domingo, 16 de abril de 2017

F1 2017 - GP do Bahrein



Uma semana após o GP da China, a Fórmula 1 volta com o GP do Bahrein. A disputa na classificação foi revezada no Q1 e no Q2, com as Ferrari e Red Bull dividindo espaço com as Mercedes. No Q1, Carlos Sainz, Stoffel Vandoorne, Sergio Perez, Marcus Ericsson e Kevin Magnussen ficaram de fora. Destaque para Sainz e Perez, que teoricamente tem carros melhores, que ficaram de fora.

No Q2, Daniil Kvyat, Lance Stroll, Pascal Wehrlein, Esteban Ocon e Fernando Alonso caíram, com destaque para Stroll, que ainda não se acertou tão bem na Williams. Já no Q3, as Mercedes colocaram o que tinham de melhor e Valtteri Bottas superou Lewis Hamilton para marcar a pole position. Logo atrás das flechas prateadas, Sebastian Vettel, depois Daniel Ricciardo, seguido por Kimi Raikkonen, Max Verstappen, Nico Hulkenberg, Felipe Massa, Romain Grosjean e Jolyon Palmer. 

Foto: AP
Na largada, Bottas manteve a ponta, seguido por Vettel, que passou Hamilton. Massa saiu bem e brigava pela quinta posição com Ricciardo. Verstappen pulou também para o quarto lugar. Os líderes vinham próximos, sem se distanciarem e com Bottas tendo Vettel colado. Raikkonen tentava encostar em Massa pela sexta posição. Destaque negativo para Vandoorne, que nem largou na prova por problemas com a Mclaren.

Vettel procurava espaços para passar Bottas, mas ainda não conseguia superar a velocidade de reta da Mercedes. Segurando Vettel, Bottas segurava assim os cinco primeiros em ritmo. Hamilton vinha encostado em Vettel e Verstappen já chegava no inglês com menos de um segundo de diferença. Ricciardo era o próximo da fila que se aproximava podendo usar a asa móvel contra o companheiro de time.

Na oitava volta, Raikkonen colocou a força do carro na reta e passou Massa. Magnussen teve problemas de potência no carro e recolheu para abandonar na nona volta com a Haas. Volta 11 e Vettel foi para os boxes, com o alemão colocando pneus supermacios e voltando em décimo terceiro. Verstappen parou na volta seguinte e também colocando pneus supermacios. E o holandês escapou sozinho com problemas de freio e abandonou. Raikkonen foi na volta 13 aos boxes e colocou pneus supermacios.

E na volta sem fim, volta 13, Sainz estava saindo dos boxes e bateu em Stroll, que ficou no meio da pista, causando Safety Car. Sainz também abandonou. Na volta do SC, Bottas foi para os boxes e em seguida Hamilton chegou para a troca. Massa e Ricciardo também visitaram os boxes. Hamilton voltou com pneus macios.




Na volta 17, enfim, o Safety Car saiu. O top 5 tinha Vettel, Bottas, Ricciardo, Hamilton e Massa no top 5 antes da relargada. Hamilton colocou de lado em cima de Ricciardo e passou o australiano. Bottas foi pra cima de Vettel e o alemão fechou bem as portas. Massa aproveitou e passou Ricciardo. Raikkonen também aproveitou e passou Ricciardo. Alonso colocou de lado e passou Palmer pela décima segunda posição.

Alonso, empolgado, foi pra cima de Ericsson e passou o sueco. Ericsson errou na curva e foi passado por Kvyat na volta 20. Hamilton foi punido com cinco segundos de punição por andar devagar demais para segurar Ricciardo na entrada dos boxes. Raikkonen vinha com tudo pra cima de Massa, que segurava o quarto posto. Na volta 24, Raikkonen novamente aproveitou a asa móvel para passar Massa. 

A turma do fundão, com Palmer, Kvyat e Alonso, se encontrou novamente na luta pela décima primeira posição. Kvyat tentou passar Palmer, perdeu um pedaço do carro e não conseguiu concretizar a passagem. Alonso foi pra cima do russo também. No jogo de equipe, a Mercedes pediu para Bottas deixar Hamilton passar e assumir o segundo posto na volta 27. Vettel tinha seis segundos de vantagem para Hamilton, que remava em busca do alemão. Na mesma reta em que perdeu posição para Raikkonen, Massa perdeu posição para Ricciardo. O brasileiro tentou dar o troco nas curvas seguintes, mas não conseguiu se aproximar. 

De volta ao fundão, Kvyat passou enfim Palmer e Alonso tentou de novo, deu o xis no piloto da Renault e passou pela décima segunda posição. Volta 31 e Bottas foi para os boxes colocando pneus macios. Bottas voltou em sétimo e passou Perez. Na volta 33, Vettel, reclamando do rendimento dos pneus, foi para os boxes e colocou pneus macios. 

Bottas, o mais rápido da pista, passou Massa pelo quinto posto. Palmer, em queda no grid, foi passado por Grosjean, caindo para o décimo terceiro lugar. Vettel passou Raikkonen sem muitos problemas, tal qual a Mercedes, e seguiu na luta para tirar tempo de Hamilton, que tinha vantagem de 15 segundos para o alemão. Voando na pista, Vettel já estava na casa dos 13 segundos de diferença para Hamilton. Lembrando que Hamilton ainda tinha os cinco segundos de punição a serem cumpridos e que indo até o final da prova, seriam acrescidos ao tempo final do piloto. 

Reclamando dos pneus, Raikkonen foi para os boxes e colocou os macios. Massa também foi e colocou macios. Ricciardo parou na volta 40 e voltou com pneus supermacios. Volta 41 e Hamilton cumpriu a punição e parou para trocar pneus nos boxes. O inglês voltou em terceiro. Vettel estava 9 segundos a frente de Bottas e 19 de Hamilton. 

Voando, Hamilton vinha a seis segundos de Bottas, restando doze voltas. Hamilton, na volta 27, estava dois segundos atrás de Bottas e 13 de Vettel. Colocando bem o carro na curva, Hamilton passou e foi embora para tentar chegar em Vettel. O alemão encontrava tráfego na frente, enquanto Hamilton pista livre. Restando sete voltas, nove segundos de diferença. Na volta 52, Ericsson abandonou com problemas no carro. 

Restando três voltas, Vettel passou os retardatários e no momento Hamilton vinha chegando neles. Na penúltima volta, Alonso teve problemas com o motor Honda e abandonou nos boxes. Os pneus se equilibraram entre Hamilton e Vettel e o inglês não conseguiu tirar a vantagem do piloto da Ferrari. Vence Sebastian Vettel! Vitória de número quarenta e quatro do alemão. Segundo lugar para Hamilton, terceiro Bottas, quarto Raikkonen, quinto Ricciardo, sexto Massa, sétimo Perez, oitavo Grosjean, nono Hulkenberg e décimo Ocon. Liderança isolada de Vettel, abrindo sete pontos para Hamilton, 68 a 61. 


Confira abaixo, em vídeo, os melhores momentos da prova:



A Fórmula 1 volta daqui duas semanas com o GP da Rússia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...