Bem amigos do Nerd Esporte, segunda etapa da Fórmula 1, agora na um tanto poluída China, mais precisamente em Xangai.
Na qualificação, equilíbrio entre Mercedes e Ferrari durante as três partes. A Red Bull seguia atrás e a Williams tentava ocupar o lugar como quarta força, com as outras equipes correndo por fora. No Q1, surpresas. Max Verstappen teve problemas no carro e ainda viu Antonio Giovinazzi bater nos instantes finais e acabar assim com as chances de volta rápida do holandês da Red Bull. Além do menino Verstappen, ficaram de fora Stoffel Vandoorne, Romain Grosjean, Jolyon Palmer e Esteban Ocon. As duas Sauber passaram para o Q2.
E no Q2, Giovinazzi, que bateu, mas passou, foi o primeiro eliminado, já que o carro ficou totalmente avariado com a batida. Além dele, não passaram Carlos Sainz, Kevin Magnussen, Fernando Alonso, reclamando da Mclaren que não rendia, e Marcus Ericsson.
Para a disputa da pole position, Kimi Raikkonen chegou a fazer a melhor volta no começo. Mas, foi superado por Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas. Quem se deu bem mesmo foi Hamilton, que ficou com a ponta, seguido por Vettel, que lamentou não ter conseguido a pole, e Bottas. Quarto o próprio Raikkonen, quinto Daniel Ricciardo, sexto Felipe Massa, sétimo Nico Hulkenberg, oitavo Sergio Perez, nono Daniil Kvyat e décimo Lance Stroll, pela primeira vez no Q3 com a Williams.
Antes da prova, Antonio Giovinazzi foi punido e largou da antepenúltima posição, pois trocou o câmbio da Sauber depois do acidente sofrido na qualificação. Em penúltimo ficou Grosjean e último Palmer, os dois punidos também. Ao contrário da qualificação, a prova foi com tempo fechado e pista molhada ainda, mesmo sem chuva. Os pilotos ponteiros foram de pneus intermediários, enquanto outros mais ao fundo do grid foram com pneus de pista seca.
Largada e Hamilton saiu na frente, seguido por Vettel, Bottas e Ricciardo, que passou Raikkonen. Hulkenberg passou Massa pela sexta posição e já era pressionado por Verstappen, que fez largada impressionante e ganhou nove posições. Stroll escapou na terceira curva após bater em Perez e por lá ficou parado na brita, causando Safety Car Virtual. Vettel já era investigado por ter se posicionado mais à direita do que o espaço de largada dele, mas acabou não sendo punido.
Os pilotos fizeram uma romaria até os boxes para colocar pneus de pista seca. Hamilton, Bottas, Ricciardo e Raikonen não pararam nos boxes e eram os líderes da prova. Verstappen era o quinto. Giovinazzi, que já havia batido na classificação, bateu também na corrida e ficou com o carro parado na reta principal. Com os muitos destroços na pista, todos os carros passaram pelos boxes. Os ponteiros colocaram pneus de pista seca também, aproveitando o Safety Car na pista.
Top 5 na volta 6 com Hamilton, Ricciardo, Raikkonen, Verstappen e Bottas. Destaques para Vettel caindo para sexto e Alonso pulando para sétimo. Relargada na oitava volta e Perez passou Massa, o mexicano escapou, mas depois recuperou e ainda passou Kvyat. Voando, Verstappen passou Raikkonen, que estava com problemas de potência no motor. Vettel tentava passar Raikkonen, que pareceu ter voltado a melhorar o carro. Na frente das Ferrari, Verstappen tentava chegar em Ricciardo. Bottas, lá em décimo primeiro, tentava passar Kvyat.
Verstappen mergulhou na curva e passou bem Ricciardo pela segunda posição na volta 11. Eram 14 posições ganhas pelo holandês. Raikkonen foi pra cima de Ricciardo, seguido de perto por Vettel, que esperava a sobra para surpreender os dois.
