domingo, 26 de maio de 2013

Colúnia Esportiva 23 - De Keke para Nico

Salve Salve nerds!

Vamos para a mais glamourosa etapa da Fórmula 1, a corrida de Mônaco. Em meio às ruas da cidade-estado-principado mais uma vez a Mercedes dominou a qualificação. A surpresa fora foi Felipe Massa, que bateu no treino livre e não teve tempo suficiente para arrumar o carro e disputar a qualificação, e acabou ficando com a penúltima posição no grid.
A dobradinha da Mercedes mais uma vez teve Rosberg na frente, com Hamilton em segundo. Em terceiro ficou Vettel, quarto Webber, quinto Raikkonen, sexto Alonso, sétimo Pérez, oitavo Sutil, nono Button e décimo Vergne.
Na corrida, pouca emoção na primeira metade, e nada de mudanças na frente do grid, com Rosberg e Hamilton ditando o ritmo dos que vinham atrás deles. Foi revelado um treino da Mercedes, feito 10 dias atrás, com 1000 km percorridos, o que explicaria o melhor aproveitamento dos pneus, que esfarelavam muito cedo nas corridas.
Com a corrida morna, Felipe Massa tratou de bater no mesmo lugar do dia anterior, na volta 32, e causou o Safety Car esperado por quem já estava quase dormindo a frente da televisão. Assim, os primeiros pit stops foram feitos, e as RBR's se deram bem, pois conseguiram ganhar a posição de Hamilton. Já Rosberg se manteve na ponta. 
Com a volta da corrida, as brigas finalmente apareceram, com Button x Pérez, e Sutil começando o seu show, após passar Pérez. Não muito depois, já na volta 46, uma batida incrível entre Chilton e Maldonado, que foi tão forte que a proteção onde o venezuelano bateu acabou indo parar no meio da pista, e causou bandeira vermelha.
Com a bandeira vermelha, todos puderam trocar pneus, e assim fugir do segundo pit normal, não correndo riscos. Com mais uma relargada, Pérez pôde passar Alonso, com ordens da FIA após escapada do espanhol na chicane. No momento os líderes eram Rosberg, Vettel, Webber, Hamilton e Raikkonen.
Indo pra cima de Raikkonen, Perez provocou a ira do finlândes, que profetizou: "Ele quer acabar com a minha corrida!".
Sutil, mostrando que gosta muito de Mônaco, passou na mesma curva da ultrapassagem anterior, dessa vez a vítima foi Alonso, quinto lugar para o piloto da equipe indiana.
E se faltavam emoções na corrida, era preciso alguém chamar o Safety Car. E Grosjean, especialista em batidas, conseguiu bater na STR de Ricciardo e levou a asa traseira do adversário em seu carro. O Safety Car voltava a trabalhar. Na frente, tudo igual nas posições.
E se Raikkonen previu, era iminente o perigo do mexicano Sérgio Pérez. Eis que em batida boba, por puro erro, Kimi foi obrigado a partir aos boxes, o que o tiraria da zona de pontuação. Mais do que apenas pontuar, era pontuar pela 23ª vez seguida, e seguir para o Canadá tentando igualar o recorde de Schumacher, de 24 corridas seguidas pontuando. Isso a 7 voltas do fim.
A 4 voltas do fim, Pérez abandona a corrida, e Raikkonen vai voando, tentando conseguir pontuar restando poucas voltas para isso.
E Alonso, nada inspirado, conseguiu ser ultrapassado pelo também apagado Button.
Na última volta, Raikkonen realiza o improvável e termina em décimo, com geniais 6 voltas passando 6 pilotos.
Final de corrida! E Rosberg, 30 anos depois, consegue vencer no principado assim como seu pai, Keke, que em 83 levou o troféu nas mesmas ruas.
Em segundo, o líder do campeonato, Vettel, terceiro posto para Webber, quarto Hamilton, quinto o surpreendente Sutil, sexto Button, sétimo Alonso, oitavo também improvável Vergne, nono Di Resta e décimo Raikkonen, mostrando todo o seu talento.
Raikkonen está em segundo no campeonato, e terceiro segue Alonso.
Maiores detalhes, em vídeo, você confere AQUI.

Festa sem troféu do patrocinador


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...