domingo, 22 de setembro de 2013

Colúnia Esportiva 29 - Habemus Campeão



Salve Salve nerds!




Em Cingapura mais uma etapa do nosso querido mundial de Fórmula 1. Na qualificação a continuação de um domínio, o domínio total de Sebastian Vettel. O alemão fazia tempos exorbitantes, e na última parte abriu mão de uma segunda volta rápida pois dificilmente seria batido. No Q1 nada de anormal, com o pessoal do fundão continuando por lá. O Q2 reservou surpresas, e pricipalmente Kimi Raikkonen, que com fortes dores nas costas ficou com o décimo terceiro lugar, e fora da terceira parte. Quem se deu bem com isso foi Gutiérrez, que pela primeira vez foi ao Q3. A terceira parte não reservou muitas diferenças, e Vettel fez o primeiro tempo, seguido por Rosberg, que até chegou perto, porém não conseguiu a pole. Terceiro posto para Grosjean, que se superou quando não acreditavam mais nele. Quarto lugar para Webber, quinto Hamilton, sexto Massa, mais uma vez a frente de Alonso, o sétimo, oitavo Button, nono Ricciardo e décimo Gutiérrez.
A corrida começou tranquila para Vettel, e o destaque foi Alonso, que pulou de sétimo para terceiro. O top 5 na primeira volta foi Vettel, Rosberg, Alonso, Webber e Grosjean. Logo no início da prova, com os pneus macios, a maioria dos pilotos já foi trocar para os pneus mais duros, e assim arriscar ficar até o final sem parar. Depois das paradas, ou não paradas de alguns, Vettel se manteve líder, seguido por Rosberg, Di Resta, Alonso e Webber. Logo Di Resta parou, e assim os 5 primeiros voltaram a ser os mesmos de antes. As brigas estavam bem raras, até porque o circuito não tem muito espaço para ultrapassagens.
Na volta 22 Hulkenberg protagonizou a indignação em pessoa, quando por rádio foi avisado de que deveria devolver a posição ganha diante de Pérez, e mandou um sonoro "What!". Volta 25 e Ricciardo, para dar uma emoção na prova, bateu, e assim causou a vinda do Safety Car. Com o Safety Car na pista, os pilotos resolveram entrar nos pits, porém Vettel, Rosberg, Webber e Hamilton continuaram na pista.
Mesmo não tendo parado, Vettel continuou voando e fazendo a melhor volta da corrida. Quem teve problemas foi Grosjean, que necessitou ir ao pit e permaneceu lá 40 segundos. Volta 41 e novos pits, com Webber conseguindo a posição de Rosberg por demora da Mercedes em trocar pneu do piloto alemão. Passeando na prova, Vettel resolveu ir aos boxes, mas mesmo assim nem precisou se preocupar em perder a posição, pois a vantagem era enorme.
Voando baixo, o alemão Sebastian conseguiu mais uma volta mais rápida da prova, e mais ainda, a volta foi 3 segundos mais rápida que a do segundo colocado, Fernando Alonso. O final de prova teve emoção, com as brigas entre os pilotos com pneus mais novos e os com pneus esfarelando. Felipe Massa, Webber, Hamilton e Rosberg foram ultrapassando os adversários mais lentos, como Hulkenberg, Pérez e Button. Brigando pelo terceiro posto, Raikkonen conseguiu passar Button, e mesmo com a dor nas costas foi conquistando o lugar no pódio. 
Na volta 56 Di Resta escapou e bateu na proteção da pista, deixando o carro em uma posição desfavorável. Apesar disso o carro acabou sendo recolhido rapidamente e o Safety Car não precisou entrar. Restando 5 voltas, eis que Webber recebe o aviso de problemas no câmbio do carro, porém tenta segurar as coisas, diminuindo a potência do motor, e assim chegar ao final. Porém, na última volta o australiano não deu sorte e o carro começou a pegar fogo, forçando-o a abandonar. Assim uma boa turma, incluso Massa, conseguiu ganhar uma posição no grid. 
Final de prova! Sebastian Vettel, o tetracampeão extra oficial, vence pela terceira vez seguida! Alonso, fazendo suas mágicas, ficou em segundo, e Raikkonen, nem conseguindo rir e se mover bem, mas tomando seu champagne, conseguiu o terceiro lugar. Quarto posto para Rosberg, quinto Hamilton, sexto Massa recuperando o lugar de largada, sétimo Button, oitavo Pérez, nono Hulkenberg, décimo Sutil. O destaque final ficou com Webber, que pegou uma carona no carro de Alonso, coisa que não assistíamos a muito tempo, e que deverá ganhar punição, coisa boba...
Vettel é praticamente campeão, está a apenas a um pódio do feito, e Alonso briga com Raikkonen pelo vice. Maiores detalhes, em vídeo, AQUI.

Dedo indicador vai ser engessado...
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...