Salve Salve Nerds!
Depois de mais de um mês e um GP sem post, na Inglaterra, voltamos para falar da corrida em Hungaroring, na Hungria.
Na qualificação, domínio das Mercedes desde o início. Como os pneus usados na prova eram médios e macios, os pilotos até iniciaram com os médios, mas precisaram trocar para conseguir desempenho suficiente para passar de parte. Ficaram de fora no Q1 as Manors com Stevens e Merhi, além de Nasr, Ericsson e Button, que estava bem mas bobeou no final para ficar de fora.
No Q2, a outra Mclaren, de Fernando Alonso, teve problemas e parou quase na entrada dos boxes. o piloto, na base do desespero, começou a empurrar o carro e depois recebeu ajuda dos fiscais de provas e mecânicos. Porém, ele não teve permissão para voltar, pois o regulamento não permite a volta nesses casos.
Via @AndyGPF1 McLaren de Alonso pára na entrada da Pit Lane. pic.twitter.com/TmXNWvUuOd
— RTP Mundial de F1 (@f1rtp) 25 julho 2015
Além do espanhol, ficaram de fora Hulkenberg, Sainz, Perez e Maldonado. No Q3, mesmo com pneus usados, Hamilton e Rosberg fizeram os dois primeiros tempos. Depois, com pneus novos, eles apenas ampliaram a vantagem. Lewis ficou com a pole, seguido de Rosberg, Vettel, Ricciardo, Raikkonen, Bottas, Kvyat, Massa, Verstappen e Grosjean.
Foto: Darko Vojinovic/AP |
— Formula 1 (@F1) 26 julho 2015
Fora Pastor Maldonado, todos os pilotos largaram com pneus macios. Na largada, largada abortada, Felipe Massa estava errado no grid e foi punido com cinco segundos a mais no tempo. Na largada, enfim, saída espetacular da Ferrari, que pegou a liderança com Vettel e Raikkonen. Rosberg caiu para terceiro e Hamilton quarto. Hamilton escapou e caiu para décimo. Corrida começou movimentada. Hamilton já vinha pra cima de Massa, mas o circuito não ajudava muito nas ultrapassagens. Destaque para Hulkenberg, que largou em décimo primeiro e pulou para quinto.
Volta 10 e Ricciardo passou Hulkenberg pelo quinto posto. Hamilton conseguiu passar enfim Felipe Massa em grande ultrapassagem. Na reta, Hamilton foi pra cima de Perez e subiu para o oitavo lugar. Na vontade, Ricciardo passou Bottas e já assumiu o quarto lugar, grande recuperação do australiano. Volta 14 e começaram os pit stops, com Bottas e Kvyat. Massa foi para os boxes, cumpriu a punição e trocou pneus. Massa arriscou e colocou pneus médios, tentando mudar a estratégia, já que estava em décimo sétimo.
Com direito a faíscas saindo do assoalho do carro, Kvyat passou Maldonado pela oitava posição. Ao passar pela chicane, Raikkonen perdeu um pedaço do carro e talvez troque nos boxes. Perez dividiu a curva com Maldonado e não deu outra, batida e Perez escapando da pista. Rosberg foi para os boxes, na volta 21, buscando se aproximar das Ferrari. Rosberg colocou pneus médios, outro que arriscava mudar a estratégia. Vettel foi na volta seguinte para os boxes e voltou em segundo. Ricciardo parou e voltou bem pouco a frente de Hamilton, que vinha em grande recuperação. O australiano estava com pneus médios e o inglês com macios. Grosjean foi punido por saída perigosa dos boxes com cinco segundos.
When you try and race wheel to wheel with Maldonado #F1 pic.twitter.com/l1OcgRJ0l6
— WTF1 (@wtf1couk) 26 julho 2015
Maldonado foi punido pela batida com Perez, teve que fazer a passagem pelos boxes, o famoso drive through. Briga brasileira, Felipe Nasr foi pra cima de Massa pela décima sexta posição. Sobrando na reta, Hamilton passou Ricciardo e não deu muitas chances para o australiano se defender. Felipe Nasr passou Massa também, Williams do brasileiro rendendo terrivelmente. Na metade da prova, todos aguardando a parte final com a última parada dos carros e as estratégias diferentes das Ferrari para Rosberg. Massa entre Perez e Maldonado, pior lugar para se estar na pista.
