sábado, 25 de julho de 2015

Sul-Minas, Redes Sociais e o Mercado da Bola



Salve Salve Nerds!

Reunião dos dirigentes pela volta da Sul-Minas já em 2016 Foto: Divulgação
Hoje estreio e espero que consiga falar mais vezes aqui mais ou menos como uma coluna. Fiquei com vontade de falar de vários assuntos que estão em discussão no momento e antes não estava com tempo. O glorioso João Vitor é o nosso colunista titular, mas o tempo anda escasso para ele também. Sem mais delongas, vamos aos assuntos:

A volta da Copa Sul-Minas:

Tempos atrás, chegamos a falar da volta dos campeonatos regionais AQUI, quando a Copa do Nordeste retornou. Agora, mais uma das copas que existiam ganha força para retornar já em 2016. A Copa Sul-Minas foi a menos duradoura dos regionais, com três edições apenas, porém agora ganhou força para voltar, principalmente pelo interesse de Flamengo e Fluminense em participar também, além dos clubes do sul e mineiros. 

O Flamengo e o Fluminense vem em conflito com a Federação Carioca de Futebol, portanto participar de outra competição ao mesmo tempo em que começa o estadual seria uma represália por parte dos times. Já os outros times interessados: Internacional, Grêmio, Coritiba, Atlético Paranaense, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Chapecoense, Avaí, Figueirense e Joinville seriam participantes garantidos nessa edição de volta. 

Nas reuniões ocorridas, houve já um prévio interesse de a televisão transmitir o campeonato, além de uma prévia de boa participação do público nos jogos, já que os estaduais vivem uma média baixa de público. Haveriam 14 clubes participantes, divididos em dois grupos e com mata-mata a partir das quartas de final. A decisão seria em campo neutro, definido antes da copa começar. 

É uma boa ideia a da volta da Copa Sul-Minas, que atrairia mais expectadores e mais renda para as equipes. Porém, o grande empecilho continua sendo os estaduais, já que eles iniciariam teoricamente ao mesmo tempo que a copa. Assim, as equipes enviariam times sub-23 ou mistos para os estaduais, ao invés de haver uma mudança de calendário. Espero estar enganado e que essa organização vinda dos clubes seja melhor que a da CBF. 

Times nas redes sociais:

Enfim, os times brasileiros vem se tornando mais atuantes em suas redes sociais. A maioria, se não todos, fazia apenas divulgação de vendas e dos jogos. Hoje, já vem se preocupando mais em atrair o torcedor como um amigo, como alguém mais próximo do que apenas um cliente. O maior exemplo vem do Paraná Clube, que usa o perfil como se o clube fosse uma pessoa mesmo. Ele pede, como o seu amigo pediria, para que você vá ao jogo e até pede desculpas pelas derrotas quando elas acontecem. A situação econômica do time não é novidade para o público, e o time não esconde sua situação nem na fan page.

Por incentivo da CBF, os clubes da primeira divisão vem usando mais as redes sociais. Houve provocações por parte de Fluminense e Vasco e de Flamengo e Corinthians, nada saindo dos limites, mas com aquela provocação que o futebol merece. Corinthians e Coritiba inclusive fizeram uma aposta via Twitter para o confronto de domingo entre os dois.

É enfim uma iniciativa bacana da CBF, que assim leva o público mais próximo dos clubes. Esperamos que os times continuem sendo, principalmente, transparentes com os torcedores e não os enganem pela internet.

Contratações:

O mercado da bola vem se movimentando e trazendo contratações estrondosas na Europa. Schweinsteiger no Manchester United, Sterling no Manchester City, Benteke e Firmino no Liverpool e outros. O que impressiona são os valores, Sterling custou 240 milhões de reais ao City, dinheiro que foi quase todo usado para o Liverpool, ex-clube do atacante, contratar Benteke. São contratações sem tanta garantia, além de Schweinsteiger, de jogadores que talvez não fossem os melhores de seus times. Sterling, inclusive, é o jogador inglês mais caro da história.

Impressiona o poder de se reforçar que o futebol inglês tem, sempre trazendo jogadores valorizados, muito devido aos donos riquíssimos de seus times. Um país que vem tentando renascer na qualidade de seu campeonato é a Itália. A Internazionale trouxe Miranda, Murillo e Kondogbia. A Juventus abriu o cofre para Khedira, Dybala e Mandzukic, enquanto os outros clubes trouxeram reforços mais modestos.

Na Alemanha, o Bayern perdeu o já citado Schweinsteiger, trazendo o contestado Douglas Costa para reforçar o ataque. Na Espanha, sempre tentando investir, poucos reforços. O Barcelona trouxe Arda Turan do Atlético de Madri, que só poderá estrear ano que vem, além de Aleix Vidal, vindo do Sevilla. O Real Madrid trouxe apenas Danilo, que já havia sido anunciado há algum tempo.
O Atlético de Madrid trouxe boas apostas, Vieto, do Villarreal, Jackson Martinez, do Porto, e Ferreira Carrasco, do Mônaco. Além deles, Filipe Luis pode voltar ao clube, vindo do Chelsea.

Enfim, foi um mercado até agitado, ainda havendo especulações de negociações, como Di Maria no PSG, em troca de Cavani no Manchester United. Provavelmente esqueci de algum reforço, mas o Doentes por Futebol não. Portanto, você pode conferir todos os reforços, quem saiu e quem voltou para os clubes por empréstimo AQUI.

Na América do Sul, o que podemos destacar é a volta dele, do mito, do craque, de Carlitos Tevez. O argentino deixou a Juventus após a sua melhor temporada da carreira para voltar ao clube de coração. Logicamente ele não voltou apenas por amor a camisa, seria ilusório acreditar, o Boca precisou abrir os cofres para pagar um baita salário ao astro e ainda ceder os direitos de alguns jogadores da base para a Juventus. Mas, não dá para se dizer que a paixão pelo Boca não influenciou extremamente a decisão do jogador, que havia prometido voltar ao clube que o revelou para encerrar a carreira.

Não deixe de comentar e compartilhar este e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...