat, Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen.
No Q3, Kimi Raikkonen fez o melhor tempo já na primeira tentativa. Na segunda volta lançada dos pilotos, o finlandês manteve a ponta, mas por milimétricos 0.045 segundos em relação a Sebastian Vettel, que foi 0.002 segundos mais rápido que Valtteri Bottas. Em quarto lugar ficou Max Verstappen, quinto Daniel Ricciardo, sexto Carlos Sainz, sétimo Sergio Perez, oitavo Romain Grosjean, nono Jenson Button e décimo Stoffel Vandoorne, as duas Mclaren no top 10. Destaque para Kimi Raikkonen, que após nove anos fez uma pole position na categoria. Não conseguia uma desde Magny Cours em 2008. A última vitória de Raikkonen é mais recente, ele ganhou em Melbourne em 2013, pela Lotus.
Mas, os carros laranja da Mclaren foram punidos, Button pelo motor extra usado para a prova, já que Alonso quebrou o máximo de motores permitidos para uma temporada. Assim, o inglês largará em último com a punição de quinze posições perdidas. Vandoorne perdeu três posições no grid por ter sido considerado culpado em batida com Massa no GP passado.
Amanhã, 9h, o GP de Mônaco, que promete, com 60% de chances de chuva. Mesmo com pista seca, a prova promete emoção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário