Salve Salve nerds!
Todo atleta muitas vezes supera seus limites, seja no futebol, basquete, natação, corrida e nos mais infinitos esportes existentes. Mas, há pessoas que extrapolam os limites, e praticam esportes extremos, esportes que exigem dedicação e preparação especial para serem praticados. Confira a lista dessas modalidades quase intransponíveis para meros mortais como nós.
Correr uma maratona já é complicado, mas com preparação e treino é possível completar essa tarefa. Agora imagine correr, em média, uma maratona por dia, e no meio do Deserto do Saara, durante 6 dias, aguentando temperaturas beirando os 50 graus, além da temperatura da areia, e a noite os corredores encaram o frio quase negativo.
A ultra-maratona do Saara, com 246 km, conta com regras rigorosas, pois todos os atletas necessitam ter vacinas em dia, e devem ter dieta de 2000 calorias por dia, tendo que levar essa alimentação em uma mochila durante a corrida, sendo passíveis de punição caso prove-se a ausência desses critérios.
Com tanto cansaço corporal, e principalmente psicológico, causados pelo deserto, completar a prova é uma vitória da vida.
Mais detalhes, inclusive com vídeo, AQUI.
Agora falamos de Ironman, mas não de Tony Stark, e sim do super triatlo que reúne 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e uma leve maratona de 42 km. O Ironman foi criado nos Estados Unidos, em 1974, por militares-atletas que tinham a crescente curiosidade de saber que tipo de atleta era mais resistente, o nadador, o ciclista ou o corredor, e resolveram realizar uma prova que reunisse as 3 modalidades, sendo o vencedor chamado de "homem de ferro".
O Ironman, atualmente, tem várias etapas, e elas são classificatórias para a final, no Havaí, onde surgiu a prova. Não satisfeitos, alguns criaram o Ultraman, que é dividido em 3 dias de provas, compreendendo 10 km de natação, 145 de ciclismo, mais 276 km de ciclismo e para fechar 84 km de corrida.
Hora do descanso...
É um esporte perigosíssimo, portanto apenas pessoas muito preparadas podem praticá-lo sem causar danos graves a saúde, já que a preparação para diminuir o uso do oxigênio pelo corpo, que é o que permite a apneia, não é tão simples.
Voltando as maratonas, vamos ao outro extremo do clima, o frio do Pólo Norte. A maratona do Pólo Norte é mais levinha, tem realmente 42 km de extensão, mas conta com um frio de -30ºC que vai desafiando o corpo a se manter funcionando regularmente.
Além do frio, por ser branca, a neve reflete toda a radiação solar, podendo provocar danos aos olhos, quando não utilizados óculos especiais, porém os próprios óculos não suportam tão bem assim o frio, e os competidores necessitam se arriscar em alguns momentos para continuar enxergando o caminho.
A prova é realizada em um circuito, pois assim mantém os competidores seguros contra ataques de ursos polares. Quem compete também tem atendimento durante a maratona, para se aquecer e se alimentar, pois toda a energia é necessária contra o frio. As extremidades do corpo congelam de modo fácil, portanto prevenir isso nas paradas é importante.
No último final de semana, foi exibida reportagem sobre essa prova, e você pode conferir clicando AQUI.
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário