domingo, 17 de maio de 2015

Gerrard - O maestro de Anfield



Salve Salve Nerds!





Ontem, pela última vez, Steven Gerrard jogou pelo Liverpool na casa da equipe, o Anfield Road. Foram várias homenagens ao camisa 8 e nós não poderíamos deixar de lembrar desse craque e um dos grandes camisas 8 da história do futebol. O craque teve como concorrentes no seu período de Liverpool dois grandes jogadores com o mesmo número defendido, Iniesta e Lampard. Um do rival Chelsea e que foi muitas vezes comparado pela própria história entre as equipes, e outro um dos grandes jogadores dessa era de talentos da base do Barcelona.
Gerrard começou no Liverpool em 1987 e atuou pelas equipes de base até 1998, quando tinha 18 anos. Antes de se profissionalizar, chegou a ser chamado por Sir Alex Ferguson para treinar uma semana no Manchester United, porém o amor dele e da família pelos Reds o impediram de ir. Estreou no dia 29 de novembro de 1998, tão menino que até a camisa do time era muito larga para o jovem estreante. Confira:





Gerrard participou da reconstrução do Liverpool, que não ganhava um título de expressão desde 1990, que foi a Premier League. Até hoje, inclusive, o time não ganhou novamente o Campeonato Inglês, talvez o único título que faltou para o ídolo. Na temporada 2000/2001 o time ganhou 5 títulos, entre eles a Copa da UEFA, atual Liga Europa, e a Recopa Europeia. A partida entre Liverpool e Deportivo Alavés, valendo o título da Copa da UEFA, foi histórica. Um 5 a 4 com um dos gols anotados por Gerrard. Confira os gols abaixo:





Gerrard se tornou capitão do time em 2002 e até ontem não havia largado a braçadeira. O ápice de Gerrard e do Liverpool nos últimos anos foi na temporada 2004/2005, com a tão lembrada e espetacular decisão de Liga dos Campeões entre os Reds e o Milan em Istambul, na Turquia. A partida teve o primeiro tempo com um 3 a 0 para o Milan, gols de Maldini e Crespo duas vezes. O jogo parecia perdido, o Milan dava show e contava com grande atuação de Kaká, com duas assistências. No intervalo, a torcida cantou o hino do time, "You Will Never Walk Alone" (você nunca andará sozinho), e o incentivo, mesmo com um 3 a 0 contra, pareceu ter acordado o Liverpool. Na segunda etapa, a equipe buscou o resultado e empatou em 6 minutos, dos 8 aos 14, com Gerrard de cabeça, Smicer e Xabi Alonso no rebote do pênalti defendido por Dida. Com o jogo empatado, a partida foi para os pênaltis. Na decisão, quem brilhou foi o goleiro Dudek, famoso por quase dançar sobre a linha do gol antes das cobranças adversárias. Nas cobranças, Dudek viu a bola de Serginho bater na trave e defendeu as penalidades de Pirlo e Schevchenko. Assim, o Liverpool venceu por 3 a 2 nas penalidades e voltou a conquistar a Europa.
Veja os melhores momentos dessa partida épica:




Durante várias temporadas, até praticamente 2012, o Liverpool passou por momentos ruins, com campanhas medianas no Campeonato Inglês e poucos jogadores de peso no time para ajudar Gerrard. Muitas vezes especularam a saída do camisa 8 da equipe para um time em melhores condições, mas o jogador não saiu. De 2012 a 2014, com a chegada de Suarez principalmente, além de jogadores coadjuvantes, o Liverpool voltou a se colocar entre os grandes e chegou a quase ser campeão inglês novamente. Voltou a jogar a Liga dos Campeões, porém não conseguiu engrenar nenhuma campanha significativa. Mesmo nessa última temporada foi eliminado já na fase de grupos.


Falando em números, Gerrard tem 707 jogos pelo Liverpool, sendo o terceiro a mais vezes atuar pela equipe, atrás apenas de Carragher com 737 jogos e Ian Callaghan com 857 aparições. Marcou 184 gols e é o quinto maior artilheiro da história da equipe. Pela seleção inglesa fez 114 jogos e se aposentou ano passado do english team, com 21 gols. 

O Liverpool fez uma área toda de seu site com dados, fotos, vídeos e tudo sobre Gerrard no time. Você confere clicando AQUI.

Falando agora pessoalmente, coloco Gerrard como um dos grandes meias que já vi jogar, nessa minha breve vida dos anos 90 para cá. É um meia que combina características defensivas e ofensivas. Tem um poder de marcação impressionante como um volante, mas é preciso nos passes e cruzamentos como um armador ou meia mais ofensivo. Conta com um chute forte e habilidade para cobrar faltas. Ou seja, um meia bem completo e que fará muita falta ao Liverpool. Além, claro, das qualidades técnicas, tenho que falar do que Steven Gerrard simboliza. É mais do que um jogador, é aquele cara que dedicou 27 anos em prol de um time e fez de tudo por ele.
No Brasil temos os exemplos de Rogério Ceni e Marcos, recentemente aposentado, além de na Europa com Totti, que não ganhou títulos tão expressivos e internacionais com a Roma, mas se tornou ídolo e respeitado tanto em campo quanto fora dele pelo amor à camisa.
É daqueles jogadores que farão falta, estou torcendo para Pirlo e uns outros jogadores demorarem para se aposentar ou irem jogar nos Estados Unidos, como Gerrard está fazendo. São símbolos que fazem do futebol um esporte tão incrível, onde vale mais a força de vontade, o amor ao esporte, a garra, a habilidade, do que apenas uma apresentação e mais um negócio nesse futebol business.
Não torço para o Liverpool, mas com certeza eu e muitos fãs do futebol agradecem a Gerrard por tudo o que ele fez e desejam o melhor ao camisa 8.

Ontem, várias homenagens foram feitas para Gerrard e ele falou rapidamente antes da partida contra o Crystal Palace, a qual o time perdeu por 3 a 1. Confira abaixo:




Veja também algumas fotos da torcida e das homenagens em Anfield Road:


Em um momento bem legal, em 2013 o craque deu uma entrevista para um pequeno torcedor dos Reds. Confira:





Veja AQUI um compilado dos melhores momentos do inglês na carreira.


Não deixe de comentar e compartilhar este e outros posts do Nerd Esporte. Isso nos ajuda muito e faz do blog cada vez melhor.


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...