Salve Salve Nerds!
A Fórmula 1 está de volta, segunda etapa do campeonato agora na Malásia, no chuvoso circuito de Sepang. Na qualificação, primeira parte com todos olhando para o céu a espera da chuva, que acabou não chegando ainda. Mercedes dominaram e no final do grid quem ficou de fora foi a Marussia com Merhi e Stevens, que nem fez tempo, as Mclarens de Button e Alonso e Felipe Nasr, que ou tinha algum problema no carro ou não conseguiu pegar ritmo, já que o companheiro Marcus Ericsson foi o sétimo.
No Q2, expectativa de chuva maior ainda. E a segunda parte da classificação durou poucos minutos, já que a chuva chegou no estilo malaio, como um temporal. Asssim, tivemos algumas surpresas nos tempos. Os eliminados foram Raikkonen, que ficou atrapalhado no trânsito, Maldonado, Hulkenberg, Perez e Sainz. Como os tempos mudaram, o top 10: Rosberg, Vettel, Bottas, Ricciardo, Massa, Verstappen, Hamilton, Kvyat e Ericsson, levando a Sauber para o Q3.
Depois de 30 minutos de espera pela chuva, enfim os carros se alinharam na saída dos boxes para o Q3. E com a pista mais seca, Hamilton dominou e foi assustado por Vettel apenas na última volta, com o alemão ficando pertíssimo da pole position por 0.074. Rosberg ficou em terceiro sem se acertar tanto quanto o companheiro de time. Quarto lugar para Ricciardo, quinto Kvyat, sexto Verstappen, sétimo Massa com a Williams bobeando novamente na chuva, oitavo Grosjean, nono Bottas e décimo Ericsson.
Largada e os líderes se mantém nas suas posições, com Vettel segurando Rosberg. Massa largou bem e pulou pra quinto. Briga forte no meio do grid, onde Ericsson perdeu várias posições. Nasr também largou bem e estava em décimo terceiro, sendo passado por Raikkonen. Maldonado furou pneu e já foi para os boxes. Raikkonen também teve pneu furado em batida de Nasr no pneu do finlandês, e acabou tendo a corrida praticamente perdida. Com o bico do carro quebrado, Felipe Nasr também foi para os boxes para trocar o bico e colocando pneus duros para tentar salvar a corrida com uma estratégia diferente.
Top 5 com Hamilton, Vettel, Rosberg, Ricciardo e Massa. E Ericsson escapou da pista, parando na brita e abandonando. Por estar em uma área complicada, o Safety Car entrou na pista. Com o Safety Car muitos carros já foram para os boxes para trocar pneus. Mercedes colocou pneus duros e a Williams médios, assim como o restante. Massa voltou na frente de Rosberg, já que o alemão esperou a parada de Hamilton. Sem parar, Vettel era o líder, Hulkenberg segundo, Grosjean terceiro, Sainz quarto e Perez quinto. Dos que pararam, Hamilton aparecia em sexto, Ricciardo sétimo, Massa oitavo e Rosberg nono.
Final da volta 6 e o SC saiu para a relargada. Relargada e Massa segura Rosberg, que foi pra cima do brasileiro não querendo perder tempo. Tranquilo, Hamilton passou Perez. Boa briga entre Rosberg e Massa. O alemão passou mas o brasileiro vendeu caro a posição e lutava para tentar recuperar a posição. Hamilton passou Sainz e já vinha pra cima de Grosjean pelo terceiro lugar. Vettel se isolava na ponta com a briga entre os outros. O inglês da Mercedes passou Grosjean e Hulkenberg, já pulando para o segundo posto e tentando enfim chegar em Vettel.
Quem escalava no grid era Rosberg, que se aproveitou de erros dos pilotos a sua frente e já estava em quarto. Sem problemas, o alemão passou Hulkenberg. Massa passou Ricciardo e voltou a sonhar com melhoras de posições. Sainz foi para os boxes e Raikkonen voltou também. Massa em quinto com isso. O brasileiro passou Grosjean e assumiu o quarto posto. Hulkenberg também parou e agora apenas Vettel não parou do grupo que estava liderando. Nasr arriscou colocar pneus duros e com mais tempo na pista estava em décimo segundo na volta 17.