Verstappen adelanta a Ricciardo por la 2ª posición! Sin comentaaarios #F1 pic.twitter.com/UkiQkpcGdO— SrVideosF1 (@SrVideosF1) 9 de abril de 2017
O piloto holandês era o mais rápido da pista e estava a 1.4 segundos de Hamilton. Ricciardo vinha mais lento e segurava as duas Ferrari, isolando os três dos dois líderes da prova. E Hulkenberg foi punido na volta 16 por ultrapassagem sob Safety Car Virtual, primeiro com 5 segundos e depois com mais 10 segundos nos boxes. Com pneus menos duráveis, Verstappen não conseguia mais acompanhar Hamilton. Vandoorne foi chamado aos boxes por problemas e abandonou.
Na vigésima volta, enfim, Vettel foi pra cima e enfim passou Raikkonen pelo quarto lugar. O alemão foi pra cima de Ricciardo e já colocava o carro de lado. Kvyat foi outro que saiu da pista e abandonou. Na vontade, na volta 22 Vettel colocou de lado, tocou pneus com Ricciardo e passou o australiano. E, após passar Ricciardo, o piloto da Ferrari já se isolava na frente e tentava encostar em Verstappen, que estava quatro segundos a frente.
Espectacular pasadón de Vettel a Ricciardo! Por fuera!! #F1 pic.twitter.com/OD0sN6zr1z— SrVideosF1 (@SrVideosF1) 9 de abril de 2017
Massa, o décimo quinto, parou nos boxes e colocou pneus supermacios. Grosjean foi pra cima de Palmer, pela décima terceira posição, e travando tudo conseguiu passar a Renault. Verstappen rodou na curva e viu Vettel passar o holandês pela segunda posição. Com o erro, o piloto foi chamado aos boxes e trocou pneus para os supermacios novamente. Destaque para Alonso, que era o sétimo colocado.
Verstappen, o mais rápido da pista, vinha pra cima de Bottas na luta pela quinta posição. O piloto da Red Bull não demorou e passou Bottas com categoria. Sainz chegou para passar Alonso, chegou na frente na curva, levou o X de Alonso, mas o espanhol da Mclaren escapou muito e perdeu a posição para o espanhol da Toro Rosso. Ricciardo foi para os boxes na volta 34 e Vettel foi na volta 35. Após ser ultrapassado, Alonso teve problemas no carro e abandonou. Na volta 36, Bottas parou e Hamilton parou na volta seguinte e voltou com boa folga na frente de Raikkonen.
Volta 40 e após 35 voltas com o mesmo pneu, Raikkonen parou nos boxes. E o finlandês vinha chegando em Sainz pelo quinto posto, na volta 42. Na reta, o piloto da Ferrari foi melhor e passou o espanhol. Massa, milagrosamente em décimo, era pressionado por Ocon. O piloto da Force India não teve problemas e passou o brasileiro na volta 47.
Grosjean passou Massa e vinha tentando a pontuação. Magnussen passou Perez no final da reta e conseguiu o oitavo posto. Volta 51 e Ricciardo encostou em Verstappen na luta pelo terceiro lugar. O australiano vinha tentando chegar mais perto restando três voltas para o final da prova, porém não conseguia realizara a manobra. Com duas voltas para o fim, Ricciardo estava até mais próximo, porém não tinha a chance de passar.
Na última volta, Verstappen escapou na curva e quase perdeu a posição para Ricciardo. O australiano tentou nas curvas finais, travou pneus, mas não conseguiu passar. Vitória de Lewis Hamilton! Vitória de número 54 para o inglês. Em segundo lugar terminou Vettel, terceiro Verstappen, quarto Ricciardo, quinto Raikkonen, sexto Bottas, sétimo Sainz, oitavo Magnussen, nono Perez e décimo Ocon. Com o resultado, empate entre Hamilton e Vettel na liderança do campeonato com 43 pontos.
A Fórmula 1 volta semana que vem com o GP do Bahrein.
Nenhum comentário:
Postar um comentário