quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

International Superstar Soccer.... Deluxe

Bom, para começar, veja a saudosa abertura desse jogo:



International Superstar Soccer foi talvez, e deve ser, o maior e melhor jogo de futebol criado para o Super Nintendo. Com um estilo bem diferente dos jogos de hoje em dia, o ISS conquistou fãs pelo mundo e pelo Brasil mais ainda.
A Nintendo gostou tanto, que não muito depois de lançar o International Superstar Soccer, em 1995 já lançou a versão Deluxe. Na época, onde o Playstation 1 já aparecia, esse jogo chegou a ser lançado para o console em 97, além de ter ido parar até no nem tão conhecido Mega Drive.
Voltando ao jogo... era somente de seleções, e eram possíveis disputas de campeonatos normais, além do maior desafio, que era o "Cenário". Nessa versão, o jogador já entrava no meio de uma partida para disputá-la, e tinha que vencê-la antes de o tempo de jogo acabar.
Ex: Jogo: Brasil x Rússia. Placar: 2 x 1 Rússia. Objetivo: Vencer a partida com o Brasil.
Em alguns jogos havia tempo de sobra para vencer, e o placar favorecia. Porém, em outros a sua seleção estava perdendo, e o tempo não exigia erros nas jogadas.
Quanto à jogabilidade, não haviam os vários movimentos, como há no PES e no FIFA hoje, mas era possível dar a chamada "carretilha" ou "lambreta", e facilmente poderia se dar uma bicicleta. Coisas que hoje nem chegam perto de serem fáceis, ou até possíveis nos jogos. Também era possível dar um empurrão no adversário, às vezes resultando em falta. (esse era quase uma apelação no jogo)
Várias coisas eram marcantes no ISS Deluxe, mas uma delas era o narrador, que só gritava os gols, laterais, escanteios, faltas e cartões. Algo que sempre me fez rir,  foi transformar o juiz em cachorro, isso mesmo, dava para usar um código, e você transformava o juiz em um cachorro, que latia toda vez que era falta. Além de mostrar os cartões segurando-os na boca.


E inclusive o bandeirinha...


Agora falaremos do maior mito do jogo, O CARA do jogo, o maior artilheiro que o futebol jamais verá novamente, ele : Allejo!!!!!
A cada 3 gols Allejo aparecia no telão do estádio, algo rotineiro para ele...

Allejo era jogador, como a imagem já sugere, da seleção brasileira. Mas ele era mais do que um jogador qualquer, ele era o melhor do jogo, e para provar o quão bem ele jogava, você confere abaixo parte do repertório desse mestre, mito, master cheater do futebol :


E depois dessas jogadas fantásticas e inimagináveis de se acontecer, ficamos por aqui. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...