Briga entre Perez e Button com Nasr chegando nos dois. E na volta 19 Vettel foi para os boxes e colocou pneus médios. Ele voltou em terceiro, atrás das Mercedes. Na briga caseira, Kvyat passou Ricciardo. Raikkonen passou Button e Nasr ainda tentava passar o inglês. Vettel fazendo voltas de classificação, 2.6 segundos mais rápidas que as Mercedes. O alemão chegou no compatriota Rosberg, provando todo o potencial da Ferrari nessa temporada. Sainz, com uma STR rendendo muito bem, passou Button.
Com facilidade, Vettel passou Rosberg, que apenas depois de ultrapassado reagiu. Alonso, com problemas no carro, foi chamado aos boxes para abandonar a prova. Verstappen passando Ricciardo, mostrando que aparentemente a STR está melhor que a equipe matriz Red Bull. Vettel voando ainda e chegando em Hamilton, com diferença de 1.8 e caindo. Sem problemas Vettel passou Hamilton, que logo depois foi para os boxes, colocando pneus macios. Massa foi para os boxes também, voltando em oitavo com pneus médios. Top 5 com Vettel, Rosberg, Hamilton, Bottas e Raikkonen.
Rosberg também parou, colocando pneus duros e mudando a estratégia com relação a Hamilton. Vettel com 22 segundos de vantagem para Hamilton, que tinha 10 para Raikkonen. Mais rápido e com pneus macios, Rosberg passou Raikkonen, assumindo o terceiro posto. Massa passou Sainz, conseguindo o quinto posto. Briga pela décima posição entre 4 pilotos, Hulkenberg, Kvyat, Perez e Grosjean. Grosjean tentou passar Perez e acabou batendo e rodando na pista, sem maiores problemas.
Vettel 17 segundos mais rápido que Hamilton e diferença caindo. Perez punido com 10 segundos parado nos boxes pela batida com Grosjean. Hulkenberg também punido pela batida em Kvyat. Com categoria, Verstappen segurou bem Bottas, mas não resistiu e foi passado pelo finlandês, que ganhou a sexta posição. Raikkonen, que era quarto, parou e voltou em sétimo. Volta 37 e Vettel foi para os boxes. O alemão colocou pneus duros e voltou na frente de Rosberg. Diferença de 9 segundos de Vettel para Hamilton. Hamilton escolheu parar e colocou pneus duros, voltando em terceiro e jogando a briga pela vitória fora.
Massa parou, voltando em sétimo. Nasr em décimo segundo, pressionado por Grosjean. Rosberg novamente foi aos pits e colocou pneus médios. Com problemas no carro, Button perdeu potência, foi chamado para os boxes e abandonou. Dez voltas para o fim e top 5 com Vettel, Hamilton, Rosberg, Raikkonen e Massa. Também com problemas no carro, Maldonado foi para os boxes e abandonou. Única possível briga no pelotão da frente era entre Bottas e Massa, o finlandês vinha mais rápido.
Bottas menos de um segundo para Massa, restando 2 voltas para o fim. Massa segurou a pressão do companheiro de equipe. Carros de lado e Massa se manteve na frente, com vantagem na curva. E Bottas conseguuiu a ultrapassagem, após leve erro do brasileiro. Vence Sebastian Vettel! Grandiosa corrida do alemão, que foi rápido e ainda contou com excelente estratégia da equipe na entrada do Safety Car. Segundo Hamilton, terceiro Rosberg, quarto Raikkonen, em grande corrida de recuperação, quinto Bottas, sexto Massa, sétimo Verstappen, oitavo Sainz, nono Kvyat e décimo Ricciardo. STR mostrando que evoluiu bastante e está melhor que a equipe matriz. Hamilton lidera com 43 pontos o campeonato, Vetttel 40 e Rosberg 33.
Voltamos em duas semanas para o GP da China, dia 12. Não deixe de compartilhar e comentar estes e outros posts do Nerd Esporte, isso nos ajuda e faz do blog cada vez melhor.
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário