domingo, 13 de abril de 2014

É Esporte ou Desgraça? - Críquete



Salve Salve nerds!



Hoje falaremos de um esporte bem parecido com o conhecido "Bets", é o Críquete. Segundo relatos o jogo existe desde o século XIII, sendo criado na Inglaterra. No século XVIII as regras do esporte foram escritas e durante a colonização inglesa países como Índia, Austrália e Sri Lanka começaram a praticar o Críquete. O jogo é disputado em um campo bem amplo, como um estádio de Baseball, onde há uma grande área porém as principais atividades acontecem em um parte central mais reduzida, de 20 metros de comprimento por 3 de largura chamada de pitch. Em uma das extremidades desta área principal há uma base, chamada de wicket, composta por 3 estacas de madeira com outras duas em cima, defendida por um rebatedor. Na outra ponta há um arremessador, que tenta acertar a wicket com uma bolinha de couro e cortiça de aproximadamente 150 gramas e que chega a 150 km/h. Para rebater são utilizados tacos, ou Bat, com 96 centímetros de comprimento e 1 quilo e meio de massa.



Há dois objetivos básicos do Críquete:
A defesa precisa acertar as 10 wickets (bases) adversárias para eliminar os rebatedores.
O ataque necessita marcar o maior número de corridas, que seria ir de sua base até a do adversário, como no Bets, marcando pontos assim a cada ida e volta.
Quando o time que defendia primeiro a base perder as 10 wickets as posições são invertidas e esta equipe que defendia agora ataca e a que atacava defenderá. Foram criadas 42 leis do Críquete, que podem ser modificadas dependendo do evento, do espaço e de como as equipes querem jogar, porém sempre concordando com essas 42 leis maiores.
Sobre a estrutura do jogo, temos as entradas ou innings, que são o número de vezes as quais cada equipe ataca ou defende. Em cada entrada podem haver vários overs, que consistem em 6 arremessos que cada jogador é autorizado a fazer.
Cada equipe tem 11 jogadores, divididos em batsmen e bowler, que seriam rebatedores e arremessadores. Quem está arremessando contra a base adversária é chamado de wicket-keeper. Há dois juízes presentes, um atrás do rebatedor e outro em uma posição lateral. Em alguns casos tem um terceiro juiz, que acompanha as imagens de uma televisão e consegue ter uma noção melhor assistindo em câmera lenta os lances polêmicos.
A pontuação se baseia no número de corridas feitas pelo time e as wickets perdidas. Porém, o que conta no resultado são as corridas feitas, pois as wickets são para se saber quando as 10 vezes permitidas para se perder foram concretizadas. Então, se uma equipe fez 150 corridas e perdeu 5 wickets, o placar marcará 150-3 (150 para 3).
Abaixo duas imagens dos posicionamentos:




Resumindo, é um Bets com mais regras e mais demorado, tanto que as partidas podem durar dias, com pausas para descansos e alimentação. Nas competições maiores, como a Copa do Mundo, disputada desde 1975, os jogos são programados para demorarem "apenas" algumas horas. Para as Olimpíadas de 2020 há a possibilidade de disputa do Críquete, voltando para o cenário olímpico, já que esteve presente em 1900 em Paris.
Confira abaixo, em vídeo, uma explicação de como esse esporte diferente é jogado:






Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...