sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Nelson Mandela



Salve Salve nerds!

É com grande lamento que hoje lembramos o falecimento de Nelson Mandela, o líder Sul-Africano que lutou pelos direitos dos negros em seu país, foi preso durante quase 30 anos e ainda teve tempo de utilizar o esporte como meio de reconstrução de uma nação dividida. Após o regime destruidor do Apartheid, o então líder Mandela se tornou presidente e fez do esporte sul-africano uma potência esquecida.
A seleção que tinha apenas brancos no Rugby, uniu negros e brancos, liderados por Madiba, que comandou a equipe que foi campeã mundial em casa no ano de 1995. Inclusive falamos aqui do filme Invictus, que conta a história dessa conquista.

No campo futebolístico, o incentivo foi igual. E em 1996 a seleção de Nelson Mandela foi campeã da Copa Africana de Nações, algo até então inédito para a equipe.


Além de participação direta, Mandela também participou de projetos sociais com relação ao esporte, além de visitar e receber esportistas.

Nelson Mandela
Mandela na NBA

Marvin Hagler deixando o amigo o nocautear de risadas



Eto'o e Pelé com o mestre

Campeão Mundial para todos!





A última aparição pública de Nelson Mandela foi também em um evento esportivo. Na Copa do Mundo de 2010, o ex-presidente compareceu ao estádio para assistir a final entre Espanha e Holanda.


Obrigado Madiba! Obrigado Nelson Mandela! Sentiremos falta de sua presença, mesmo que distante aqui do Brasil, porém ficamos com o seu exemplo fantástico de superação e luta por um ideal!


Descanse em Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...