Raikkonen estava com problemas de potência do motor e chegou a ser passado por Button, que era retardatário. Hulkenberg escapou após quebrar a asa dianteira e bateu de frente o carro nos pneus. Rosberg parou, Hamilton também, mas com problemas. Todas as paradas devido ao Safety Car virtual. Ferrari só parando na volta seguinte e Rosberg colocou pneus médios ao invés de macios para tentar ir até o final. Safety Car físico na pista e os carros começaram a passar pelos boxes para que a limpeza da pista fosse mais rápida. Aliás, nunca havia visto os carros passarem nos boxes em um Safety Car.
Na volta 49, enfim a relargada. E Rosberg já passou Raikkonen, que não tinha mais o ERS, sistema que recupera energia do freio. Grandiosa briga com quatro carros, Bottas, Hamilton, Ricciardo e Verstappen. Verstappen acabou furando o pneu de Bottas e quebrou a asa. Hamilton tentou passar Ricciardo e acabou caindo pra sexto. Vettel líder, Rosberg segundo, Ricciardo terceiro passando Raikkonen, agora quarto. Quinto Kvyat. O russo já vinha pra cima de Raikkonen também. Hamilton chamado nos boxes para trocar a asa dianteira, o que fará Rosberg encostar no inglês na disputa pelo campeonato.
Alonso em sétimo com a Mclaren, melhor posição da equipe na temporada. Hamilton foi punido pela batida com Ricciardo, tendo que fazer uma passagem pelos boxes. Com Hamilton não pontuando, Rosberg poderia assumir a liderança do campeonato se terminasse em segundo. Enfim briga pela vitória na corrida, com Vettel, Rosberg e Ricciardo muito próximos. Alonso foi para o sexto lugar com grande ultrapassagem soobre Sainz. Verstappen foi punido por acelerar acima da velocidade nos boxes, ou seja, Alonso subirá para o quinto posto.
Maldonado também punido por acelerar muito com o Safety Car. Maldonado foi punido pela terceira vez, já pode pedir música no Fantástico. Grande briga entre Button, Sainz e Maldonado. Button assumiu o oitavo lugar. Maldonado passou Sainz, mas ainda terá que pagar punição. Maldonado, esse mito, investigado por ultrapassar com o Safety Car na pista. Hamilton, mesmo com tantas punições e problemas, assumiu a décima posição ao passar Nasr. Campeonato empatado entre os pilotos da Mercedes no momento.
E Hamilton passou de passagem Button pelo oitavo posto. Ricciardo foi pra cima de Rosberg, espalhou, mas na volta bateu no alemão, furando o pneu traseiro esquerdo. Com o resultado, Rosberg deixa novamente Hamilton isolado na ponta. Ricciardo foi para os boxes para trocar a asa dianteira e Rosberg trocou o pneu estourado. No momento, o líder é Vettel, segundo Kvyat, terceiro Ricciardo. Kvyat foi punido com 10 segundos por sair da pista e obter vantagem. No entanto, a vantagem para o segundo é de 26 segundos, não o fazendo perder a posição. Na raça, Hamilton passou Grosjean e assumiu o quinto lugar.
Vence Sebastian Vettel!!! Segundo Kvyat, terceiro Ricciardo, quarto Verstappen, quinto Alonso, sexto Hamilton, sétimo Grosjean, oitavo Rosberg, nono Button e décimo Ericsson. Vitória de número 41 de Vettel, igualando Senna. No rádio, ele homenageou Bianchi e disse que a vitória era para o francês. Primeiro pódio de Kvyat, melhor pontuação de Alonso e da Mclaren, que conseguiu pontuar com os dois pilotos na prova. Os quatro primeiros são pilotos revelados pela academia de pilotos da Red Bull.
Vettel clenches his fist as Deutschlandlied plays at the Hungaroring: http://t.co/MFHDS1hsYR #SkyF1 pic.twitter.com/NpBNmfMYl5
— Sky Sports F1 (@SkySportsF1) 26 julho 2015
No campeonato, Hamilton consegui ampliar a vantagem no campeonato para 21 pontos. Vettel encosta mais em Rosberg, 21 pontos atrás também.
No mundial, Hamilton (202) Rosberg (181) Vettel (160) Bottas (77) Raikkonen (76) Massa (74) Ricciardo (51)
— RTP Mundial de F1 (@f1rtp) 26 julho 2015
Agora, a Fórmula 1 ficará de férias por quase um mês, voltando em 23 de agosto para o GP de Spa-Francorchamps.
Não deixe de comentar e compartilhar este e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário