quarta-feira, 22 de maio de 2013

Análise Analítica da Champions League

Salve Salve nerds!





Neste sábado, teremos a tão esperada decisão da Champions League, o maior campeonato de clubes da Europa, e quiçá do mundo. A caminhada para Wembley foi longa, e relembraremos um pouco da trajetória dos dois clubes alemães, Bayern de Munique e Borussia Dortmund para estarem aptos a disputa do título, além de dar pitacos sobre o que pode fazer um ou outro campeão.
Começamos pelo Bayern, que iniciou sua jornada no grupo F, que contava com Bate Borisov, Valência e Lille. A única equipe que realmente deu trabalho aos alemães foi o Valência, que brigou pelo primeiro lugar do grupo, até a última rodada, mas os bávaros ficaram com a posição pelo saldo de gols. 
Nas oitavas de final, adversário duro, o Arsenal. Para surpresa de todos, o primeiro jogo foi dominado pelo Bayern, que conseguiu excelente 3 a 1, fora de casa. Na volta, todos confiantes, mas o Arsenal não desistiu, e chegou muito perto de passar de fase, ao ter feito 2 a 0 e se desclassificar com a falta de mais um golzinho.
Quartas de final e mais pedreira no caminho, no caso a Juventus e sua defesa até então eficiente. Mas, jogando bem dentro e fora de casa, e contando com falhas de Buffon, o time de Munique dominou os italianos e fez 2 a 0 nas duas partidas, garantindo com tranquilidade a vaga na semi-final.
Muitos dizem que, para ser campeão, não se escolhe o adversário, e para a semi-final o Barcelona aparecia no caminho. Contrariando o favoritismo inicial dos espanhóis, o Bayern deu show e mostrou que podia contra o super time do Barcelona. Em partida onde tudo deu certo, a sonora goleada de 4 a 0 foi pouco para o massacre da blitzkrieg bávara.
No jogo de volta a esperança era em um milagre, porém se repetiu o primeiro jogo, e Bayern de Munique 3 a 0 no eliminadíssimo Barcelona.

A velocidade de Robben, uma das forças do Bayern


Agora falamos de Borussia Dortmund, a grande surpresa da competição. Para o Borussia, a liga começou complicada, já com adversários de peso na fase de grupos, Real Madrid, Manchester City e Ajax. Jogando de maneira muito consistente, mesmo fora de casa, o Dortmund conseguiu passar de fase sem uma derrota, provando que não seria mero coadjuvante na competição, e deixando o Real com o segundo lugar no grupo.
Nas oitavas, o Shaktar Donetsk, da Ucrânia, e primeiro jogo complicado, empate em 2 a 2 e desconfiança sobre quem passaria de fase. Mas, em casa, tudo tranquilo, e jogando com total domínio, fizeram 3 a 0 e espantaram o fantasma da eliminação precoce.
Quartas de final e o ápice do Borussia Dortmund na competição, em jogo enfrentando o Málaga, da Espanha, outra surpresa até ali. No primeiro jogo muitos gols perdidos, e 0 a 0 no placar. Já o segundo jogo teve contornos que entraram para a história do futebol
Na volta, bastava uma vitória simples ao time alemão, mas quem saiu na frente foi o Málaga, que tentou colocar panos frios na partida. O Borussia empatou, mas levou a virada, já passados 30 minutos do segundo tempo. Com forças não sei de onde, quase nos acréscimos, o empate aconteceu, e a esperança virava amarela. No último lance da partida, após um bate rebate duradouro na área, Felipe Santana marcou o gol que classificou o Borussia Dortmund para as semi-finais, o milagre havia acontecido.
Se o Bayern enfrentava o Barcelona, o Borussia enfrentava o Real Madrid, de Cristiano Ronaldo. Na primeira partida, jogo truncado no começo, mas placar aberto com Lewandowski. Ainda no primeiro tempo o Real empatou, com Cristiano Ronaldo. Já no segundo tempo, total domínio dos alemães, e de Robert Lewandowski, que marcou mais 3 gols, e entrou para a história da Liga dos Campeões, ao ser o primeiro a marcar 4 gols em uma semi-final.
A volta assustou, e trouxe a primeira derrota do Borussia, por 2 a 0, mesmo não tendo jogado mal.

Robert...... LEWANDOWSKI!


Para a final, o Bayern é favorito, por no papel ter um melhor elenco. O Borussia aposta no coletivo, e no retrospecto equilibrado que o confronto vem tendo nos últimos anos. Os dois clubes jogam em campo neutro, outro fator de equilíbrio, pois são muito fortes em casa. Pela experiência, já que disputou a final da temporada passada também, o Bayern também leva as lições da derrota para o Chelsea, e o Borussia não disputa uma final da Champions desde 97. Até onde cada fator afetará, não sabemos, mas é uma partida imperdível para os amantes do futebol.

Até mais! Até Wembley!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...