sexta-feira, 18 de abril de 2014

Análise Analítica do Brasileirão 2014



Salve Salve nerds!




A quadragésima quarta edição do Campeonato Brasileiro vai começar! E nós não poderíamos deixar de falar da maior competição do nosso futebol. Falaremos, nem que seja um pouco, das 20 equipes que por enquanto disputarão o campeonato, pois vai que a justiça consegue mudar os participantes.
Confira no replay:

Atlético Mineiro:




O galo das minas gerais deverá começar com o foco na Taça Libertadores, mas tem uma equipe com qualidade. Para se juntar ao elenco com Victor, Ronaldinho Gaúcho, Jô, Diego Tardelli e outros o francês Anelka havia sido contatado, porém a negociação embolou e não ocorreu. Mesmo sem o jogador, podemos apostar na equipe como uma das favoritas ao título, por ter um elenco maior e com mais peças de reposição ao longo das 38 rodadas.

Atlético Paranaense:




Após a eliminação da Libertadores, o furacão paranaense tenta se reerguer. A equipe deixou novamente de lado o estadual, portanto apenas a Libertadores serve como referência para o desempenho da equipe, o que não foi muito positivo. A aposta era Adriano, mas novamente ele decepcionou a todos e pouco jogou, marcando apenas um gol. O time aposta nos destaques passados, como Éderson, o goleiro Weverton, Marcelo e Manoel. Alguns jogadores acabaram saindo e as reposições não chegaram no mesmo nível, portanto não dá para apostar tão alto nessa equipe. 



Bahia:




O tricolor baiano vem com uma equipe mediana novamente, tentando surpreender em meio aos times com maiores investimentos. Os baianos foram campeões estaduais e tentam levar este ânimo para os campos do Brasil e assim saírem da turma que briga para não cair e pular para os que brigam por Libertadores. 

Botafogo:



O fogão também não está aquelas coisas, foi eliminado precocemente na Libertadores e continua sentindo a ausência do craque Seedorf. Apostando em melhoras, o time contratou por empréstimo Emerson Sheik, que estava no Corinthians. Outros destaques são o goleiro Jefferson, Jorge Wagner, Lodeiro, Wallyson e Ferreyra, o artilheiro da equipe. É um time que não está tão bem a ponto de brigar pelo G-4 mas ao mesmo tempo não deverá lutar contra o rebaixamento. 


Chapecoense:




Uma das surpresas este ano, a Chapecoense não terá vida fácil no brasileirão. O time perdeu vários jogadores importantes na campanha do ano passado devido ao sucesso adquirido. Reflexo disso foi a campanha irregular no estadual, onde não conseguiu brigar pelo título e se contentou em ganhar a Taça Santa Catarina, um hexagonal contra o rebaixamento. Em um campeonato mais difícil, veremos se estes estreantes conseguirão se manter e não definhar como outros que subiram e no ano seguinte caíram.


Corinthians:




Depois de ser eliminado na primeira fase do estadual, o Corinthians tenta voltar a ter um futebol de time grande. Ano passado a equipe passeou no campeonato brasileiro, jogando pouco e empatando muito, fato que não poderá se repetir este ano se a equipe quiser voltar a disputar a Libertadores ou brigar pelo título. O time conta com bons jogadores, recebendo o reforço de Jádson que se encaixou bem no time, mas que precisa se animar mais e jogar com vontade.


Coritiba:




O time paranaense tenta não brigar contra a série B nesta temporada. Os comandados pelo craque Alex, com reforços do interior paranaense, tentarão trazer o coxa para as suas glórias e ao menos ser melhor que o rival Atlético. Não é das missões mais fáceis sem tantos reforços, porém ficam as esperanças no novo treinador Celso Roth, chegando para mudar o estilo do time.


Criciúma:




A equipe catarinense não tem um elenco vistoso, mas conta com a experiência do pai do futebol brasileiro, Paulo Baier. Além do vovô futebolista, o time conta com Lulinha e a dupla explosiva de zaga Fábio Ferreira e Escudero. Com este time a briga será forte contra o rebaixamento, pois o time não tem um elenco forte e preparado para um campeonato mais longo.



Cruzeiro:




O time celeste vem com o seu elenco campeão da última temporada, porém sem o mesmo futebol vistoso e eficiente que o levou ao título. O time tem vários destaques como Fábio, Júlio Baptista, Éverton Ribeiro, Dagoberto, Ricardo Goulart e outros. Neste começo, assim como o rival Atlético, deverá focar na Libertadores e tentar se segurar na competição nacional para não perder tantos pontos. É um dos favoritos, até pelo último ano, mas precisa melhorar a qualidade das atuações.


Figueirense:



De volta a primeirona, o Figueirense tentará surpreender. É uma equipe tecnicamente fraca, que não tem um elenco vasto e provavelmente lutará contra a queda. Os destaques ficam por conta do experiente Marcos Assunção e dos atacantes Ricardo Bueno e Everton Santos. Vida dura para o time catarinense.


