domingo, 20 de abril de 2014

Colúnia Esportiva 39 - Comandante Hamilton



Salve Salve nerds!



Mais uma corrida da madrugada, você aí dormindo e nós aqui relatando esta prova em Xangai, na China. A qualificação mais uma vez foi com chuva, seguindo a escrita da temporada, com domínio das Mercedes. No Q1 nada de surpresas, Chilton, Bianchi, Kobayashi, Ericsson, Gutierrez e Maldonado, que nem correu devido a batida do carro no treino livre. No Q2, disputa entre Felipe Massa, Raikkonen e Button por uma vaga na terceira parte. Melhor para o brasileiro, que passou e viu Raikkonen e Button ficarem por ali, seguidos por Kvyat, Sutil, Magnussen e Perez. Aliás, que fase da Mclaren.
No Q3, a briga pela pole position parecia acirrada e com participação da Red Bull, porém Hamilton não deu chances e pulverizou o tempo, conquistando o primeiro tempo. Em segundo ficou Ricciardo, superando o companheiro Vettel, que ficou em terceiro. Quarto posto para Rosberg, que bobeou diante das Red Bulls. Quinto Fernando Alonso, tirando o coelho da cartola com a Ferrari, sexto Felipe Massa, sétimo Bottas, oitavo Hulkenberg, nono Vergne e décimo Grosjean.
Na largada, Hamilton mantém a ponta, Vettel fica com o segundo posto e Alonso, dando um chega pra lá incrível em Felipe Massa, ficou em terceiro. Quarto posto para Ricciardo e quinto Massa. Rosberg largou mal e caiu para sexto. Terceira volta e Rosberg vinha encostando em Felipe Massa, já podendo utilizar o DRS. Raikkonen mais uma vez ficou pra trás e com o décimo lugar se segurava a frente de Kvyat. E Rosberg mostrou toda a força do carro prateado, passando enfim Felipe Massa.
Quinta volta e Alonso, com sua humilde Ferrari, conseguiu encostar em Vettel e manter diferença menor do que um segundo, o suficiente para a asa móvel. Na oitava volta, Button já resolveu aparecer nos boxes, talvez não a melhor estratégia do inglês. Volta 11 e sendo encostado por Hulkenberg, Felipe Massa vai para os boxes, mas tem problemas na troca de pneus, o que acabou com a sua corrida e o levou ao último lugar. Vettel volta dos boxes atrás de Fernando Alonso, que conseguiu portanto a ultrapassagem por ser mais rápido no intervalo das paradas. Mais rápido, Vettel vinha tirando a diferença para o espanhol na volta 15. Mesmo sem parar, Hamilton conseguia ser mais rápido 0.4 segundos por volta do que o segundo colocado Ricciardo. Meio fraco na corrida, Raikkonen conseguiu passar a também mediana Mclaren de Magnussen. Logo após, Grosjean também conseguiu ultrapassar o dinamarquês. Na volta 17, enfim, Hamilton faz seu pit stop e volta com certa vantagem sobre o segundo colocado Fernando Alonso. Nico Rosberg, mesmo sem a telemetria do seu carro, voava na corrida e ia tirando diferença para Vettel em mais de 1 segundo por volta. Enquanto Alonso fugiu de Vettel, Rosberg encostava no tetracampeão mundial. No momento top 5 com Hamilton, Alonso, Vettel, Rosberg e Ricciardo. Em grande manobra, Rosberg conseguiu a ultrapassagem sobre Vettel, que correu atrás do prejuízo na reta principal, porém foi segurado pelo alemão da Mercedes, que consolidou a manobra e assumiu o terceiro posto. Em seguida, Ricciardo encostou em Vettel e já colocou o carro de lado. Red Bull mandou Vettel deixar Ricciardo o ultrapassar, porém o alemão vendeu caro a ultrapassagem. E não está fácil pra Mclaren, que com Magnussen teve trabalho para passar a Sauber de Gutierrez. Escapando na pista suja chinesa, Grosjean teve que abandonar a prova quando estava em décimo e portanto, pontuando com a fraca Lotus.
Voando baixo novamente, Rosberg partiu pra cima de Fernando Alonso, tirando a diferença entre os dois em torno de 0.6 segundos por volta. Na volta 31 Alonso estava 2.4 segundos a frente de Rosberg. Volta 32 e Rosberg já diminuiu a diferença para 1 segundo e meio. Mais uma rodada de pits para os que optaram por 3 paradas. Alonso parou nos boxes e ficou a expectativa para saber se Rosberg conseguirá ultrapassar o espanhol após sua parada. Momento incrível da corrida quando Kobayashi ultrapassou Vettel, mesmo sendo retardatário.
Rosberg parou, mas Alonso voltou na frente do alemão por ter pneus mais novos durante o período entre paradas e por um erro do piloto da Mercedes, que escapou da pista na volta anterior a sua entrada nos boxes. Volta 39 e o top 5 tinha Hamilton, Alonso, Rosberg, Ricciardo e Vettel. Mesmo tendo voltado bem atrás de Alonso após sua parada, Rosberg já conseguia tirar segundos de diferença por volta para o espanhol na briga por um importante segundo lugar. Tranquilo, na volta 43 Rosberg colocou de lado e passou Alonso, que não resistiu. Ricciardo agora é o pesadelo de Fernando Alonso, pois a diferença dos dois vinha caindo gradualmente. Vendo a possível chegada de Ricciardo, Alonso já começou a virar tempos melhores e conseguia manter a vantagem de 5.4 segundos. Restando 6 voltas, top 5 sem mudanças. Ricciardo diminuiu a diferença para 3.6 segundos em relação a Alonso, porém com duas voltas restando não era possível se chegar. E vence Lewis Hamilton! É a terceira vitória seguida do inglês na temporada, a vigésima quinta na carreira! Em segundo terminou Rosberg, fazendo mais uma dobradinha para a Mercedes. Terceiro Alonso, voltando com a Ferrari ao pódio, quarto Ricciardo, quinto Vettel, sexto Hulkenberg, sétimo Bottas, oitavo Raikkonen, nono Perez e décimo Kvyat. 


Rosbeg ainda lidera o campeonato, com 79 pontos contra 75 de Hamilton. A Mercedes continua seu domínio e os outros ficam buscando o terceiro lugar, pois os dois primeiros já tem donos praticamente garantidos. Voltamos daqui 3 semanas, no GP da Espanha.


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...