quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Mudanças na Bola



Salve Salve nerds!


Desde vários e vários anos vem se discutindo o calendário do futebol brasileiro, e todas as consequências dele para o esporte. Chegamos a falar disto em outro post sobre a volta dos campeonatos regionais, como a Copa do Nordeste, e o calendário foi um dos empecilhos para a realização de mais um regionais no futebol brasileiro. 
Várias vezes ouvimos de que os atletas não são organizados o suficiente pelos seus direitos e que não trabalham em prol da melhora das condições do futebol nacional. Mas, enfim, o momento de reclamação dos atletas atingiu um nível maior, e eles inclusive divulgaram uma nota oficial manifestando as suas intenções quanto ao que querem em relação ao calendário do futebol.
Confira a nota:

Nota Oficial

Nós, atletas profissionais de futebol, com representantes em clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro, vimos, de forma oficial, demonstrar nossa preocupação com relação ao calendário oficial de jogos divulgado na última sexta-feira (20/09) pela Confederação Brasileira de Futebol para o ano de 2014.

Devido ao curto período de preparação proposto e ao elevado número de jogos em sequência, decidimos nos reunir, de forma inédita e independente, para discutir melhorias em prol do futebol e da qualidade do espetáculo apresentado por nós a milhões de torcedores.

Queremos ser uma parte mais efetiva deste movimento que se faz extremamente necessário e, para tanto, solicitamos uma reunião com a entidade que administra o futebol brasileiro (CBF) para tratar de questões propositivas e de comum interesse.

Estamos convictos de que dar esse primeiro passo significa caminhar na direção do profissionalismo, da transparência e da busca pela excelência no futebol de alto rendimento praticado no Brasil.

Contamos com o apoio de outros atletas e convidamos todos os profissionais do futebol e apaixonados pelo esporte a se unirem a nós nesta iniciativa em benefício do futebol brasileiro.

Informaremos ao público o andamento e os resultados desta nova discussão assim que possível.

Sem mais para o momento,




Setenta e cinco atletas das séries A e B assinaram a lista apoiando a ideia de mudanças. A principal exigência é a discussão para a mudança do calendário brasileiro ao estilo adotado em quase todas as ligas no mundo, iniciando-se em Agosto e terminando em Maio. Adequando as datas a saída de jogadores no meio do campeonato é diminuída, pois assim a época de transferências não seria no ápice do brasileirão, e sim no final ou no entre turnos, como já acontece lá fora. Com este calendário os clubes poderiam ter maior intercâmbio e excursões entre as temporadas, algo que raramente vemos acontecer, e quando acontece, o clube que faz isso, como São Paulo e Santos este ano, pagam o preço jogando 4 partidas em 1 semana.
Outro fator é o de rearranjar as competições nacionais, pois hoje há uma pequena pré-temporada, e ano que vem se iniciará mais cedo ainda, devido a Copa do Mundo, não havendo condições das equipes disputarem o início dos estaduais com elenco completo e em totais condições físicas. A própria presença dos estaduais é discutida, pois são quase 3 meses ocupados e que em outros países são usados de maneira melhor, apesar da grande tradição dos estaduais por aqui.
O desgaste físico dos atletas, principalmente agora, no final de temporada, é evidente. As lesões se tornam mais frequentes e várias equipes vem tendo dificuldades. Em alguns momentos,  ironicamente, é melhor ser eliminado de outras competições para focar somente no brasileirão, pois assim não há um desgaste tão grande de jogos. Atletas dos mais diversos times se manifestaram e deram entrevistas apoiando totalmente o movimento, chegando inclusive a notícia, boato, comentário, de que poderia haver greve nas últimas rodadas do campeonato brasileiro. Enquanto isso, os clubes parecem não se pronunciar, pois dependem muito da CBF, que poupou dívidas que equipes tinham com ela, além das cotas de televisão repassadas pela entidade a vários clubes.
Resta agora esperar para saber se o encontro dos atletas com a CBF aconteça realmente, e que algo saia desta reunião. Há inclusive uma página no facebook, relativa ao movimento dos jogadores, confira clicando AQUI.
E uma entrevista do jogador Alex sobre o fato:





Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...