Flamengo:



O mengão vem de crises e alegrias ao mesmo tempo. A equipe foi eliminada de forma trágica da Libertadores, quando poucos esperavam, mas foi campeão carioca em cima do rival Vasco, mantendo um tabu de 26 anos sem perder decisões para o time da colina. Como elenco o Flamengo está mediano, contando com os destaques Felipe, Hernane o Brocador, Paulinho, o extra experiente Léo Moura, Elano e Alecsandro. Dependendo do acerto tático é possível que o Flamengo cresça no campeonato e possa lutar por algo mais, no entanto é um time para torneios mais curtos, como a Copa do Brasil, algo provado ano passado.


Fluminense:



O time que não pagou a série B tentará provar que tem a qualidade que anda meio escondida. A equipe contou com o reforço do atacante Walter, mas não se acerta e tem a contratação do treinador Cristóvão Borges para resolver os problemas do time. Podemos esperar um time mediano, sem muita variação nas posições, ali no décimo lugar. 


Goiás:




Com a saída do ídolo Walter, sobraram alguns destaques menores como o goleiro Renan, o meio Ramon e o atacante Araújo. A equipe foi eliminada logo na primeira fase da Copa do Brasil pelo Botafogo da Paraíba, sobrando o brasileirão e a Sul-Americana. Este elenco fraco tecnicamente acaba preocupando e deverá tirar o sono do treinador Ricardo Drubscky. 


Grêmio:



O time gaúcho chega baleado do estadual, ao qual perdeu por 4x1 para o rival Inter, porém está com moral na Libertadores, onde vem jogando bem. Tal qual os mineiros, o tricolor gaúcho deverá se poupar e segurar as pontas no campeonato nacional para ter força máxima na competição continental. Mesmo assim, o elenco tem boas peças e conta com Barcos novamente em boa fase, além de Zé Roberto, Marcelo Grohe e Rodholfo. É um dos favoritos ao campeonato caso consiga conciliar as duas competições.


Internacional:



Falamos agora do rival tricolor, o Inter, que deverá se focar no brasileirão, já que não lhe resta muito o que disputar. Os colorados tem uma equipe boa se formando, principalmente do meio para frente com Willians, Alan Patrick, Alex, D'Alessandro e Rafael Moura. O Internacional apresentou bom futebol, tanto no gauchão quanto na Copa do Brasil, com um estilo de jogo bem armado pelo treinador Abel Braga. Pelo que notamos deverá dar trabalho na competição.


Palmeiras:



O alviverde paulista recém voltou para a primeira divisão e comemora o seu centenário este ano. Para o Campeonato Brasileiro, o verdão contratou o zagueiro Lúcio e Bruno César, meia, além de contar com Alan Kardec, Valdívia, Fernando Prass e Marquinhos Gabriel. A equipe conta com bons jogadores, mas como outras não tem aquela força para brigar entre os líderes, ao menos teoricamente. Vejamos se Gilson Kleina consegue equilibrar este time e fazer a academia de futebol brilhar nos seus 100 anos.


Santos:



O time da vila segue com a sua tradição de lançar novos jogadores para o mercado, sendo que este ano não é diferente. Com jovens jogadores como Geuvânio e Neto mesclados aos experientes Leandro Damião, Arouca, Thiago Ribeiro e Cícero o peixe tentará voltar a disputar a Libertadores e a fazer um bom campeonato nacional. Foram finalistas do paulistão, mas vejamos se em um campeonato mais longo o time se dará bem e conseguirá ter regularidade.


São Paulo:



O tricolor paulista chega sem muitos créditos ao brasileiro, mas aposta no reforço Alexandre Pato e na recuperação dos seus jogadores mais encostados, como Luís Fabiano, Ganso e Álvaro Pereira para ser uma das surpresas da competição. A equipe não tem um elenco muito vasto e os seus titulares também não inspiram aquela confiança, mas ao mesmo tempo os jogadores citados acima tem as suas qualidades e podem reverter este quadro de estagnação.



Sport:



Outro que retornou para a primeira divisão, porém deverá encontrar problemas no caminho de permanência na elite do futebol brasileiro. Com os experientes Magrão e Durval juntos novamente, o leão da ilha aposta no trio ofensivo formado por Renan Oliveira, Felipe Azevedo e Neto Baiano para sonhar mais alto no campeonato. A missão é um tanto complicada e o elenco não é tão valoroso assim, portanto não será um ano tranquilo para o Sport.


Vitória:



Vice campeão estadual, o Vitória tenta dias melhores no brasileirão. O investimento não é tão alto em reforços e a briga dos baianos deverá ser maior na parte de baixo da tabela do que em cima. Como destaques estão Dinei, Neto Coruja, Ayrton, Marquinhos, Souza e Hugo. No ano passado o time começou forte e definhou no restante da competição devido ao elenco limitado, portanto é algo a ser trabalhado pelo treinador Ney Franco este ano.



Fica por aqui a nossa análise do Campeonato Brasileiro 2014. Lembramos que clubes como o Icasa e a Portuguesa ainda brigam no tribunal para poderem participar do campeonato. 


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...