quinta-feira, 10 de abril de 2014

Fantasy e Manager Games



Salve Salve nerds!

Hoje mergulhamos em um universo que fez e faz a alegria de muitos fãs de esporte. Estamos falando dos "fantasy games", aqueles jogos que simulam a administração esportiva, contratação de profissionais e controle de gastos, entre outros fatores. A gama de jogos deste estilo é enorme, mas citaremos os principais aqui, que podem ter feito parte da sua infância e adolescência. 



Começamos com o conhecidíssimo Brasfoot, que é sobre futebol. O jogo foi criado baseado no Elifoot, sendo os dois praticamente iguais. A produção de Emmanuel dos Santos foi lançada em 2003 e desde então todos os anos surge uma nova edição do jogo, renovada e com os jogadores atualizados. O jogo em si trata de você escolher uma equipe para comandar, tendo que contratar jogadores, renovar seus contratos, administrar o estádio do clube e fazer o seu time vencer os campeonatos. Tudo é bem simples e você disputa os mais diversos campeonatos, inclusive podendo se tornar o treinador de alguma seleção para jogar as copas continentais e a Copa do Mundo. 
Nos áureos tempos o estagiário jogava efusivamente e disputava infinitas temporadas seguidas. A parte legal era a de tornar uma equipe ruim da quarta ou quinta divisão em um time de primeira divisão e com os melhores jogadores. Um dos segredos também era o de investir em jogadores jovens para que se tornassem artilheiros e se valorizassem para você os vender depois. 
Confira abaixo imagens do jogo:








Outro fantasy de futebol é o Cartola FC, que inclusive tem a Liga Nerd Esporte. Este jogo foi criado pelo Sportv, como mais uma forma de interação de seus assinantes. No entanto, ganhou tamanha dimensão que muitas pessoas as quais não assistem o canal tem seus times por lá. O Cartola é um jogo mais simples do que o Brasfoot, pois você não precisa intervir na escalação da sua equipe durante as partidas, até porque o jogo é baseado no Campeonato Brasileiro real. Para a primeira rodada você tem 100 cartoletas, a moeda fictícia do jogo, para comprar os seus 11 jogadores e um técnico entre todos os atletas e treinadores reais das 20 equipes da série A do brasileirão. 
Como são jogadores reais, é preciso estar de olho se eles não estão lesionados, se jogarão aquela partida ou se não trocaram de equipe e outros fatores que o façam não ser escalado, pois assim você deixa de ganhar pontos ao ter um atleta a menos no seu plantel. Além da Liga Nacional, com todos os participantes do jogo, há ligas privadas, criadas por você ou por seus amigos (Liga Nerd Esporte) e ligas dos patrocinadores. É um joguinho que não toma muito tempo e que trás uma diversão a mais ao assistir os jogos e torcer para que o jogador que você escalou faça bons pontos. 
As imagens do jogo:








Falamos agora do F1 Manager, como o próprio nome diz, de Fórmula 1. No jogo você necessita comprar dois pilotos, dois chassis e dois motores para montar a sua equipe. Conforme as equipes que utilizam os chassis e motores tem seu desempenho nas corridas reais da Fórmula 1 são atribuidos pontos e você ganha mais dinheiro virtual para melhorar o seu time. O mesmo acontece com os pilotos, que se vão bem valorizam e também lhe rendem pontos caso façam a pole position, melhor volta ou se vencem/pontuam. Assim como no Cartola FC, você precisa ajeitar tudo antes de certa hora marcada no jogo, pois senão apenas depois da corrida.
Se você gosta e acompanha a Fórmula 1 é interessante, apesar de você não se sentir exatamente um piloto e muito menos ter a adrenalina vivida por ele. Confira a iBagem:










Também sobre automobilismo, falamos do Batracer. Um jogo que inclusive gerou algumas amizades virtuais e que originou o Podcast Brazil With Lasers, deste pessoal que jogava este simulador. Ao contrário do F1 Manager, o Batracer não é baseado nas etapas reais das categorias do automobilismo, é um manager game, enquanto o F1 Manager é um fantasy game. É mais ao estilo do Brasfoot, onde você arruma os parâmetros e o restante acontece simuladamente. Porém, o jogo de Jules Hatton traz um resumo das corridas disputadas por você, não sendo ao mesmo tempo em que acontecem, apenas depois. 
No Batracer são encontradas várias categorias do automobilismo, como DTM, Fórmula 1, Fórmula Indy, A1 GP, Le Mans Series entre outros. O trabalho que você, jogador, precisa fazer é o de ajeitar os parâmetros do seu carro realizando voltas de teste. Os parâmetros são indicados pelos engenheiros, cabendo a você nas voltas encontrar o valor exato da asa dianteira, freios e outros, dependendo da categoria. É preciso ajeitar os pneus caso chova, pneus para qualificação, acertos do carro para a corrida, tudo bem parecido com o que acontece na realidade.
Até por isso é um jogo bem recomendado, por essa vastidão de detalhes, porém há uma versão paga bem mais completa e que não é tão barata, além de tomar um tempo maior caso você jogue mais campeonatos.






Outra ótima dica para você que gosta de futebol americano, baseball, hóquei e basquete são os fantasy games da Espn. Todos são parecidos com o Cartola FC, onde você compra os atletas e dependendo do rendimento deles nas partidas reais você ganha mais ou menos pontos por ter escalado o jogador X ou o Y. Valem a pena para você que não é muito fã de futebol e dos esportes tradicionais. Para conferir os jogos basta clicar AQUI.





Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...